Publicidade:

5 usos para o sal de cozinha que não conhecia

É usado para temperos, mas tem muitas outras utilidades. Conheça 5 usos para o sal de cozinha e surpreenda-se com detalhes que podem mudar o dia a dia.

5 usos para o sal de cozinha que não conhecia
Dê outras utilidades a este ingrediente

O sal de cozinha, apesar de poder ser prejudicial à saúde quando usado em demasia, é, por outro lado, praticamente indispensável. Ninguém gosta de comida sem temperos – ainda que o passamos substituir ao utilizar bastantes outros condimentos. O sal de cozinha dá sempre aquele gostinho diferente, certo? Mas, sabia que não é só na cozinha que este ingrediente faz magia? Descubra 5 originais usos para o sal e transforme alguns problemas do dia a dia de forma simples e económica.

O sal tem mesmo imensos outros usos em casa, alguns dos quais nem lhe passariam pela cabeça. Espreite mais aqui.

Usos para o sal de cozinha: ideias criativas e úteis


sal de cozinha

1. Eliminar maus cheiros dos sapatos

Se é daquelas pessoas cujos sapatos têm sempre maus cheiros, a solução para o seu problema pode passar por usar um pouco de sal de cozinha. Coloque um pouco de sal dentro dos sapatos e deite fora algum tempo depois. Não é aconselhável em sapatos de couro ou sintéticos.

2. Reduzir inchaço dos olhos

Se passou uma daquelas noites terríveis e acordou com as mais temidas olheiras… O que é que vai fazer? Usar um pouco de sal de cozinha, é claro. Dissolva um pouco de sal em água quente e com a ajuda de uma toalha, ou mesmo um cotonete, passe a mistura nas olheiras. O sal vai ajudar a diminuir o inchaço e a esticar a pele.

3. Esfoliante natural

A sua pele está mesmo a precisar de um brilho extra? Crie um esfoliante caseiro, natural e económico. Agarre num pouco de sal e misture com azeite. Massage o seu rosto em movimentos circulares. A massagem vai ajudar a ativar a circulação e o sal a eliminar as células mortas.

4. Eliminar nódoas de sangue ou vinho

Se tem uma peça de roupa com uma nódoa de sangue ou vinho, coloque um pouco de sal diretamente sobre a nódoa fresca e lave a roupa em água fria. Pode, em alternativa, mergulhar a roupa – também em água fria, mas desta vez com sal – e, depois, lavar bem em água quente e com bastante sabão.

5. Eliminar os amarelos

Lembra-se daquela sua camisa branca? Ou melhor, aquela que costumava ser branca, mas ficou amarelada? Não vai voltar a repetir-se. Livre-se dos tons amarelados com um pouco de sal. Mergulhe as roupas numa mistura de água quente, algumas colheres de sal de cozinha e algumas de bicarbonato de sódio. Deixe-se surpreender com o resultado.

Veja também:

Limpeza e Arrumação