Publicidade:

Turismo rural no Gerês: 5 alojamentos para dias perfeitos

Portugal é um país fascinante que tem muito a oferecer a qualquer viajante. E, para tal, propomos 5 alojamentos de turismo rural no Gerês.

Turismo rural no Gerês: 5 alojamentos para dias perfeitos
Escapadinhas incríveis aqui tão perto

Das águas cristalinas das pequenas nascentes e cascatas, às incríveis tonalidades de verde das serras, o céu é o limite. Assim, é o cenário que pode presenciar em qualquer destes alojamentos no turismo rural no Gerês.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um dos maiores pulmões verdes do país, de beleza inesgotável, que guarda tesouros em cada canto da sua enorme extensão que atravessa os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, num total de vinte e duas freguesias.

Não é só de cenários bonitos que o Gerês é composto, mas também é palco de 240 espécies de fauna vertebrada identificadas e 1100 espécies diferentes de flora. E estes são alguns dos principais motivos pelos quais o parque foi classificado como Reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO.

O grande “pulmão-verde” de Portugal é local digno de uns dias de descanso, perfeitos para recuperar energias, para apreciar a natureza aqui tão perto. Se durante o dia não faltam sítios para descobrir, à noite, há que encontrar alojamentos de turismo rural no Gerês que façam justiça à beleza do local.

5 alojamentos para turismo rural no Gerês


Visitar o Gerês é poder caminhar pelos trilhos, sem destino, observar a natureza no seu estado bruto, descobrir espécies vivas que dificilmente encontraríamos no dia a dia. Depois de um dia de exploração, saiba onde pode ficar hospedado.

gerÊsFonte: Visual Hunt / Jota Cartas

Quinta dos Moinhos

A Quinta dos Moinhos fica no Minho e foi classificada pelo jornal “The Guardian” como um dos melhores glampings da Europa, ou seja, acampamentos de luxo. Pode ter apenas seis casas e alguns espaços para acampar de forma tradicional, porém todo o envolvente é motivo mais do que suficiente para ficar alojado no espaço, inserido num espaço que acolhe uma vinha cheia de personalidade no Norte de Portugal, mais concretamente na pequena aldeia de Vila Nune, com vista para o vale do Rio Tâmega, na verdejante província do Minho.

Ver alojamento >>

Quinta de Gestaçós

Este alojamento de turismo rural no Gerês encontra-se em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, numa encosta arborizada, com vista para a Albufeira da Caniçada e Vale do Gerês. Não há maior privilégio do que acordar de manhã, num espaço no meio da natureza e sentir-se como um verdadeiro privilegiado por poder estar rodeado de tantas belezas naturais.

Este alojamento conta com 5 quartos duplos com casa de banho privativa, televisão e aquecimento central, bem como uma sala de refeições com cozinha equipada e uma sala de estar comum com lareira – o equipamento perfeito para os fins de dia de outono que já começam a ser mais frios.

Ver alojamento >>

Quinta de Barbêdo

A Quinta de Barbêdo localiza-se na Caniçada, concelho de Vieira do Minho, e foi um local que esteve durante muitos anos sob o encargo de caseiros que habitavam as moradias, já centenárias, e cuidavam dos campos. Após anos de tentativas de recuperação do património rústico da quinta, surgiu a ideia de criar um empreendimento turístico rural, cujas obras terminaram em 2002.

É um excelente local para uma escapadinha do mundo real, em que pode, com tempo e calma, aproveitar o deslumbrante e luxuriante espaço verde num âmbito bucólico e rural, onde só há uma única regra: aproveitar ao máximo.

Ver alojamento >>

Quinta da Mouta

Também na tranquila vila de Vieira do Minho, encontra Quinta da Mouta que é um espaço que combina o seu requinte com a incrível paisagem natural do Gerês, rodeada de um ambiente calmo e pacífico e deslumbrantes vistas de montanha.

A quinta é composta por três casas rurais com oito quartos, três dos quais localizados na casa principal, que tem ainda ao dispor uma cozinha, sala de estar com televisão e uma sala de refeições. Os restantes quartos, com entrada privada encontram-se distribuídos pelas duas restantes magníficas casas, cujas paredes são feitas em granito, conferindo-lhe mesmo um aspeto rústico e acolhedor.

Ver alojamento >>

Casa de Chouselas

A Casa de Chouselas, em Amares, tem a Serra do Gerês como pano de fundo e é um local onde se respira ventos de paz e harmonias da natureza. O espaço foi construído entre finais do século XIX e inícios do século XX, pelo que mantém o seu ar de moda apalaçada, influenciada pelo estilo arquitetónico brasileiro, onde predomina bem a diferença de classes sociais, entre senhorios e criados, típicos daquela época.

O melhor de tudo é que no local onde este espaço de turismo rural no Gerês se localiza poderá percorrer a “Rota da Laranja”, “Rota do Vinho Verde” ou a “Rota do Linho”, podendo, assim, ficar totalmente inserido na comunidade e cultura locais.

Ver alojamento >>

Aproveitar os últimos dias de calor e receber o outono num local mágico e tranquilo. É esta a proposta de turismo rural no Gerês.

Veja também: