Publicidade:

Trabalhar a partir de casa: 5 profissões que o permitem

Sonha com um horário flexível? Pode estar perto de tornar-se realidade. Apresentamos-lhe cinco profissões que permitem trabalhar a partir de casa.

Trabalhar a partir de casa: 5 profissões que o permitem
Quer trabalhar em casa?

Algumas profissões permitem trabalhar a partir de casa, possibilitando aos trabalhadores economizar em deslocações, refeições, e, não menos importante, dando-lhes maior liberdade para criar o seu próprio horário de trabalho.

Em Portugal, é certo que quem trabalha em casa é, muitas das vezes, visto como trabalhador independente, ou freelancer, pois ainda não são muitas as organizações que permitem que os seus colaboradores trabalhem remotamente. No entanto, com a crescente importância da tecnologia para cumprimento das funções, trabalhar a partir de casa poderá ser, num futuro próximo, uma realidade para muitas pessoas.

Trabalhar a partir de casa: quais as principais profissões?


Já imaginou o que seria poder escolher em que horário trabalhar? Não precisar de sair do conforto da sua casa? Poder almoçar em casa, com a sua família ou fazer uma pausa a meio da tarde para uma atividade de lazer?

Aqui estão 5 áreas profissionais que permitem trabalhar a partir de casa. Vamos descobrir?

1. Designer

designer

É fácil para um designer trabalhar a partir de casa e há imensos que o fazem. O necessário? Ter um bom portfólio com os seus trabalhos! Esta é a melhor forma de angariar clientes, já se sabe. É certo que pode, muitas vezes, ter de agendar reuniões com os clientes, no entanto, muito do trabalho (ou praticamente todo) pode ser feito no conforto da sua casa.

2. Técnico de vendas

tecnico de vendas

Faz algum sentido que um comercial passe um dia inteiro fechado num escritório? Não. E é por isso que este é, também, um trabalho que pode ser feito longe da empresa. Muitas vezes, poderá não ser no conforto da sua casa, tendo em conta que o trabalhador terá de visitar clientes existentes e angariar novos, mas decerto que esta profissão permite organizar o tempo de acordo com as próprias necessidades. O importante são os resultados obtidos – ou seja, as vendas.

Caso o negócio seja online, o técnico de vendas, comercial ou gestor de clientes poderá, também, trabalhar remotamente, necessitando apenas de um computador e de acesso à internet.

3. Developer/Programador informático

trabalhar a partir de casa

Há uma crescente procura por programadores informáticos no atual mercado de trabalho e, à semelhança do que acontece com os designers, existe também uma certa facilidade para os programadores ou developers fazerem o seu trabalho remotamente, necessitando apenas, na maior parte das vezes, de uma boa máquina (computador) e acesso à internet.

4. Criador de conteúdos

criador de conteudo

A produção de conteúdos é um trabalho muito frequentemente associado aos freelancers, pois é algo que é facilmente feito a partir de casa. De modo a minimizar custos, as organizações têm tendência a preferir o trabalho de trabalhadores independentes para dar resposta a este tipo de necessidade.

5. Tradutor

trabalhar a partir de casa

Para quem é bom a escrever em diversos idiomas, este pode ser um trabalho perfeito. Muitos destes profissionais trabalham a partir de casa, tendo apenas a responsabilidade de entregar os trabalhos dentro dos prazos. Mas, nem só de tradução de obras literárias vive esta profissão, sendo muito comum, também, efetuar traduções de artigos e conteúdos para websites.

Veja também: