Publicidade:

13 dicas para ter sempre unhas bonitas e saudáveis

Quer ter unhas bonitas e saudáveis, mas não sabe como? Acabe com as unhas fracas, baças e quebradiças com as dicas que temos para si. Cuide mais das suas unhas.

13 dicas para ter sempre unhas bonitas e saudáveis
Tenha as unhas das mãos e pés sempre bem tratadas

Procura dicas para ter unhas bonitas e saudáveis? Pode parar aqui mesmo, pois está no sítio certo. A pensar em si, que está constantemente com problemas com as suas unhas que teimam em ser fracas, quebradiças e sem vida, trazemos-lhe 12 dicas para unhas bonitas e saudáveis. Mas lembre-se: temos unhas nas mãos e nos pés! E, apesar da maior parte das pessoas só cuidarem das unhas dos pés no verão, porque ficam visíveis, todos estes cuidados são importantes para mãos e pés e devem ser mantidos durante todo o ano.

Unhas bonitas e saudáveis: 13 dicas muito úteis


secar mãos

1. Mantenha as cutículas hidratadas

Para manter as unhas hidratadas, espalhe uma pequena quantidade de vaselina na cutícula e na pele em volta das unhas, todas as noites antes de ir para a cama ou sempre que as unhas ficarem secas. Leve sempre na carteira uma embalagem de vaselina, tenha uma na gaveta da secretária, outra no carro, pois em qualquer altura pode precisar de hidratar e não há melhor produto para o fazer. Para quem gosta de usar produtos que tem em casa, o azeite também é um excelente hidratante, mas não tão fácil de ter à mão em qualquer momento.

2. Proteja as suas unhas

Não gosta muito de fazer tarefas domésticas? As suas unhas gostam ainda menos, acredite. Use luvas de borracha sempre que tiver de realizar tarefas domésticas, incluindo lavar a loiça. A maioria das tarefas domésticas, desde jardinagem, a limpar a casa de banho até lavar a loiça, é extremamente agressiva para as suas unhas. Para conseguir uma maior suavidade para as suas mãos, aplique creme para as mãos antes de colocar as luvas de borracha.

3. Trate as cutículas com cuidado

Ao empurrar as cutículas para trás, não é necessário cortá-las ou, ao fazê-lo, faça-o num ângulo de 45º e seja muito gentil. Caso contrário, a cutícula ficará danificada, o que vai provocar o enfraquecimento da unha inteira. Tenha, por isso, muito cuidado.

4. Mantenha as mãos e pés secos

Depois de lavar a loiça, de tomar duche, de lavar uma peça de roupa à mão ou até de nadar, deve secar as suas mãos durante pelo menos 2 minutos. Seque muito bem o espaço entre os dedos, pois deixá-lo húmido aumenta o risco de infeções. Nos pés, deve ter ainda um cuidado extra com este último aspeto.

5. Cuide bem do seu calçado

Arejar bem o seu calçado do dia-a-dia e, especialmente, o calçado desportivo é muito importante. O nosso conselho é mesmo que tenha sempre pelo menos dois pares, de forma a alternar entre eles, para que nunca use calçado húmido ou suado, o que pode levar a infeções fúngicas. Com estas dicas, os seus sapatos duram mais e as unhas dos seus pés agradecem.

6. Use meias de boa qualidade

Use meias 100% algodão, pois são as melhores para absorver a humidade, evitando assim infeções fúngicas.

7. Faça com que a sua manicure dure mais

Se aplicar um novo top coat todos os dias, a sua manicure vai durar mais tempo, evitando ter de retirar e colocar verniz com tanta frequência, diretamente sobre a unha.

8. Beba leite

beber leite

É ótimo para as suas unhas! Adicione um copo de leite e um ovo cozido à sua dieta diária. Ricos em zinco, vão fazer maravilhas pelas suas unhas, especialmente se elas estiverem manchadas de branco, um sinal de baixa ingestão de zinco.

9. Lime as unhas corretamente

Para manter as unhas mais fortes, evite o movimento para frente e para trás. Lime as unhas apenas numa direção e nunca o faça imediatamente após sair do banho, pois as unhas molhadas quebram mais facilmente.

10. Massaje as unhas pelo polimento

Massaje as unhas para mantê-las mais fortes e brilhantes. O polimento das unhas aumenta o fornecimento de sangue para a unha, o que estimula a matriz da unha a crescer.

11. Use sempre verniz

Nem que seja um simples endurecedor transparente ou verniz de cor, deve sempre usar alguma coisa para proteger as unhas. Se prefere usar cores, então opte por colocar uma camada de base, duas camadas finas de cor e uma camada superior. A cor deve durar pelo menos 7 dias, mas deve ser removida após 10 dias.

Conheça as melhores bases para unhas fortes e bonitas >>

12. Evite determinados componentes nos removedores

remover verniz

Para que as suas unhas se mantenham saudáveis, é importante usar removedores de verniz com base em acetato. Removedores de acetona ou formaldeído deixam as suas unhas muito secas, acabando por provocar danos indesejados.

13. Tome suplementos alimentares

Há suplementos alimentares à venda em farmácias e dietéticas que podem ser uma boa ajuda para quem tem unhas fracas e quebradiças. O nosso suplemento de eleição é o Ecophane em pó da Biorga. Um suplemento alimentar para cabelos e unhas, que deixa as unhas bonitas e mais resistentes e brilhantes.

Veja também: