Publicidade:

9 truques para WhatsApp que vão mudar a forma como usa a app

Esta é uma das plataformas de comunicação mais utilizadas hoje em dia, por isso, damos-lhe a conhecer 9 truques para WhatsApp que não vai querer perder.

9 truques para WhatsApp que vão mudar a forma como usa a app
Dicas muito úteis

Sendo um dos serviços de troca de mensagens mais usados atualmente, nem sempre é tão óbvia a quantidade de funcionalidades “escondidas” numa plataforma deste género. Por esse motivo, apresentamos-lhe 9 truques para WhatsApp que vão fazer toda a diferença.

9 truques para WhatsApp


truques para whatsapp

1. Não diga a ninguém quando esteve online

Por predefinição, este é um tipo de informação pública para qualquer pessoa que utilize WhatsApp, quer o tenha ou não na lista de contactos. Certamente já se apercebeu que, imediatamente abaixo do seu nome, se encontra a informação relativa a quando esteve online pela última vez – ou há quanto tempo.

Mas sabia que pode ocultar isso? Sim, pode. Se não quer que as pessoas saibam quando esteve a aplicação pela última vez, só precisa de ir às “Definições” da app, aceder a “Conta” e, de seguida, “Privacidade”. Aí, pode definir que ninguém veja quando esteve online, para além de poder personalizar outro tipo de definições.

2. Faça um backup

Mais vale prevenir do que remediar e nunca sabe quando pode perder todo o conteúdo que partilhou na aplicação, por isso, este é um dos melhores truques para WhatsApp ao qual pode aderir. Imagine que troca de telemóvel: fazer um backup antes garante que tem acesso a todas as suas conversas no novo dispositivo.

Para guardar todo o histórico de conversas, só precisa de aceder às “Definições”, “Conversas” e selecionar a opção “Cópia de segurança”. Dependendo do seu dispositivo, este backup será feito de forma automática para o iCloud (se tiver um iOS) ou para o Google Drive (se tiver um Android).

3. Exportar e enviar conversas

Sabia que pode guardar conversas de forma individual? Pode, até, partilhá-las mais tarde por intermédio de outras plataformas. Este é um truque útil se quiser enviar a alguém o conteúdo integral de uma conversa que tenha no WhatsApp, mas por outra aplicação.

Tudo o que tem de fazer é aceder às informações de um contacto com quem tem uma conversa, ou de um grupo. Para isso, só precisa de clicar nos três pontos verticais no canto superior direito e selecionar a opção “Mais”. Aí, escolha “Exportar conversa”, escolha se quer anexar o conteúdo multimédia e guarde a conversa de forma integral.

4. Mude o fundo

Tal como o fundo de um ambiente de trabalho, num computador, ou no fundo de um ecrã, num smartphone, também pode alterar o fundo do WhatsApp – que será igual para todas as conversas. Escolha a sua foto preferida, guarde-a no telemóvel e vá às “Definições” da app, “Conversas” e, depois “Fundo”.

5. Saiba quando as suas mensagens foram lidas

Sobretudo em conversas de grupo, que envolvam várias pessoas, este é um truque muito útil se quiser saber quando determinada pessoa leu a sua mensagem – e se, efetivamente, a leu. Se usa o WhatsApp, sabe que os dois sinais azuis significam que o recetor da mensagem leu aquilo que enviou.

No entanto, esses sinais não são visíveis nas conversas de grupo. Mas pode, ainda assim, aceder aos mesmos se pressionar a mensagem que enviou, carregar nos três pontos verticais do canto superior direito e selecionar “Detalhes”. Aí, saberá o dia e a hora em que cada pessoa do grupo leu a sua mensagem.

6. Controle os seus gastos

Ao utilizar o WhatsApp recorrendo a dados móveis, existirão gastos adicionais decorrentes da utilização que está a ser dada. Mas pode controlar esses mesmo gastos através das definições da aplicação, onde pode limitar aquilo que quer receber quando tem os dados móveis ativados.

Para isso, clique em “Dados e armazenamento” e consulte toda a informação de gastos que tem (em MB), inclusive o armazenamento que consome em cada conversa. No separador “Descargas automáticas” poderá definir e limitar aquilo que quer receber quando: usa dados móveis, uma rede Wi-Fi ou roaming de dados. Assim, evita custos acrescidos.

7. Use o WhatsApp no computador

Simples e útil, pois desta forma não tem que aceder ao telemóvel de cada vez que recebe uma mensagem quando está a trabalhar no computador. Existem várias formas de usar o WhatsApp no PC, mas aconselhamos o download da própria aplicação para que a utilização seja mais fluída.

Para isso, aceda a web.whatsapp.com no seu browser e, depois, abra as definições da aplicação no seu telemóvel. Clique em “WhatsApp Web” e leia o QR Code que surge no computador. Rapidamente terá acesso a todas as suas conversas no PC, que são sincronizadas automaticamente de um dispositivo para outro.

8. Transfira a sua conta para outro número

Um WhatsApp é uma conta única, definida por um número de telemóvel. Isto significa que só pode ter acesso a todas as suas conversas se usar esse número. Mas, se por qualquer motivo, tiver de trocar de contacto, como é que tem acesso às mesmas conversas? Só precisa de seguir as nossas instruções.

Vá às definições da aplicação, clique em “Conta” e, de seguida, em “Alterar número”. Siga as instruções apresentadas, que lhe irão pedir que introduza o seu novo contacto de forma a que todas as conversas sejam transferida para o mesmo.

9. Apague a sua conta

Também o pode fazer, seja por que motivo for, pelo que é um dos truques para WhatsApp que tínhamos de contemplar. Para apagar a sua conta na aplicação, aceda às definições da mesma e entre em “Conta”. Clique em “Apagar conta” para eliminar o seu perfil.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.