Ana Luísa Machado
Ana Luísa Machado
24 Abr, 2018 - 09:17

Trabalhar com clientes: 5 dicas para ter sucesso

Ana Luísa Machado

Este é o grande diferencial para qualquer empresa: saber trabalhar com clientes e potenciar o seu grau de satisfação. Saiba mais e trace o caminho do sucesso.

Trabalhar com clientes: 5 dicas para ter sucesso

Atualmente, saber trabalhar com clientes é essencial para aproximar o consumidor da marca e o bom atendimento torna-se num elemento decisivo para o sucesso de qualquer negócio – afinal, uma má experiência para o cliente pode dar origem a reclamações e comprometer a sua relação com a marca.

Para reduzir este tipo de situações e evitar que a imagem da marca seja afetada, é importante que as empresas se saibam destacar nos serviços que oferecem e que consigam promover o bom relacionamento com os clientes. Saiba como garantir isso com a nossa ajuda.

Trabalhar com clientes: o que é um bom atendimento?

Para além da cordialidade, que deve ser obrigatória em qualquer atendimento, a pessoa responsável por essa função deve ser capaz de visualizar cada cliente como uma pessoa especial que requer um atendimento excecional.

Lembre-se: mais importante do que receber diversos clientes é conseguir fidelizá-los. O profissional que atende o cliente deve ser capaz de o envolver com a marca e criar um momento único de atendimento.

Um cliente satisfeito volta sempre para repetir a experiência com a marca.

5 dicas para realizar um bom atendimento

trabalhar com clientes

Fonte: Unsplash/rawpixel

1. Conhecer bem a empresa e os seus produtos

Para conseguir trabalhar com clientes de forma eficaz é essencial que conheça bem a sua empresa, os seus produtos ou serviços e, principalmente, o perfil dos seus consumidores. Assim, conseguirá conhecer na totalidade o seu negócio e o atendimento ao cliente fluirá de uma forma mais natural e consistente.

Seguindo esta indicação, será muito mais fácil conseguir passar uma imagem forte da marca, fornecer qualquer informação e encontrar as melhores soluções para o perfil do seu consumidor.

2. Compreenda as necessidades e os desejos do seu cliente

Ter a capacidade de entender o seu cliente de forma global é fundamental para ser bem-sucedido no seu atendimento. Deve ir além do óbvio e não se limitar a vender o que acha que o seu cliente quer adquirir.

As suas necessidades e desejos vão além de um produto ou serviço, por isso, use e abuse do “gatilho emocional”. Satisfazer as necessidades pessoais do cliente e melhorar continuamente a sua experiência é crucial para garantir o sucesso do seu negócio e fidelizar os clientes à sua marca.

3. Utilize a comunicação S.C.O.T.

Para além de ser obrigatório adaptar-se à linguagem do seu consumidor nas mais variadas situações, deve utilizar a comunicação S.C.O.T. em qualquer negócio para garantir bons resultados. Mas, afinal, do que tratar a comunicação S.C.O.T?

S.C.O.T. significa conseguir comunicar com Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Este tipo de comunicação envolve pontos fundamentais para conquistar e fortalecer uma relação de confiança com o seu cliente.

A segurança é transmitida através do conhecimento que o profissional tem sobre a sua empresa, sobre o seu produto e sobre o seu cliente. Quanto mais informado estiver mais bem-sucedido será no seu atendimento. Além de melhorar a experiência do cliente, aumentará a credibilidade da marca.

A clareza e a objetividade transmitidas durante um atendimento são fundamentais para despertar o interesse e transmitir confiança ao consumidor. Assim, o cliente irá sentir-se mais seguro para efetuar uma compra ou adquirir um serviço.

A transparência está focada num atendimento que tem como princípios a honestidade, a valorização e o respeito pelo cliente. Recomende unicamente os melhores produtos e garanta qualidade para satisfazer as necessidades do seu cliente.

Para promover um serviço de excelência e conquistar a fidelidade e a confiança dos seus clientes, deve assumir a comunicação S.C.O.T. como estratégia principal no seu atendimento ao consumidor.

4. Antecipe situações que possam dar origem a reclamações

Se um produto não for adequado ao cliente, não o venda. O seu cliente acabará por perceber e deixará de confiar em si e na sua empresa. Para além disso, poderá comprometer a sua ligação com a marca e dar origem a reclamações.

Se sabe que um produto não será entregue a tempo, assuma-o. A sua falta de honestidade irá dar origem a queixas e à insatisfação do consumidor. Seja sincero e estabeleça um prazo verdadeiro. Assim, o cliente estará preparado se a encomenda demorar mais dois ou três dias a chegar.

5. Ter sentido ético

Trabalhar com clientes exige uma grande capacidade de adaptação a diversas personalidades e exigências. Portanto, pode facilmente deparar-se com situações menos agradáveis como por exemplo, numa situação de queixa, reclamação ou até mesmo quando confrontado com um cliente menos educado.

Independentemente da situação, é fundamental que mantenha a cabeça fria e nunca perca o seu sentido ético. Demonstre calma e tente resolver o conflito oferecendo ao cliente outras soluções que possam satisfazer as suas necessidades.

Lembre-se: para assegurar um atendimento de excelência e obter os melhores resultados, deve garantir continuamente qualidade e profissionalismo em tudo aquilo que faz.

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