Publicidade:

15 truques para gostar mais do seu trabalho

Conheça truques para gostar mais do seu trabalho e ganhe a motivação necessária para encontrar a felicidade na sua vida profissional.

15 truques para gostar mais do seu trabalho
É feliz no seu emprego?

Estudos dizem que a maioria das pessoas não gosta dos seus empregos. O problema é que passamos mais tempo a trabalhar do que a fazer outra coisa qualquer. Se faz parte desta maioria, continue a ler e conheça os possíveis truques para gostar mais do seu trabalho.

Que desafios encontra no seu emprego?


5 dicas para quem quer mudar de emprego

O conselho que mais deve receber dos seus amigos e familiares é a mudança de carreira para algo que ative ou cumpra as suas paixões. No entanto, pode acontecer que se encontre num emprego que não quer ou não pode mudar. Seja porque passou anos a especializar-se e não pretende começar de novo ou porque o seu trabalho atual lhe oferece algum benefício que não quer perder, por exemplo, estar perto de casa ou um bom seguro de saúde.

É importante que avalie o que o incomoda e que opções pode tomar.

Vamos analisar o que pode estar a incomodá-lo no trabalho?

Não é fácil lidar com estas situações, todos queremos obter o reconhecimento pelo esforço e trabalho que fazemos e, ao mesmo tempo, ter equilíbrio e tempo para uma vida social plena e interessante.

Por muito boas que sejam as outras coisas da vida para além do trabalho, este não deve ser negligenciado. Supondo que, a curto prazo, não pode mudar de emprego, siga as nossas dicas para aproveitar ao máximo o seu atual emprego.

Truques para gostar mais do seu trabalho: 15 dicas infalíveis


despedimento

1. Motive-se para enfrentar o dia

No caminho para o seu emprego, pense como este lhe permite viver fora do trabalho. Uma atitude positiva tornará o seu dia mais agradável e produtivo.

2. Mantenha o seu trabalho em perspetiva

Dará o seu melhor em cada situação. Veja para além de si e do seu trabalho. Considere fazer voluntariado para ter uma visão mais ampla da sociedade e contribuir para a melhoria da comunidade em geral.

3. Lembre-se que é mais do que a sua ocupação profissional

Desvincule a sua personalidade do trabalho que faz. Desista de pensar que a sua vida profissional “deveria” ser de uma certa maneira. Estas expetativas do que deveria ser, impedem que aproveite o que faz atualmente.

4. Planeie o seu tempo e crie uma lista de tarefas

Nesta lista, inclua projetos de longo prazo, bem como as coisas mais prioritárias que precisam ser feitas. Faça o mais importante primeiro.

5. Concentre-se na tarefa que tem em mãos

Não se distraia preocupando-se com todas as outras coisas que tem que fazer, não perca energia com isso porque não vai adiantar nada, só vai atrapalhar. Seja implacável e trate dessa tarefa antes que chegue a uma possível lista de procrastinação.

6. Saiba o que é esperado de si

Esclareça imediatamente sempre que não tenha a certeza do que lhe está a ser pedido ou sempre que sinta que as exigências que lhe fazem não são reais. Quanto mais transparente e honesto for com as chefias ou colegas, melhor será para si a longo prazo.

7. Deixe de parte as pessoas negativas

Em todas as empresas haverá sempre pessoas que se divertem a destruir tudo. É natural que goste de ouvir boatos. Mas ouvir apenas os aspetos negativos do seu local de trabalho complica ver os pontos positivos que possam existir e, em última análise, fará com que se sinta pior: se este lugar é tão mau, tem pessoas tão terríveis, porque razão continuo aqui?

Passar tempo com colegas que têm uma visão mais equilibrada pode mudar drasticamente a sua resposta emocional ao trabalho.

8. Peça para fazer o que gosta

Há, com certeza, algumas partes do seu trabalho que gosta mais do que outras. Pedir para fazer o que gosta é mais um dos truques para gostar mais do seu trabalho. Pode ser que o seu chefe esteja disponível para aceder ao seu pedido.

9. Aprenda alguma coisa nova

Muitas vezes, não ser feliz no emprego resume-se a ficar aborrecido. Um dos truques para gostar mais do seu trabalho é aprender novas competências ou adquirir novos conhecimentos. Assim, aumentará tanto a confiança, como a satisfação no trabalho.

10. Delegue tarefas

Decida se há alguma tarefa que possa ser delegada ou que deva pertencer à carga de trabalho de outra pessoa. Lembre-se sempre desta regra: faça, arquive ou delegue e nunca toque num papel duas vezes.

11. Faça intervalos regulares

Afaste-se do seu local de trabalho, mesmo que apenas por cinco minutos. Certifique-se de fazer uma pausa para almoço, sem telefones e sem emails, não só pela comida, mas também pelo ar fresco e para uma pausa mental.

Faça refeições saudáveis, procure maneiras de ganhar ou manter energia sem recorrer à cafeína.

12. Aprenda a relaxar

Não importa o quão desafiador seja o trabalho ou as exigências dos seus chefes, é apenas uma ocupação e a sua vida é muito mais do que isso. Aprenda divertir-se mais no trabalho. Ria mais e relaxe. Execute com uma abordagem mais divertida.

13. Torne seu local de trabalho mais agradável

Personalize o seu espaço de trabalho, trabalhar num ambiente onde se sente confortável é um fator importante para aumentar a sua produtividade e motivação no trabalho. Desde a presença de uma planta até fotografias de pessoas importantes, encontre uma maneira de tornar o seu escritório ou secretária num espaço realmente seu.

14. Avalie o seu dia antes de ir para casa

Veja o que funcionou bem e o que pode ser melhorado no dia seguinte. Se se sentir satisfeito com o trabalho do dia, porque não recompensar-se por isso? É merecido.

15. Desligue quando sair do trabalho

Já está no trabalho um terço do seu tempo, então não continue a mantê-lo na sua cabeça durante o seu suposto tempo livre. Mentalmente, diga adeus ao seu espaço de trabalho assim que saia para casa.

Veja também:

Inês Silva Inês Silva

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com uma pós-graduação em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, o seu percurso profissional foi sempre na área da comunicação com a criação dos mais diversos tipos de conteúdos.

Saiba tudo sobre emprego