Publicidade:

Veterinário low cost: o que ter em conta e onde encontrar

Uma ida ao veterinário com o seu animal de estimação pode revelar-se uma verdadeira surpresa para a sua carteira. Descubra opções de veterinário low cost.

Veterinário low cost: o que ter em conta e onde encontrar
Não descure os cuidados de saúde do seu companheiro

Ter um animal de estimação tem vários benefícios para a saúde, tais como: sensação de bem-estar; melhoria da pressão arterial; redução dos níveis de colesterol, entre outros. No entanto, esta companhia acarreta algumas despesas e, por vezes, inesperadas. Conheça vários centros e associações que disponibilizam serviços de veterinário low cost.

Veterinário low cost: 3 boas opções que deve considerar


veterinário low cost

A maioria dos donos de animais de estimação considera os mesmos membros da família e companheiros para a vida. Como tal, as visitas regulares ao veterinário fazem parte dos cuidados essenciais. E aqui podem começar a surgir as primeiras preocupações como, por exemplo, o custo associado a manter um animal de estimação. Este é um tema sensível, sobretudo quando envolve situações de urgência médica.

Atualmente, existe uma vasta oferta de serviços com preços mais acessíveis, que vão desde as lojas de animais, ao veterinário low cost. Uma das melhores formas de poupar na fatura com o veterinário é optar por hospitais ou clínicas ligados às faculdades de medicina veterinária.

É importante ressalvar que, apesar dos preços mais baixos, a qualidade do atendimento e abrangência do serviço assume-se como a principal missão destas organizações e instituições.

Hospital Solidário Veterinário

A SOS Animal – Portugal é uma organização não governamental de proteção animal e ambiental que conta com voluntários e apoiantes em todo o país, estando sediada em Lisboa.

A sua principal missão é proteger e defender todos os animais e o seu habitat, visando uma sociedade onde nenhum animal se encontre em situação de risco ou abuso.

Desta missão surgiu a necessidade de criar o Hospital Veterinário Solidário SOS Animal, único em Portugal, que pretende assim assegurar o bem-estar de animais abandonados ou que vivam num família com dificuldades económicas.

Porém, é fundamental que quem contacta o Hospital Veterinário Solidário o faça sabendo que a SOS Animal – Portugal é uma organização sem fins lucrativos, baseando o seu trabalho em quotas e em donativos.

Deste modo, este pode ser considerado um serviço de veterinário low cost, uma vez que o modelo de gestão depende dos serviços clínicos (consultas e tratamentos) que são disponibilizados a preços de tabela para financiar as situações de natureza social.

Low Cost Veterinários

A Lowcost Veterinários é uma rede de centros veterinários de proximidade, com foco nos cuidados primários de saúde profiláctica e terapêutica, articulando-se com hospitais veterinários para o encaminhamento de situações de gravidade ou equipamento de elevada complexidade.

Esta rede de centros é composta por unidades próprias e por unidades em regime de franchising sólido, que permite a abertura de unidades quer por médicos veterinários, quer por outros empreendedores que pretendam investir.

A experiência enquanto veterinários doutorados e pós-graduados permite aplicar todo o conhecimento na saúde e segurança do animal, sendo que o foco é sempre a saúde e o bem-estar do animal de estimação.

As parcerias com hospitais veterinários de proximidade permitem o acesso aos melhores equipamentos, sendo que de momento existem 9 unidades em todo o país. Desta forma, conseguem minimizar o custo de investimento e aplicam toda a formação na realização de serviços de elevada qualidade, com valores de veterinário low cost.

Hospital Veterinário da Universidade do Porto

Reconhecido pela Direção Geral de Veterinária em 2015, o UPVET distingue-se pelos objetivos de formação prática dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV); prestação de serviços clínicos veterinários à população; apoio aos médicos veterinários privados e investigação de melhores métodos de diagnóstico e tratamento das doenças de animais de companhia.

Deve salientar-se que os estudantes, estando ainda em período de aprendizagem, estão impedidos de dar informação técnica aos proprietários dos animais, assim como de administrar qualquer medicamento sem que para tal estejam autorizados pelo médico veterinário que acompanha cada caso.

Deste modo, a responsabilidade dos atos praticados é inteiramente dos clínicos e da Direção Clínica do UPVET, uma vez que é um trabalho permanentemente supervisionado e monitorizado por médicos veterinários, clínicos e docentes, portadores de carteira profissional emitida pela Ordem dos Médicos Veterinários de Portugal.

veterenario low cost

Outras opções de veterinário low cost


Estes hospitais apresentam preços mais baixos face aos praticados nas clínicas privadas para animais.

Tornar-se sócio de uma associação de ajuda animal poderá ser útil na procura por cuidados veterinários low cost. Normalmente, estas associações têm parcerias com clínicas veterinárias que permitem ter acesso a cuidados veterinários com preços mais baixos.

Ao associar-se não só estará a – eventualmente – ajudar o seu animal, como estará efetivamente a ajudar outros animais que ainda procuram dono. Pode considerar, por exemplo, a União Zoófila e a Associação Midas.

Últimas dicas para poupar nos cuidados com os animais de estimação

Esteja atento à informação na sua Junta de Freguesia sobre as campanhas de vacinação e colocação de chips eletrónicos. Estas campanhas são feitas ao longo do ano pelos serviços veterinários municipais e é mais uma forma de aceder a cuidados veterinários low cost sem comprometer a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação.

Veja também:

Ana Araújo Ana Araújo

Natural do Porto, Ana Araújo é apaixonada por viagens e pela cultura espanhola, razão pela qual já viveu em três cidades espanholas. Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Marketing, possui experiência profissional de mais de oito anos, tendo estado sempre ligada à área dos conteúdos.