Publicidade:

Como escolher o vestido de noiva perfeito

Vai casar e não sabe como escolher o vestido de noiva perfeito para o meu grande dia? Selecionamos dicas essenciais e fáceis para acertar em cheio.

Como escolher o vestido de noiva perfeito
Os passos que necessitava para acertar em cheio

O grande dia aproxima-se, assim como aquele momento com que tem vindo a sonhar: o instante em que inicia a caça pelo grandioso vestido de noiva. Acreditamos que possa revelar-se uma tarefa um tanto complicada e que nem saiba exatamente por onde começar, mas uma coisa é certa: ambiciona encontrar o modelo ideal. Mas, afinal, como escolher o vestido de noiva perfeito? Partilharemos consigo 5 dicas preciosas para que encontre o modelo mais indicado para si e que vá realçar a sua figura e silhueta – de forma natural e belíssima.

Como escolher o vestido de noiva perfeito: 4 dicas


vestido de noiva perfeitoCréditos: Lovely Moments. Vestido de noiva: A Bela Noiva

1º Passo: A sua personalidade como factor decisivo

O primeiro aspeto que deve estar, idealmente, presente na sua cabeça é que não deve tentar ser alguém que não é no dia do seu casamento. Ou seja, não deve optar por um modelo que não combine com o seu estilo nem com a sua personalidade. A verdade é que, ao longo deste processo, é bastante provável que se encante por mil e um vestidos que vê nos ateliers, nas revistas, nas passerelles… No entanto, não se esqueça do facto mais importante: sentir-se fiel ao seu estilo. Deverá sentir-se você mesma num dos dias mais
especiais de toda a sua vida.

Acreditamos que um dos seus maiores desejos é estar a par de todas as tendências, assim como levá-las para o grande dia, e vamos facilitar a tarefa. Afinal, atualmente é fácil de acompanhar as grandes modas e os maiores “Do’s & Dont’s”. Insistimos, mais uma vez, para que não descure este pormenor crucial: identificar-se com o modelo que escolheu, adaptado à sua personalidade.

vestidos de noiva perfeitosCréditos: Helder Couto Photo. Vestido de noiva: Pronovias

Todas as noivas são diferentes, com traços de personalidade, também eles, diferentes, com gostos bastante diversificados e estilos variados. Assim, apresentamos opções para as mais diversas noivas. Tome nota:

Clássicas: recomendamos que aposte num modelo tradicional, que apresente características intemporais, ou seja, que não passem de moda. Algo que seja elegante e sofisticado. Este género particular de noiva tem como tendência escolher um vestido que exiba um magnífico decote barco ou em V e que se faça acompanhar por um inesquecível véu – e, claro, joias que exponham uma vertente clássica, nomeadamente as pérolas ou diamantes.

Românticas: Esta é a mulher “para sempre delicada e simples”. Este tipo de noiva tende a escolher um vestido confecionado com tule ou chiffon. Para além disso, para encher as suas medidas, devem exibir uns bordados igualmente românticos. Se tiverem alguns pormenores florais… melhor ainda!

Boho: As noivas que tenham como desejo casar ao ar livre o una Praia, procuram irremediavelmente vestidos boho, de forma a apresentarem-se com um estilo inegavelmente hippie. Tecidos leves e vaporosos que se deixam complementar com acessórios minimalistas, mas idílicos como coroas de flores são os favoritos destas noivas.

Vintage: Um estilo verdadeiramente apaixonado pelo estilos mais antigos, pelas rendas e vestidos vitorianos. Assim sendo, a sua escolha irá recair por alguns dos tecidos mais espetaculares, que proporcionem aquela vibe retro e vintage. Algumas delas podem, até, recorrer a peças herdadas pelos seus antepassados.

Moderna: O toque vanguardista e inovador tem de estar imperativamente presente no seu look. Esta noiva é atrevida e gosta de fugir às tradições e convencionalismos, pelo que aposta em vestidos assimétricos, curtos e até com grandes aberturas.

Lembre-se que o seu vestido deve necessariamente refletir o seu estilo natural enquanto noiva. Não arrisque com uma peça que não tenha nada a ver consigo, pois irá dar origem a um visual extremamente artificial. De forma a acertar em cheio, busque conselhos junto das pessoas que melhor sabem desta arte – por exemplo, o designer que contratou para desenhar o seu vestido. Nunca descurando a sua ideia inicial, claro.

vestido de noiva perfeitoCréditos: Daniela Rodrigues by João Almeida. Vestido de noiva: Pureza de Mello Breyner

2º Passo: O tecido que confecionará o seu vestido

Já alguma vez pensou em optar por um vestido à medida? Contrariamente ao que muitas noivas poderão pensar, um vestido feito especialmente para si não sai muito mais caro. De facto, a relação preço-qualidade é bastante boa, para além de que o seu
vestido de noiva será único, pois não haverá outro igual. No entanto, se pertence ao grupo de mulheres que não deseja fazer um vestido à sua medida, os estilistas recomendam que escolha um vestido do catálogo, sendo possível personalizá-lo, posteriormente. Aqui, tem a oportunidade de adicionar um toque que grite a sua personalidade e essência.

No momento de escolher o vestido e o tecido, tenha em conta o seu bem estar no grande dia, para que o possa desfrutar ao máximo. Contudo, não pode deixar de lado a elegância, pelo que a sua escolha deve recair sobre um tecido de qualidade. Os tecidos mais procurados, atualmente, pelas noivas são: mikado, piqué, brocado, tafetá, ottoman, organza e crepe.

vestido de noiva perfeitoCréditos: FotoLux. Vestido de noiva: Gio Rodrigues

3º Passo: Tenha em conta o tom que melhor se adequa à sua pele

Nem todos os tons de pele ficam bem com o mesmo tom de branco. Para a auxiliar nesta tarefa, desvendamos-lhe algumas dicas para acertar em cheio na cor:

Branco puro: Nem sempre é uma das opções mais óbvias para as noivas, no entanto é um dos tons que melhor fica com as mulheres com uma pele mais escura.

Cru/Branco Sujo: Um dos tons mais utilizados pelas noivas, uma vez que corresponde à cor natural da seda. Corresponde a uma tonalidade que favorece a grande maioria das noivas que apresenta uma pele intermédia – nem muito clara, nem muito escura.

Branco neve: A tonalidade mais parecida ao branco puro, pelo que continua a ser uma aposta bastante famosa entre as noivas.

Pérola: Um tom próximo à cor baunilha, bastante elegante e fino. No entanto, não é muito fácil de encontrar. Bastante aconselhado para as noivas com mais de 40 anos ou com uma pele mais morena.

Marfim: Afastando-se ligeiramente da cor branca, este tom aproxima-se mais das cores beges e corresponde a uma das cores mais favorecedoras, uma vez que é mais calorosa.

Champanhe: Suavemente dourado, dificilmente se adapta a todos os tipos de pelo. Contudo, com as peles mais morenas resulta espetacularmente bem!

vestido de noiva perfeitoCréditos: Aguiam Wedding Photography. Vestido de noiva: Pureza Mello Breyner

4º Passo: A sua silhueta

Acreditamos que já tenha uma ideia daquele que será o vestido que deseja usar, mas a questão que deve colocar é: “será que este corte que me assenta realmente bem?”. Não se precipite, pois é preciso ter consciência da possibilidade de que o vestido pelo qual se apaixonou não lhe fique tão bem como à modelo que a experimentou. Assim, tendo em conta o seu tipo de corpo deve determinar o melhor tipo de corte.

5º Passo: experimente o vestido, ande com ele e movimente-se

Os experts em vestidos de noiva aconselham a mover-se no momento em que estiver a fazer a prova do vestido. Caminhe, sente-se, pule, dance, coloque os braços para cima… Se, por acaso, não for capaz de fazer este tipo de movimento significa que não é o modelo ideal para si.

Para além disto, queremos, também, alertá-la para se fazer acompanhar simplesmente pelas pessoas necessárias para a prova do vestido de noiva, visto que as opiniões acabam sempre por influenciar a sua decisão final. Outros aspetos a ter em conta; quantas mais pessoas levar para a sua prova, menor será o efeito surpresa no dia do seu casamento. Por esta razão, peça simplesmente a uma ou duas pessoas da sua confiança – como a sua irmã e mãe, por exemplo.

Preparada para escolher o seu vestido de noiva perfeito? Com estas dicas, é certo que já não querer nada a mais e nada a menos: vai ser na medida exata para si.

Veja também: