Publicidade:

TV LCD vs LED: qual a diferença e como escolher?

Com a quantidade de modelos de televisões existentes, é importante perceber as diferenças na base do "confronto" TV LCD vs LED, para saber como escolher.

TV LCD vs LED: qual a diferença e como escolher?
Saiba o que distingue ambos os modelos

Hoje em dia, existem diferentes modelos de televisões, de várias gamas e com dezenas de especificações distintas: seja mais potência, mais luminosidade, maior dimensão de ecrã, design mais fino e minimalista… A lista parece não ter fim, e também por isso se torna mais confuso saber o que distingue uns modelos de outros. Uma das grandes dúvidas que ainda impera é perceber a diferença entre TV LCD vs LED.

Serão muito diferentes entre si? Qual é a melhor opção? Qual é que oferece o melhor desempenho? As perguntas podem ser muitas, mas são, também elas, facilmente respondidas se tivermos em conta as características de ambas.

TV LCD vs LED: qual escolher?


Quando se está no meio de um processo de decisão de compra de uma televisão, muitos são os fatores que têm peso na mesma: o preço, a qualidade, a quantidade de funcionalidades, se é ou não smart TV… Esse processo é ainda mais demorado se se considerar as diferenças que opõem as TV LCD vs LED.

Em poucas palavras, uma TV LED é um tipo de TV LCD. Parece confuso, mas é fácil de entender se pensar, para já, no tipo de iluminação utilizado por cada modelo de televisão. É graças a essa “luz” que consegue ver televisão normalmente, por isso o seu papel é tão fundamental aquando da escolha de uma televisão.

televisões

Uma TV LCD, para funcionar corretamente, precisa de uma fonte que ilumine os píxeis de que dispõe. Essa fonte é composta por várias séries de lâmpadas LED e, na sua maior parte, as TV LCD estão equipadas com o tipo de LED conhecido como CCFL (uma tecnologia de retroiluminado). Com o passar do tempo, e o consequente avanço tecnológico, essa tecnologia foi sendo substituída.

Nos modelos mais recentes de TV LCD encontra-se, por isso, tubos fluorescentes de iluminação compostos, unicamente, por LEDs – criando, assim, a TV LED. Apesar dessa diferença, é importante dizer que ambos os modelos utilizam displays de cristal líquido, o que confere maior qualidade à transmissão de imagem.

Sendo assim, o que é que as distingue?

“TV LCD vs LED” torna-se, de facto, um confronto quando se tem em conta o processo de produção e os preços praticados em loja. Aquilo que, no fundo, distingue esses modelos é o consumo eficiente de energia que as TV LED possibilitam e que as LCD, apesar de recorrerem à tecnologia CCFL, representam um maior consumo e gasto de energia do que as suas rivais.

Outro fator a ter em conta é perceber que a colocação de um painel retroiluminado 100% LED é mais complexo do que o CCFL. Na verdade, ele pode ser implementado de duas formas diferentes:

  • Edge-lit: aqui, os LEDs são colocados ao longo do painel LCD. Isto resulta em televisões mais leves, já que a fonte de iluminação é colocada à volta do ecrã através de pequenas e finas lâmpadas;
  • Ful array: neste caso, são colocadas filas de LEDs por detrás do painel LCD. Trata-se de um sistema mais complexo e que, por exigir a implantação de tubos de LEDs completos, torna as televisões mais pesadas. Por outro lado, melhora os brilhos e os contrastes, já que atuam em diferentes intensidades ao longo do painel.

Então, qual devo comprar?

Isso depende do valor que está disposto a dar por uma televisão. Se valoriza a qualidade de imagem, aliada a uma televisão moderna, leve e fina, com um design minimalista, e que exija um investimento maior, então opte por uma TV LED.

Se procura uma opção que tenha uma qualidade de imagem aceitável, a um preço mais aceitável para si, então invista num modelo LCD e certamente não ficará desiludido.

Veja também: 

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.