Publicidade:

6 sinais de que precisa verificar os travões do carro

A segurança é a principal preocupação de qualquer condutor e, por isso, verificar os travões do carro é importante. Fique atento aos sinais de desgaste dos travões.

6 sinais de que precisa verificar os travões do carro
Cuidados a ter com os travões

Os travões podem não ser a parte mais atrativa de um automóvel, mas são sem dúvida um componente essencial num carro. Verificar os travões do carro é fundamental, não só para a manutenção da viatura, mas também para a segurança do condutor e dos passageiros.

De uma forma direta: se os travões lhe falharem, não há nada que o faça conseguir parar o carro e impeça um acidente. Na manutenção rotineira do veículo pode acontecer que se esqueça de verificar o estado dos travões. Descubra quando deve verificar os travões do carro e, ainda, 6 sinais de que é preciso estar atento a problemas.

Quando verificar os travões do carro


Não há uma altura exata para fazer a substituição dos travões do carro. Isto significa que deve verificar estes dispositivos regularmente, para ir percebendo o seu nível de desgaste. A deterioração e desgaste dos travões dependem de como e onde conduz. Por exemplo, se conduzir em zonas urbanas, os seus travões podem ficar desgastados mais rapidamente do que se conduzir em áreas rurais, uma vez que não está a travar constantemente, o que acontece muito em meios urbanos devido aos maior número de semáforos nas estradas e ao trânsito.

É aconselhável que verifique os travões do carro sempre que for trocar os pneus da frente pelos de trás. É sempre recomendável que consulte o manual do veículo ou fale com o mecânico para saber exatamente o que deve fazer no caso do seu automóvel.

6 sinais de alerta para verificar os travões do carro

verificar travoes do carro

Apesar de não existir uma altura específica para verificar o estado dos travões da viatura, estes vão começar a dar sinais de que precisam de ser verificados.

1. O pedal do travão vibra

Se o pedal do travão vibra quando pressionado pelo condutor, então pode ser sinal de que precisa substituir as pastilhas ou discos dos travões. Habitualmente este é um sinal de desgaste das pastilhas ou deformação (pelo calor) das mesmas. Pode também tratar-se de um defeito nos discos, de uma peça desapertada ou de uma folga excessiva num dos eixos.

2. Luz dos travões acende-se

Esta é óbvia, mas convém ser sempre lembrada para que não desvalorize este sinal. A luz acesa pode indicar pastilhas gastas, nível do líquido abaixo do desejável, ou que o travão de mão está engrenado.

3. O pedal do travão afunda-se

Normalmente este sinal está associado a fuga no circuito do líquido de travões – anomalia no sistema hidráulico. Pode também estar relacionado com tubos do travão que podem precisar de ser trocados. Necessita de verificar os travões, o mais rapidamente possível, pois pode tratar-se de uma anomalia grave.

4. Carro desvia-se para um lado após travagem

É outro dos indicadores de que o estado dos seus travões não é o adequado, podendo até levar a que perca o controlo do carro nas travagens. Pode indicar problemas no repartidor de travagem.

5. Ruídos desagradáveis

A ocorrência de ruídos estranhos e desagradáveis, sempre que utiliza o pedal do travão, pode ser sinal que as pastilhas estão gastas ou de que precisa mudar os discos dos travões.

6. A distância de travagem é cada vez maior

Outro sinal a que deve estar atento é a distância de travagem. Sempre que ela for superior ao normal ou seja cada vez maior, deve verificar os travões do carro. Poderá ser indício de pastilhas desgastadas ou de falta de líquido de travões.

Se não se sentir seguro a ser o próprio a fazer estas verificações e avaliações regulares, é aconselhável que leve a viatura a um mecânico e lhe peça para testar os travões. Pode ajudá-lo a poupar dinheiro no futuro ao evitar potenciais acidentes.

Veja também: