Publicidade:

10 truques de limpeza antigos que nunca falham

Há truques de limpeza antigos que não dececionam. Da pasta de dentes ao vinagre, vale tudo para manter longe os químicos e poupar mais.

10 truques de limpeza antigos que nunca falham
Segredos das avós que são guardados há décadas

Descubra aqui 10 truques de limpeza antigos e deixe de lado a grande parafernália de químicos que traz do supermercado. Acredite ou não, são sugestões de funcionam e comprovam que as nossas avós estavam mesmo certas.

Já todos nós ouvimos que o vinagre, o sal e o detergente da louça são excelentes aliados na remoção de nódoas e grandes agentes antibacterianos, certo? Embora possa esboçar um sorriso de descrença quando recebe um conselho de limpeza do tempo da avó, a verdade é que há segredos muito bem guardados, passados de geração para geração, que vão ajudar imenso nas limpezas da casa.

Truques de limpeza antigos: 10 que resultam sempre


1. Jornais são excelentes para limpar os vidros da casa

Sabia que o papel do jornal é o que há de melhor para limpar os vidros aí de casa? E não é apenas porque consegue absorver com perfeição os produtos que utiliza para a remoção da sujidade. Este tipo de papel é muito mais resistente, além de não deixar marcas, resíduos ou fios para trás.

Experimente e comprove por si.

2. O vinagre atua como um poderoso antibacteriano

10 coisas que não deve limpar com vinagre

Esqueça os produtos de compra que prometem desinfetar o frigorífico, o microondas e a máquina de lavar a loiça, por exemplo. O vinagre pode substituir qualquer um deles com resultados incríveis (e a dica ainda ajuda a poupar uns euros).

Use um pano embebido numa mistura de vinagre e água morna e deixe-se surpreender. A sugestão vale para limpar qualquer superfície.

Aproveite para utilizar este ingrediente poderoso também para desentupir os bicos do fogão. Basta que os mergulhe por algum tempo em vinagre e que retire a sujidade com um esfregão de aço. O brilho está garantido.

3. Utilize nozes para remover os riscos da madeira

Todos queremos fechar os olhos quando damos conta dos novos riscos marcados no piso de madeira. O que pode ainda não saber é que há formas de dizer adeus a cada um deles. Basta que use uma noz.

Remova a casca e use o interior (a parte que é comestível) para esfregar os riscos. Et voilà. Riscos eliminados de forma tão simples quanto eficaz. Um segredo do tempo da avó que precisa de partilhar com todos!

4. O detergente de lavar a louça é eficaz na remoção de nódoas de gordura

Dos truques de limpeza antigos que já ouviu falar, este é certamente um deles e, se ainda não o testou, está mesmo na altura de comprovar a sua eficácia.

A composição do detergente da louça tem super poderes na remoção das manchas de gordura da roupa. Por isso, se deixou uma nódoa de gordura na camisa nova, aproveite a dica.

5. Use plantas para purificar o ar da casa

As plantas podem ser muito mais do que belos elementos decorativos aí em casa. Na verdade, a parte estética é um bónus extra que a natureza nos oferece. Escolha as que mais gosta e aproveite para tornar o ar da casa mais puro.

6. Sal e pasta de dentes para limpar a prata

truques de limpeza antigos

Há mil e uma formas naturais de limpar as suas pratas, mas estes truques de limpeza antigos são excelentes porque tem sempre destes ingredientes em casa. Acredite: o sal e a pasta de dentes vão deixar os seus metais com muito mais brilho .

pasta de dentes, pelo seu teor abrasivo, é conhecida, também, como a melhor amiga das pratas. O segredo é usar uma escova de dentes para esfregar a prata e eliminar as manchas, lavando a peça com água logo a seguir.

Importante: use uma pasta branca. Para finalizar, pode polir o metal com uma flanela.

sal, por sua vez, pode ser usado para um sem número de limpezas, inclusive para limpar prata. Basta que deixe as peças num recipiente com bastante sal e água quente. Ao fim de algum tempo, vai perceber que as partes mais escuras da prata começam a clarear. Está, então, na altura de retirar a prata da água e secá-la com um pano macio.

7. O leite é excelente para eliminar manchas de tinta em materiais têxteis

Sabe aquela nódoa de caneta na camisa que mais gosta? Ou as manchas artísticas feitas com canetas de colorir que os mais novos deixam na roupa? Esqueça todos os produtos de compra que estão à venda e aposte no leite para ter tudo como novo.

O leite atua de forma simples, conseguindo alterar a estrutura das nódoas. Para isso, aplique um pouco de leite morno sobre a mancha e deixe atuar. Depois, basta lavar a peça de roupa normalmente e verificar os ótimos resultados.

8. Óleo de coco para limpar a madeira

O óleo de coco caiu nas graças de toda a gente, mas a verdade é que ele pode saltar da cozinha para as limpezas e continuar a fazer um verdadeiro brilharete.

Use este ingrediente famoso para limpar e polir a madeira. Além de retirar as manchas dos móveis, este tipo de óleo é capaz de hidratar e dar brilho. Pode apostar.

9. Coca-Cola para eliminar manchas de ferrugem e desentupir canos

Este segredo já deu à volta a mundo e continua a provar que esta é uma verdadeira arma contra os canos entupidos e os objetos enferrujados: experimente deixar a Coca-Cola atuar no ralo da cozinha e comprove ao fim de algumas horas.

Também para eliminar nódoas de ferrugem, trazemos a mais famosa das bebidas gaseificadas. Isso porque os seus ácidos cítricos são ótimos para eliminar e prevenir este tipo de mancha. Use um pano embebido em Coca-Cola para esfregar sobre a ferrugem e, de seguida, lave tudo muito bem com água e sabão.

10. Bicarbonato de sódio para quase tudo

truques de limpeza antigos

Há truques de limpeza antigos para qualquer divisão e para ter a casa de banho sempre limpa e impecável, use e abuse dos super poderes do bicarbonato de sódio. Use com o sumo de meio limão para limpar os azulejos, ou misturado com detergente da louça para remover as manchas mais difíceis.

Na cozinha, polvilhe o bicarbonato no forno e salpique com água para ter tudo limpo e como novo. O segredo é deixar atuar de um dia para o outro. A dica serve para limpar o tachos, panelas, frigideiras e talheres que ficaram com comida agarrada.

O antigo está de volta


Estas foram as nossas 10 dicas ecológicas, amigas do ambiente e da carteira, que vão passar a fazer parte da rotina de limpeza aí de casa. Experimente estas 2 mãos cheias de sugestões e comprove o verdadeiro poder dos truques de limpeza antigos. Afinal, por alguma (boa) razão eles continuam a dar que falar.

Pronto para experimentar? O planeta e a carteira agradecem.

Boas limpezas!

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Limpeza e Arrumação