Publicidade:

Vantagens e desvantagens da tecnologia: heroína ou vilã?

Já parou um bocado para pensar nas vantagens e desvantagens da tecnologia? Conheça-as e descubra como pode tirar o melhor partido das tecnologias modernas.

Vantagens e desvantagens da tecnologia: heroína ou vilã?
Na tecnologia, como em tudo, o segredo está no equilíbrio

Para muitos estudiosos, as vantagens e desvantagens da tecnologia são apenas duas faces da mesma moeda. É impossível abraçar uma sem que a outra venha atrás.

Conhece a frase popular que diz “perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe”? É aplicada aos excessos alimentares ou quando atraiçoamos uma dieta saudável por algo que vale mesmo a pena. Com a tecnologia, podemos pensar da mesma forma. As vantagens para a vida moderna são óbvias, mas se o seu uso for excessivo, as desvantagens aparecem.

Vantagens e desvantagens da tecnologia


Vantagens da tecnologia

tecnologia

A tecnologia está em todo o lado, dentro e fora das nossas casas, à vista de todos ou tão escondida que nem damos por ela. E não falamos apenas da revolução da comunicações, que tornou o globo uma pequena aldeia onde todos se podem conhecer e contactar, mas de tudo o que usamos no nosso dia a dia.

Dos carros, GPS, frigoríficos, fogões, elevadores, semáforos, computadores, supermercados, restaurantes, televisores, comboios, aviões, telefones e um sem fim de outros objetos e serviços. Tudo o que facilita, e muito, a nossa vida. Já, por exemplo, parou para pensar em como seria a medicina atual sem as ferramentas tecnológicas mais avançadas?

Esta influência benéfica é ainda maior quando alargamos a nossa análise à indústria, à medicina, à investigação, à agricultura e a muitos outros setores da atividade económica e social. Micro-implantes que devolvem a visão e a audição, drones que distribuem ajuda em zonas sem acesso afectadas por um desastre natural, ou geo-localização de pessoas desaparecidas, são pequenos exemplos de tudo o que hoje pode ser feito graças à tecnologia moderna.

Sem ela, apagávamos séculos de evolução e muitos confortos que a nossa qualidade de vida conquistou. A verdade é que colocar a tecnologia em off faz desaparecer muito do que mais gostamos no mundo atual. Há, contudo, quem diga que esse apagão seria benéfico para espicaçar uma humanidade entorpecida pelo mundo digital. Por isso, faz sentido refletir sobre as vantagens e desvantagens da tecnologia.

Desvantagens da tecnologia

tecnologia

Como a tecnologia penetrou mais cedo no mundo económico e industrial, os seus efeitos perniciosos já tiveram tempo de se fazer sentir. Máquinas inteligentes, capazes de executar tarefas repetitivas, sem falhas e com maior capacidade física, arredaram o homem de inúmeros trabalhos extenuantes e perigosos. Uma mudança à partida positiva, mas que se tornou rapidamente numa maldição laboral.

Mais eficientes, mais rápidas e sem precisarem de dormir, as máquinas em breve se tornaram muito atraentes, não apenas para os trabalhos difíceis, mas para todos os outros em que se consegue aumentar o lucro, poupando salários.

O desemprego tecnológico – associado à súbita entrada da tecnologia na economia – é um dos graves problemas do mundo atual. Alguns países tentam resolvê-lo, fazendo essa introdução de forma lenta e faseada, para tentar absorver as profissões perdidas, mas o problema revela-se de difícil solução.

Bem mais tarde, ocorreu a invasão tecnológica no nosso dia a dia. As primeiras doenças físicas, mentais e de comportamento, associadas ao uso excessivo de tecnologia, só agora começaram a surgir, especialmente em adolescentes, os primeiros a absorver desde o nascimento um mundo altamente tecnológico e digital.

O principal senão tem a ver com o desfasamento face ao real, que acontece aos utilizadores viciados em tecnologias e gadgets. Já existem humanos completamente desligados do mundo real, a viverem fechados numa espécie de bolha virtual.

Os efeitos que essas bolhas poderão ter no futuro das sociedades humanas ainda está por descobrir, mas é fácil prever que muitas competências de sobrevivência para o mundo real possam pura e simplesmente evaporar-se.

Tecnologia: o segredo está no equilíbrio


Ao refletir sobre as vantagens e desvantagens da tecnologia, podemos perceber que procurar um equilíbrio saudável parece ser a regra que se aplica a todas as áreas do desenvolvimento humano. Se funciona com a alimentação, com o sono, com a exposição solar ou com o exercício físico, tem todo o potencial para funcionar também com o uso da tecnologia.

Deixamos-lhe aqui algumas das mais importantes vantagens e desvantagens da tecnologia, chamando a atenção para o seu lado negro e para a opção de utilização em equilíbrio que muitos especialistas já aconselham como prática salutar.

O mais importante é ter consciência de que ao escolher como quer relacionar-se com a tecnologia tem um papel ativo no seu futuro desenvolvimento. Todas as nossas atitudes como utilizadores vão influenciar a forma como a tecnologia pode evoluir nos próximos anos.

tecnologia

Comunicar online vs offline

Vantagem: facilidade em comunicar globalmente sobre tudo e com todos.

Desvantagem: retira tempo à comunicação ao vivo. Vicia e cria dependência.

O que pode fazer: dosear o tempo que dedica à comunicação online e interpessoal, não privilegiando um em detrimento do outro.

Informação de qualidade vs fake news

Vantagem: facilidade em encontrar informação.

Desvantagem: facilidade em veicular informação e notícias falsas.

O que pode fazer: utilizar sites e comunicar com pessoas que apostem na confirmação dos factos, no cruzamento de dados e na procura de fontes fidedignas. Não partilhar sem antes verificar a veracidade da informação.

Criatividade vs distração

Vantagem: potencia as capacidades criativas e facilita o acesso à educação.

Desvantagem: facilmente distrai e dispersa o utilizador por múltiplos conteúdos, fazendo-o perder tempo. Provoca saturação, indiferença e falta de foco.

O que pode fazer: eduque-se para a procura do equilíbrio entre tempo dedicado ao entretenimento e tempo dedicado a atividades que o ajudam na tomada de decisões. Procure entretenimento com conteúdo educativo.

Boom industrial vs desemprego

Vantagem: favorece a indústria e o mundo dos negócios.

Desvantagem: cria desemprego e baixa as expectativas de encontrar um trabalho justamente pago e com direitos para pessoas não qualificadas.

O que pode fazer: seja ativo na procura de soluções equilibradas entre lucro, produtividade e bem-estar, como empregador e como empregado. Crie comunidades de discussão e vote em partidos que trabalhem esta questão. Procure produtos no mercado fairtrade (comércio justo).

GPS vs privacidade

Vantagem: eficiência na localização e tratamento de dados.

Desvantagem: acesso fácil a informação privada e grande potencial para o cibercrime.

O que pode fazer: pratique uma utilização segura, gerindo bem os conteúdos que disponibiliza online. Exija mais e melhores parâmetros nas configurações de privacidade oferecidas pelas empresas e operadores.

Acessibilidade permanente vs dependência

Vantagem: 24 horas acessível e em todo o lado.

Desvantagem: abuso por parte dos empregadores fora do horário de trabalho. Potencia o cyberbullying. Cria dependência.

O que pode fazer: saiba quando parar e imponha limites, a si e aos outros.

Updade permanente vs desigualdade de acesso

Vantagem: em constante actualização e sempre a oferecer novas funcionalidades.

Desvantagem: dificuldade em acompanhar as atualizações. Esforço financeiro constante provoca desigualdades no acesso.

O que pode fazer: aprenda a perceber o que é essencial, o que é acessório e o que é potencialmente perigoso nas actualizações oferecidas. Pode assim gerir melhor o seu investimento e exigir melhores updates. Seja ativo denunciando e promovendo igualdades de acesso.

Já alguma vez tinha parado um bocado para pensar nas vantagens e desvantagens da tecnologia? Vale a pena refletir.

Veja também: