Publicidade:

10 truques para fazer a sala parecer maior: simples e rápidos de implementar

Sabia que existem truques para fazer a sala parecer maior? E que são bem fáceis de implementar? Neste artigo partilhamos 10 sugestões.

10 truques para fazer a sala parecer maior: simples e rápidos de implementar
Tire máximo partido das pequenas dimensões da sua sala

Não é preciso magia para aumentar as dimensões de uma divisória. Claro que, na verdadeira acepção da palavra, nem sequer é possível… Mas se usar alguns destes truques para fazer a sala parecer maior, vai perceber como deve decorar uma sala pequena e dar a ilusão de que ela é maior do que as suas verdadeiras medidas.

A sua sala vai parecer que tem o dobro do tamanho real!

Saiba como utilizar 10 grandes truques para fazer a sala parecer maior


1. Espelhos

Uma das armas poderosas quando se fala em truques para fazer a sala parecer maior é mesmo a utilização dos espelhos. Isto acontece porque os espelhos criam a sensação de profundidade e de amplitude.

Escolha uma parede de luz indireta e aplique um espelho bem grande. Atenção para não colocar espelhos frente a frente, pois cria a sensação de túnel. Tirando isso, há sempre ganho em colocá-los num espaço pequeno!

 

2. Cores claras

Não é novidade para ninguém que as cores claras ajudam a proporcionar a sensação de amplitude. E nas casas e salas isso não é exceção. Aposte num branco bem puro para pintar as paredes e use mobiliário claro – beges, castanhos claros, madeira clara. Tudo isto bem conjugado vai duplicar a dimensão da sala!

3. Usar vinil

Decore as paredes de salas pequenas com vinil autocolante ou com papel de parede! As molduras estão super na moda mas ocupam espaço e em divisórias muito pequenas pode acabar por ser prejudicial. Com a aplicação de vinil consegue os efeitos decorativos desejados sem gastar centímetros de dimensão.

 

4. Separadores de áreas que não paredes

Uma técnica que pode ajudar muito a saber como decorar uma sala pequena é a colocação de demarcadores de áreas. Separe a zona de refeição da zona de estar com um biombo com estilo ou com uma estante fina e que permita ver de um lado para o outro. Apesar de ser mais um elemento, vai ajudar a “alargar” a área.

5. Aproveitar partes altas das paredes

Um truque que pode utilizar para criar a ilusão de que a sua sala é maior é a colocação de prateleiras nas partes mais altas da parede. Claro que não pode colocar objetos que use no dia a dia. Mas aposte numas plantas artificiais, livros e pequenos objetos decorativos. Vai parecer bem maior!

 

6. Esqueça as mesas de centro

Se está perante um desafio em termos de dimensões de sala, esqueça as mesas de centro entre o sofá e a televisão. Este elemento só vai trazer ruído à decoração da divisória e vai criar o efeito precisamente contrário – de que a sala é ainda mais pequena.

7. Móveis modulares

Deixamos agora uma dica que pode ajudar muito na questão de como decorar uma sala pequena, tem a ver com a utilização de móveis modulares. Apesar de um pouco mais caros do que os standard, a verdade é que hoje em dia há soluções verdadeiramente mágicas que fazem milagres em termos de logística e utilidade.

 

8. Deixe o espaço respirar

Se acha que ao ter um espaço pequenino deve “aproveitar” todos os centímetros do espaço, está enganado… É precisamente o oposto! Um dos truques para fazer a sala parecer maior é mesmo deixar boas distâncias de passagem.

Evite ao máximo “colar” o aparador à mesa de jantar, por exemplo, ou então o sofá ao móvel da televisão ou da mesa de centro. Se a sala for mesmo pequena, a decisão é óbvia: desista da mesa de centro, como já sugerimos! Importante mesmo é que as pessoas consigam circular sem andar aos encontrões à mobília e que se deixe o espaço respirar.

9. Menos é mais

Este lema nunca sai de moda, verdade? Menos é mesmo mais, e no caso de uma sala mais apertadinha e pequena mais ainda! Esqueça os bibelots, as pecinhas pequeninas e os armários e aparadores carregados de coisas e coisinhas!

Uma sala mais pequena quer-se o mais clean possível, com o mobiliário estritamente necessário e com poucas peças de decoração. É preferível ter poucas, mas boas, keep in mind!

 

10. Chão o mais corrido possível

Este é um dos truques para fazer a sala parecer maior e um dos menos usados e conhecidos, mas não é por isso que é menos poderoso; pelo contrário, se tiver a possibilidade de o implementar vai testar por si mesmo.

Experimente colocar um tipo de chão com o mínimo de interrupções possíveis – se for de madeira deve ser o mais corrido possível e se preferir mosaico devem ser as peças maiores que encontrar. Vai imediatamente ter a ilusão de que o espaço fica com o dobro do tamanho pois não vai ter “cortes” constantes para onde quer que olhe.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação