Publicidade:

Conheça 7 simuladores online para saber o valor de carros usados

Chegou a altura de vender o seu veículo. E agora? Quer sabes qual o valor de carros usados? Nós ajudamos a encontrar o preço justo.

 
Conheça 7 simuladores online para saber o valor de carros usados
Conheça as opções disponíveis

Quer vender o seu carro? Viu o anúncio de um automóvel usado e está com dúvidas relativamente ao preço? Saber o valor de carros usados pode fazer com que um negócio seja muito bem feito, mas para isso é importante estar informado e saber, de facto, descobrir o preço certo.

Esta questão é muitas vezes mal considerada tanto por proprietários, como por compradores, sejam eles particulares, ou stands automóveis. Infelizmente, e apesar de toda a informação a que temos acesso sobre automóveis, atualmente, existem sempre pessoas mal intencionadas, e para quem nunca se interessou muito pelo assunto, este fator pode ser uma dificuldade acrescida no processo de compra/venda de carro.

Como saber o valor de carros usados: todas as dicas


carros usados

A primeira palavra que lhe poderá surgir quando pensa em descobrir o valor de algo é simulação. O que faz todo o sentido. Outra parte importante do processo é uma pesquisa aprofundada em sites e fóruns automóveis, tentando encontrar casos semelhantes. Estas duas vias são válidas e úteis, mas acabam por não lhe dar um valor real e justo. Porquê? Porque o que está publicado em anúncios e simuladores é o valor que os vendedores pedem, e não necessariamente o valor real do automóvel.

Esqueça as comparações totais. Não existem dois carros iguais, mesmo que sejam do mesmo fabricante, mesmo modelo, motorização e até do mesmo ano. A partir do momento em que o carro novo sai de um stand ou concessionário, começa logo a desvalorizar e esse processo decorre a velocidades diferentes, de acordo com o uso que lhe foi dado, os quilómetros percorridos, estado de conservação, possíveis problemas e acidentes, avarias e um sem número de fatores.

Todos estes fatores acima referidos vão definir o valor do carro usado. O que lhe aconselhamos a ter em atenção é que nenhuma das ferramentas que vai usar para o auxiliar, lhe vai dar um valor absoluto, real e verdadeiro. Mas são um excelente ponto de partida para começar. É também importante referir que o preço de um usado está sempre sujeito à lei da oferta e da procura.

Como avaliar o valor de mercado de carros usados

A avaliação do valor de mercado de um carro usado, pode tanto ser estimada por simuladores que fazem avaliações online, como numa visita a uma oficina ou stand de confiança. Deve sempre ter atenção aos seguintes aspetos:

  • Quilometragem;
  • Estado da Pintura;
  • Estado da Carroçaria;
  • Revisões feitas dentro e fora da Marca;
  • Estado do Interior do Veículo;
  • Ano da 1ª matrícula;
  • Equipamento disponível;
  • Tipo de utilização do veículo.

7 simuladores online para saber o valor de carros usados


carros usados

Pode consultar as seguintes entidades e plataformas para simulações e consultas especializadas:

1. ACP

O Automóvel Clube Português não efetua retomas de usados, mas pode ajudar na procura pelos melhores veículos nas melhores condições, e auxilia na parte de vender o veículo de forma fácil e segura, tendo em conta os valores de mercado obtidos pelo BCA Vehicle Remarketing, uma ferramenta que funciona de acordo com os valores que os veículos atingiram em leilão nos últimos 6 meses.

2. Kelley Blue Book

Neste simulador, o utilizador encontra a combinação de dados tendo em conta o preço de venda, o preço de Concessionários ou Stands, as condições do mercado e as transações reais. Os dados são sempre verificados pelos analistas locais da KBB para garantir a melhor cotação.

3. Portal do Automóvel

Ao usar este simulador, introduza as informações pedidas sobre a viatura (marca, matrícula, ano). Depois de completado todo o processo, o utilizador recebe um e-mail com toda a informação sobre a avaliação do veículo.

4. Autouncle

Este portal garante que é o primeiro a utilizar uma tecnologia “que não usa fórmulas teóricas, mas que é baseado na cotação de carros usados do mercado corrente”. São tidos em conta mais de 30 parâmetros para chegar ao valor de carros usados.

5. Stand Virtual

Neste caso, o valor da avaliação é feita mediante o preço médio de carros semelhantes em base de dados. Estes valores podem variar consoante os modelos e respetivos equipamentos.

6. Auto Sapo

Mais um simulador do valor de carros usados bastante simples de utilizar: basta colocar a matrícula e confirmar alguns dados referentes ao veículo. A avaliação chegará via e-mail consoante a informação de mercado e os pressupostos assumidos pelo portal.

7. Guia do Automóvel

Este serviço terá o custo de 1 euro (já que a cotação chega via sms ou chamada). Mais uma vez, basta o preenchimento de alguns dados do veículo para que sejam feitos os cálculos.

Veja também: