Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
13 Dez, 2017 - 14:35

19 dicas para viajar de mochila às costas

Mónica Carvalho

Uma das maiores dificuldades ao viajar é fazer a mala. Por isso, revelamos 19 dicas para viajar de mochila às costas que vão mudar-lhe a vida!

19 dicas para viajar de mochila às costas

Se precisa de dicas para viajar de mochila às costas, chegou ao sítio certo! Esta é, realmente, uma habilidade a ser aprendida e aperfeiçoada. Mesmo os viajantes mais experientes têm que lutar contra o desejo de ficarem sobrecarregados, por levar este ou aquele item que “mais vale levar e não utilizar, do que não levar e precisar”.

Porém, convém perceber bem as necessidades básicas do destino para onde vamos e respeitá-las ao máximo. Há muitos objetos que pode comprar em qualquer lado e que libertam espaço precioso. Pegue em papel e caneta e aponte das nossas dicas para viajar de mochila às costas.

Viajar de mochila às costas: 19 dicas imprescindíveis

Viajar de mochila às costas é sempre uma aventura, quer seja antes, durante e depois da viagem. Preparar e organizar a mochila é um quebra-cabeças, porque queremos sempre levar o básico, mas nunca sabemos o que poderemos encontrar e precisar.

É importante que leve em consideração o que vai ter disponível ao seu alcance em cada lugar que estiver, como é possível economizar tempo evitando filas e, acima de tudo, que acessórios podem ser evitados ou simplesmente substituídos de uma lista pessoal do que deve levar ou não para uma viagem com a mochila às costas.

A verdade é uma: nunca se chega a utilizar tudo o que se carrega numa mochila, por isso e por este caráter esporádico de algumas coisas, nem vale a pena tê-las consigo, porque só faz peso.

Antes de por o pé na estrada, no acelerador, no autocarro, no comboio ou no avião, faça um bom plano de viagem com antecedência. Pesquise sobre tudo o que quer saber, pois ao conhecer mais do local que quer visitar, melhor será a viagem.

O espaço de armazenamento é limitado e o corpo agradece o peso desnecessário, por isso, confira 19 dicas para viajar de mochila às costas.

1. Reduza para metade

placeholder-1x1

A maioria das pessoas embala o dobro do que precisa, por isso, o truque é separar todas as coisas que achava precisar e reduzi-las para metade.

Quanto às roupas que deve levar, isso depende do destino que pretende. Há quem goste de frio, há quem goste de calor e de praia, há quem prefira montanha e o campo e há quem não perca umas férias na cidade.

Contudo, existe sempre o básico de roupas e acessórios que pode precisar, mas lembre-se que tudo o que quiser levar terá de carregar às costas, por isso, quanto menos melhor. Apesar de não poder levar o guarda-roupa consigo, não se esqueça de colocar na sua mochila as seguintes peças de roupa:

  • Um par de sapatilhas;
  • Um par de chinelos;
  • Meias e roupa interior;
  • Dois pares de calças;
  • Dois pares de calções;
  • Algumas t-shirts;
  • Um casaco;
  • Um impermeável;
  • Um chapéu;
  • Óculos escuros;
  • Toalhas.

2. Escolha uma palete de cores

Para conseguir tirar o máximo de proveito de um guarda-roupa limitado, o melhor é restringir-se a peças que se adequem a diversos momentos e que pertençam à mesma palete de cores ou sejam de cores neutras.

3. Use peças de várias maneiras

Há peças de roupa ou acessórios que podem ser usados de maneiras diferentes, como um lenço que pode ser usado de inúmeras formas: simplesmente como um lenço, como um top ou até mesmo como vestido.

4. Experimente sempre antes de fazer mala

placeholder-1x1

Referimo-nos a roupas e sapatos. Pode querer levar consigo várias peças novas, mas convém experimentar sempre tudo, para se certificar de que se sentirá confortável e que, particularmente no caso dos sapatos, cumprirão a sua função, sem magoar.

5. Leve sacos a mais

Os sacos transparentes pequenos, com fecho tipo ziploc são sempre um item indispensável nestas dicas para viajar de mochila às costas e têm imensas utilidades, como para guardar roupa suja ou os produtos de higiene.

3. Higiene pessoal

Em relação à sua higiene pessoal, numa viagem com mochila às costas, deve ter sempre consigo: um champô, um gel de banho ou sabão líquido, desodorizante, pasta e escova de dentes, um corta-unhas, cotonetes, um bom protetor solar, um batom de cieiro, perfume, gilete e espuma de barbear e uma pinça. Outros objetos que deve ter consigo numa viagem com mochila são:

  • Uma caixa de primeiros socorros com medicamentos;
  • Vitaminas;
  • Repelentes;
  • Comprimidos para o enjoo;
  • Vaselina.

7. Use embalagens pequenas

placeholder-1x1

Nomeadamente no que aos produtos de higiene diz respeito. Desta forma, além de ocupar menos espaço, não terá qualquer problema se quiser levar esses produtos consigo durante a viagem.

8. Reutilize as suas peças

Se isso implicar lavagens durante a viagem, então, porque não? Lembre-se que o importante é viajar com o menor número de coisas possível.

9. Vista as peças mais volumosas

Durante as viagens, aconselhamos a vestir as peças mais volumosas e que possam ocupar mais espaço na mala ou mochila. O mesmo conselho se adequa ao calçado.

10. Compre durante a viagem

placeholder-1x1

Imagine que fica sem champô ou gel de banho. Nesse caso, poderá sempre comprar num qualquer supermercado durante a viagem. Bem como usufruir dos amenities disponibilizados pelos hotéis.

11. Leve roupas escuras

Pois as probabilidades de se notar uma pequena mancha nas mesmas são praticamente nulas. Além disso, é mais fácil de fazer várias combinações de roupa.

12. Leve apenas dois pares de sapatos

Quando de trata de calçado para viagens, é importante levar um par mais desportivo, ideal para usar durante o dia enquanto explora a cidade e outro um pouco mais formal, para algum evento que assim o exija.

13. Livros em formato viagem

Se é daquelas pessoas que acha indispensável levar um livro em cada viagem, então, opte pelas versões de viagem que, além de mais pequenas, são mais leves e ocupam menos espaço.

14. Enrole as roupas

placeholder-1x1

Com este truque conseguirá arrumar mais peças do que se estas fossem apenas dobradas, por mais bem dobradas que estivessem.

15. Invista numa tolha de secagem rápida

Encontrará este tipo de artigos disponíveis em lojas de desporto. Assim, poderá transportar uma toalha de grandes dimensões sem ter que abdicar do espaço. Contudo, se ficar num hotel ou casa de aluguer, certifique-se primeiro de que este material é disponibilizado pelo anfitrião.

16. A mochila

Uma boa mochila pode fazer toda a diferença durante a sua viagem. Caso não tenha nenhuma e pense em comprar uma para uma viagem, fique a saber que deve escolher uma que seja prática, confortável e resistente.

17. Objetos importantes

placeholder-1x1

Não se esqueça de objetos que lhe podem fazer falta, tais como: máquina fotográfica, telemóvel e carregador de bateria, adaptador de tomada universal, garrafa de água, protetor de olhos para dormir, tampões para os ouvidos, uma caneta e um bloco de notas, um livro ou uma revista, cartão de cidadão ou passaporte e respetivas fotocópias, a sua carteira pessoal com dinheiro, álcool desinfetante, um canivete suíço, papel higiénico e uma agenda.

Dicas extras para uma viagem de mochila às costas

18. Onde ficar

Há vários locais onde pode ficar a pernoitar quando viaja com uma mochila às costas. Locais como pousadas ou hostels, no geral, não são muito caros e são bastante confortáveis, hotéis económicos, onde pode usufruir de um descanso com mais qualidade a um preço acessível, e parques de campismo, onde pode ficar de perto com a natureza e respirar ar puro.

19. Alimentação

A alimentação sai caro numa viagem de mochila às costas e tem de ter cuidado com o que come para não correr o risco de ter uma intoxicação alimentar. É importante alimentar-se bem e barato e, na maioria dos casos, a melhor opção que tem é fazer compras num bom e velho supermercado, onde tudo parece ser de confiança.

Caso fique no hostel ou numa pousada, tem acesso a uma cozinha coletiva e lá pode cozinhar à vontade, mas se caso fique num parque de campismo averigue se existem locais próprios para poder cozinhar as suas próprias refeições.

Esperamos que estas dicas para viajar de mochila às costas lhe simplifiquem a sua vida. Agora é só fazer a mala e desfrutar de mais uma viagem.

Veja também: