Publicidade:

Universidade de Harvard: tudo sobre a prestigiada escola dos EUA

Quando o assunto é o ensino superior, a Universidade de Harvard não passa despercebida a ninguém. É, na verdade, um nome sonante à escala global.

Universidade de Harvard: tudo sobre a prestigiada escola dos EUA
Esta é uma das universidades com mais reputação no mundo

Estudar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, é o sonho de muitos estudantes em todo o planeta, uma vez que se trata de uma instituição do ensino superior com excelente reputação à escala global, sendo considerada uma das melhores universidades do mundo. Mas, o que faz desta universidade tão famosa e o que é necessário para conseguir estudar neste local?

O maravilhoso mundo da Universidade de Harvard


harvardFonte: goodfreephotos/CC-0

1. Onde se localiza?

A Universidade de Harvard fica nos Estados Unidos da América, em Cambridge, Massachusetts.

2. Fundação

Esta Universidade foi fundada em 1636, pela Assembleia Estadual de Massachusetts, tendo recebido este nome logo em homenagem a John Harvard, que foi o seu primeiro benfeitor. A Universidade de Harvard é a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

3. O campus da Universidade de Harvard

O campus principal de Harvard é constituído por 209 hectares, sendo o seu núcleo o Harvard Yard, em Cambridge, localizado a cerca de 3 km a oeste-noroeste do centro de Boston, Massachusetts. É no Harvard Yard que se encontra os escritórios administrativos centrais e as principais bibliotecas e edifícios académicos da universidade, como é o caso do University Hall ou da Memorial Church, assim como a maioria dos dormitórios dos alunos do primeiro ano.

Os estudantes de outros anos vivem em doze moradias separadas. Se visitar Harvard com tempo, fora dos muros da universidade, veja outros edifícios interessantes em redor, como o Fogg Art Museum, a Harvard Law School, assim como os edifícios da Faculdade de Ciências.

Em Alstom, encontrará um campus de 145 hectares, onde estão a Harvard Business School e muitas das instalações de atletismo da universidade, incluindo o Harvard Stadium.

Existe ainda um campus académico de 8.5 hectares, a cerca de 5.3 km ao sul do campus de Cambridge, onde encontrará a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Medicina Odontológica e a Escola de Saúde Pública.

harvardFonte: Pixabay/kgohsend

4. Há, pelo menos, 3 bons motivos que tornaram esta universidade tão famosa

  • Na Universidade de Harvard estudaram, por exemplo, Barack e Michelle Obama, George W. Bush, John Kennedy, Natalie Portman, Matt Damon, Mark Zuckerberg, entre vários outros;
  • Paralelamente, entre ex e atuais alunos e professores, Harvard conta com 157 vencedores do Prémio Nobel, um número maior do que em qualquer outra instituição do mundo;
  • Até ao momento, há também 48 vencedores do Pulitzer, 14 do Turing (conhecido como o Prémio Nobel da Informática) e 18 vencedores da Medalha Fields (prémio de maior destaque na área da Matemática).

5. Como entrar em Harvard?

O processo para entrar em Harvard é o mesmo da maioria das universidades dos Estados Unidos, incluindo a realização de testes padronizados (SAT ou ACT), e de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS). Há também a análise de currículo académico, e recomenda-se o envio de cartas de recomendação e essays (textos).

Sendo uma das universidades mais seletivas do mundo, é importante salientar que menos de 6% dos alunos que se inscrevem conseguem entrar. Contudo, apesar de difícil, não é impossível!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.