Publicidade:

Vale a pena comprar a Yämmi? Vantagens e desvantagens

Vale a pena comprar a Yämmi num mercado com tantas ofertas alternativas? Fomos pesquisar e analisar os prós e contras para ajudá-lo a decidir.

Vale a pena comprar a Yämmi? Vantagens e desvantagens
A competição dos robôs de cozinha é renhida

Os robôs de cozinha vieram para ficar e em quase todas as casas portuguesas existe um para ajudar a preparar refeições. Os mais baratos, claro, ganharam espaço depressa e a Yämmi é um deles, mas será que vale a pena comprar a Yämmi se olharmos para as ofertas disponíveis?

Fomos olhar melhor para o robô de cozinha do Continente e analisamos friamente as vantagens e desvantagens para ajudá-lo a tomar uma decisão mais ponderada.

Vale a pena comprar uma Yämmi?


Vantagens da Yämmi

Começamos pela mais óbvia: o preço. A Yämmi 2 custa 429€, enquanto a Yämmi 2 XL custa 469€. Este preço por uma máquina que faz o mesmo que outras que custam o dobro (ou mais) já é meio caminho andado para soltarmos um sonoro “vale a pena comprar a Yämmi!”.

Se for cliente fiel do Continente, então, depressa vai perceber que os cupões de desconto e as campanhas que acumulam dinheiro no cartão ainda podem tornar o preço mais simpático.

A máquina também é mais leve do que muitas concorrentes, o que a torna mais fácil de manipular. O copo é maior do que os de algumas máquinas do mercado e a bandeja de cozedura a vapor é frequentemente melhor avaliada que a da marca principal do mercado. De facto, a Yämmi 2 XL tem a maior capacidade relativamente a todas as máquinas no mercado (capacidade máxima de 4,8 litros e capacidade útil de 3,7 litros) e a panela pode ser comprada como acessório extra para ser utilizada na Yämmi 2 Upgrade.

Desvantagens da Yämmi

Já se sabe que, quando paga menos, está a abdicar de algumas coisas. Uma delas é a durabilidade: a Yämmi tem mais plásticos que algumas concorrentes e pode apresentar mais avarias – apesar de a reparação ser muito mais simples do que a dos concorrentes, já que basta ir a uma loja Continente ou Worten para ter apoio.

A Yämmi entre a concorrência


yammi e robots de cozinha

Só vai saber se, no seu caso, vale a pena comprar a Yämmi se comparar com as outras ofertas disponíveis à luz do seu orçamento e das suas necessidades.

A Bimby, por exemplo, é mais duradoura, tem mais receitas online e é mais precisa nos cortes e nas medições. Por outro lado, é muito mais cara e o apoio é prestado em delegações próprias (que não dão peças de substituição).

Já a Chef Express é uma solução muito semelhante à Yämmi (embora a primeira tenha um copo com uma capacidade inferior e a balança integrada tenha um limite de pesagem de 3kg) e a um preço praticamente igual. A diferença está no comerciante: o nosso conselho é que vá pelo que fizer o preço mais barato.

Outra solução que encontra é o Cuisine Companion, da Moulinex. Neste caso, está a jogar noutra liga: a estrutura da máquina é diferente de todas as outras, as funções são semelhantes às da Bimby e o motor é tão silencioso que vai duvidar que a máquina funciona. No entanto, também aqui há um “senão”: o preço não é para carteiras magrinhas.

Seja qual for a sua decisão, importa analisar com transparência as suas necessidades. Saberá se vale a pena comprar a Yämmi se, pensando friamente, concluir que esta máquina produzida em Portugal executa todas as tarefas que precisa a um ritmo compatível com seu dia a dia.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].