Publicidade:

Viajar com pouco dinheiro: 6 truques a não esquecer

Viajar com pouco dinheiro não precisa de ser um problema, até porque longe vão os tempos em que viajar era um luxo exclusivo de alguns.

Viajar com pouco dinheiro: 6 truques a não esquecer
Veja como viajar de forma económica e inteligente

Viajar com pouco dinheiro é possível quando as férias são planeadas com antecedência. Explorar novos lugares e novas culturas não precisa de custar uma fortuna e pode-se transformar numa meta de vida possível para muitas pessoas.

6 dicas para quem quer viajar com pouco dinheiro

1. Faça um planeamento

travel

Viagens espontâneas são ótimas, principalmente quando existe tempo de sobra e dinheiro a mais na conta bancária. Para quem pretende viajar com pouco dinheiro, a dica mais valiosa é pensar em todos os detalhes com o máximo de antecedência possível.

Questões como: tempo de estadia em cada cidade ou país, rotas a serem percorridas, meio de transporte a ser utilizado e alojamentos necessários, são primordiais para quem não deseja ter gastos extras com hotéis e voos de última hora.

2. Prefira a baixa temporada

travel

Longos feriados, férias escolares e épocas de calor ou frio intensos, a depender do local escolhido, podem ser datas muito mais caras. Além disto, aumentam as chances de superlotação nas cidades e com isso maior procura pelos alojamentos, que podem tornar-se mais dispendiosos.

3. Poupe na acomodação

travel

Com o planeamento feito, é possível saber que tipo de acomodação será necessária. Opte por hostels em vez dos hotéis e aproveite para conhecer um pouco melhor a cultura local com os sites de alojamentos como o AirBnb e o Couchsurfing. Hospedar-se numa casa, ajuda ainda a economizar na alimentação, uma vez que é mais caro comer em restaurantes.

4. Faça as malas

travel

Preparar a mala ideal é uma das maiores vantagens de quem quer viajar com pouco dinheiro. É necessário ter a certeza de que leva toda a bagagem essencial para evitar compras de emergência, como produtos de higiene pessoal ou até um casaco extra. Pesquise sobre a região que vai visitar e garanta itens básicos que podem ser imprescindíveis: capa de chuva, calças de ganga e um bom casaco, por exemplo.

5. Agende os voos

flights

Normalmente as companhias aéreas permitem que a compra de passagens seja realizada até um ano antes da data do embarque, isto significa que é possível comprar passagens mais baratas ou esperar por saldos especiais. Quem deseja viajar com pouco dinheiro deve tentar, sempre que possível, comprar os bilhetes de ida e volta de uma só vez, para evitar custos extras.

Atenção: é muito comum que os voos a meio da semana sejam mais baratos do que os voos entre sexta e segunda.

6. Utilize transportes públicos

metro

Sempre que possível, ao viajar para um novo local, utilize os transportes públicos. Além de ser mais acessível, ainda possibilita uma imersão cultural enriquecedora. Deixe o aluguer de carro, táxi e uber para quando os mesmos forem inevitáveis ou necessários.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].