Publicidade:

19 destinos ideais para viajar em agosto

Quer viajar em agosto? Ainda está à procura de destinos? Não entre em pânico: temos 19 sugestões de locais fantásticos para as suas férias.

19 destinos ideais para viajar em agosto
Tira férias em agosto? Veja as nossas sugestões

Seja por opção ou obrigação, o certo é que a grande maioria dos portugueses tira férias em agosto. A organização do ano civil e o calendário escolar, assim como a meteorologia típica da época, favorecem este cenário. Mas, para onde viajar em agosto?

Claro que há destinos populares e incontornáveis, como o Algarve ou as ilhas espanholas. Neste artigo, no entanto, sugerimos 19 locais menos óbvios, que o irão encantar nesta época do ano. Afinal, o verão não tem de ser só praia.

Viajar em agosto: 19 destinos para aproveitar o verão


1. Dublin, Irlanda

Dublin, IrlandaFonte: pixabay/seanegriffin

Um país bucólico e encantador que no verão ganha uma dinâmica especial, uma vez que o clima convida a viver mais os jardins e as ruas das cidades. Em Dublin, espera-o uma atmosfera vibrante onde a cultura se desdobra nas mais variadas formas.

História e modernidade numa mistura charmosa, onde não faltam cenários naturais incríveis, tanto de montanha como à beira-mar: há mesmo várias praias a menos de uma hora de distância do centro da cidade.

2. Westman Islands, Islândia

Não é novidade que o verão é uma das melhores alturas para visitar a Islândia. As longas horas de sol e as temperaturas mais convidativas garantem condições perfeitas para explorar este país de uma riqueza natural única.

Se viajar em agosto para este destino cada vez mais badalado, inclua no roteiro as Ilhas Westman. Situado a sul da ilha principal, este arquipélago tem em Heimaey a ilha principal e oferece um concentrado do caráter islandês: fauna e flora impressionantes distribuídas por vales, montanhas e vulcões inesquecíveis.

3. Edimburgo, Escócia

Edimburgo, EscóciaFonte: pixabay/Darilon

Na busca de ótimos destinos para onde viajar em agosto, encontramos a carismática Escócia. Pertencente ao Reino Unido, este país está repleto de atrações, a começar pela sua capital, Edimburgo. Aqui, o passado medieval é exibido com orgulho nas ruas da cidade antiga. Castelos, palácios e igrejas a descobrir numa caminhada com pausas para uma bebida local, ou não estivéssemos na terra dos pubs e do whisky.

Para além das temperaturas agradáveis nesta altura do ano, o Edimburgh Fringe Festival é outro grande motivo para visitar a cidade em agosto. Trata-se de um evento de importância internacional, que confere à cidade uma atmosfera única, com performances criativas das mais variadas áreas, com artistas de todo o mundo.

4. Copenhaga, Dinamarca

Subindo um pouco mais no mapa da Europa, sugerimos-lhe agora a capital da Dinamarca. Como todos os destinos nesta região geográfica, agosto torna Copenhaga mais convidativa. E se é verdade que pode haver um maior número de turistas nas ruas, o clima ameno permite que se usufrua de todo o seu potencial.

Da estátua da Pequena Sereia ao pitoresco bairro de Nyahvn, passado pelos palácios gloriosos, Copenhaga irá ganhar um lugar de eleição nas suas memórias de viajante. A qualidade de vida dos dinamarqueses, os jardins, a azáfama do porto, as lojas de design e os cafés e restaurantes com muita pinta, são outros dos seus trunfos.

5. Oslo, Noruega

Oslo, NoruegaFonte: pixabay/office8

Outro país nórdico que se torna bastante atrativo em agosto é a Noruega. Faça de Oslo o seu porto de abrigo, mas aproveite para conhecer os belíssimos fiordes noruegueses fazendo um cruzeiro. A forte consciência ambiental do país é um dos aspetos que o irá consquistar. Os parques e as zonas verdes estão primorosamente conservadas e quase não se usa o automóvel no centro da cidade.

Em Oslo, os mais modernos museus e os edifícios de arquitetura arrojada convivem com marcos históricos com centenas de anos: castelos e fortalezas envoltos em curiosas lendas, como o imperdível castelo de Akershus, do século XIII. Explore ambas as facetas da cidade numa viagem que tanto se adequa a ser feita a dois como em família.

6. Maasai Mara, Quénia

Continuando a sugerir destinos para viajar em agosto, saímos da Europa para aterrar no monumental continente africano. Esta é a altura ideal para visitar a reserva de Masaai Mara, quando a exuberância da vida selvagem atinge o seu auge: é a chegada a esta região de várias espécies de animais vindas da Tanzânia.

O espetáculo das “grandes migrações” é digno de se ver e um safari nesta época particular é algo que nunca mais se esquece. O clima está seco e ameno – as noites podem ser um pouco frias – o que proporciona uma estadia agradável, sem o calor abrasador que associamos a África. Note, no entanto, que esta pode ser uma época com bastantes visitantes.

7. Toronto, Canadá

Toronto, CanadáFonte: pixabay/ahill88

O Canadá tem sido um destino turístico injustamente desvalorizado. Para além das cataratas do Niagara – na fronteira com os Estados Unidos – poucas outras referências temos deste país colossal. No entanto, a variedade paisagística é uma das suas mais-valias, que conta ainda com uma série de metrópoles desenvolvidas e fascinantes.

Aqui, destacamos Toronto, a maior cidade do país e a quarta maior da América do Norte. Com uma enorme percentagem de população vinda de outros países, é uma cidade cosmopolita e multicultural. Edifícios icónicos como a Torre CN, com 533,33 metros de altura, ou a Assembleia Legislativa, merecem uma visita. Inclua ainda um passeio à ilha de Toronto, de onde se obtém um belo panorama da cidade.

8. Galápagos, Equador

E que tal viajar em agosto até um dos mais fascinantes arquipélagos do pacífico? Referimo-nos às ilhas Galápagos, pertencentes ao Equador e conhecidas pelas tartarugas gigantes. Sabia que foi aqui que Charles Darwin recolheu elementos que sustentaram a sua teoria da evolução das espécies?

Mas aqui há mais do que tartarugas. Há iguanas, leões-marinhos, aves exóticas e catos gigantes. E há também civilização: em Puerto Ayora, capital da Ilha de Santa Cruz, não faltam bares, restaurantes, lojas e muita animação.

9. Curaçao, Caraíbas

Curaçao, CaraíbasFonte: pixabay/Mariamichelle

Ainda que as ilhas das Caraíbas possam sem fustigadas por ventos fortes em agosto, nas que ficam mais a sul, como Curaçao, essa situação é pouco frequente. Este é por isso um bom destino para viajar em agosto, sobretudo se valoriza praias paradisíacas e exclusividade, e tem um orçamento para férias generoso.

Esta é a maior ilha das Antilhas Holandesas e oferece praias de sonho, daquelas com águas cristalinas e palmeiras, que costumam ilustrar os postais. O mergulho, o kitesurf e outras atividades aquáticas são bastante procuradas. As casinhas coloridas tradicionais, a gastronomia que cruza várias influências e a simpatia dos habitantes são outros traços deste destino apetecível.

10. Fernando de Noronha, Brasil

Um dos destinos mais fabulosos desse fabuloso país que é o Brasil chama-se Fernando de Noronha. Trata-se de uma ilha – na verdade é um arquipélago com 21 ilhas – que é um santuário natural. Algumas das praias mais bonitas do Brasil estão aqui e só por isso já valia a pena visitar este paraíso. Pertence ao Estado de Pernambuco e oferece paisagens de tirar o fôlego a qualquer um.

As baías de águas límpidas, as encostas verdejantes, a riqueza marinha e a quantidade de aves e outras espécies animais fazem com que seja uma Reserva Protegida, classificada como Património Natural da Humanidade pela UNESCO. Ainda que cumprindo regras apertadas de proteção ambiental, ali há pousadas, cafés e restaurantes. Para lá chegar, é preciso apanhar um voo a partir de Recife ou de Natal.

11. Açores, Portugal

Açores

Mas, nem só de destinos estrangeiros vive um empenhado viajante. Apesar de muitas vezes nos esquecermos disso, Portugal é um país fantástico para passar férias. Nesta lista colocámos de lado os destinos mais populares: Algarve, Alentejo, Douro… e começamos por falar dos Açores. Sabemos que este é um destino igualmente badalado, mas tratando-se de viajar em agosto, achamos que é uma opção a ter em conta.

O frio e a chuva podem ser bastante persistentes no território açoriano, daí a escolha do mês oito do calendário para esta viagem, onde as visitas e as caminhadas ao ar livre são obrigatórias. As lagoas, as encostas vulcânicas, as grutas, as fumarolas, as praias de areia negra e os vales viçosos esperam por si para umas férias energizantes, onde a natureza se faz de convidada.

12. Minho, Portugal

A fechar esta lista de destinos a ter em conta por quem quer viajar em agosto trazemos-lhe a região do Minho, no norte de Portugal. Aqui, poderá optar pelas históricas cidades e vilas do interior, como por exemplo Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Paredes de Coura, Melgaço ou Monção, ou então percorrer as praias do litoral minhoto e explorar Viana do Castelo, Caminha ou Vila Nova de Cerveira.

Seja como for, será sempre muito bem recebido pelos locais, irá comer maravilhosamente e ainda se poderá divertir nas romarias e festas populares que não faltam por aqui nesta altura do ano.

13. Sardenha, Itália

sardenhaFonte: Pixabay/fradellafra

A Sardenha é um destino elegante e com uma aura de exclusividade que só lhe fica bem, charmosa como qualquer destino italiano que se preze. De uma beleza natural incrível, trata-se da segunda maior ilha do mar Mediterrâneo, apresentando praias absolutamente paradisíacas.

Há quem se refira à Sardenha como “a Ilha das mil praias bonitas”, tantas são as praias e tão difícil é dizer quais as mais deslumbrantes. Claro que há sempre programas alternativos para os mais irrequietos, como mergulho, passeios de barco, visitas a Cagliari, a capital da Sardenha, ou provas de vinho em casas de turismo rural.

No entanto, dormir, comer e aproveitar as ótimas praias, parece ser a trilogia mais apreciada pelos turistas na Sardenha. Se estes verbos são música para os seus ouvidos, a Sardenha é o destino a visitar em agosto.

14. Índia

Normalmente é em agosto que concentramos o maior número de dias de férias, seja por opção ou por motivos profissionais. Assim, porque não aproveitar esta altura do ano para fazer uma grande viagem? Ainda vai a tempo de visitar a Índia, esse país tão vasto, complexo e exótico.

A sua cultura tão diferente merece ser explorada com entusiasmo e curiosidade. E não limite a sua viagem a Nova Deli, a capital, com os seus templos imponentes e a sua energia inesgotável nas ruas. Visite ainda Jaipur, “a cidade rosa do Rajastão” e, como não podia deixar de ser, vá até Agra para poder admirar o fascinante Taj Mahal.

15. Cuba

cuba

A ilha que deu a conhecer ao mundo o carismático Fidel Castro é um destino turístico com especificidades únicas: um local para excelentes férias de praia e ao mesmo tempo com uma componente histórico-cultural verdadeiramente singular.

O ideal é, por isso mesmo, juntar o melhor dos dois mundos à sua viagem: dedicar parte da viagem às praias maravilhosas desta ilha do Caribe e às muitas experiências que estas oferecem, como passeios de barco, mergulho, snorkeling, nadar com golfinhos, etc.; e guardar alguns dias para conhecer a mítica cidade de Havana.

Pelo meio, não deixe de saborear a gastronomia local, refrescar-se com os mojitos e outros cocktails feitos com rum e dançar ao som dos inconfundíveis ritmos cubanos.

16. Cabo Verde

Cabo Verde é um destino com muitas vantagens, para além dos infindáveis quilómetros de praias fantásticas. Não são precisas muitas horas para lá chegar; usufrui do excelente clima do Norte de África, em que o calor é suavizado pelos ventos alísios, e é fácil sentirmo-nos em casa: afinal, é o português a língua que mais se fala neste arquipélago.

A Ilha do Sal e a Ilha da Boavista são os dois destinos cabo-verdianos mais procurados para férias, de entre as suas dez ilhas de origem vulcânica. Em ambas irá encontrar resorts de qualidade, uma atmosfera simpática e relaxada, e várias atividades com que se entreter, para além de estar deitado ao sol ou dentro de água: o mar em agosto costuma registar uns irresistíveis 27°C .

Se lhe juntarmos ainda a interessante cultura cabo-verdiana, que se reflete no artesanato, na música e na gastronomia, fica claro que é um ótimo destino de férias.

17. México

mexico

Ándale ándale, arriba arriba!: quem não se lembra desta expressão do rato mexicano mais famoso de sempre? Falamos de Speedy Gonzalez, o rápido e bem-disposto ratinho criado pelos estúdios Warner Brothers. Mas esta personagem é apenas uma das muitas referências que associamos ao México.

De facto, escolher este destino para férias, para além de significar praias e descanso, é também poder confirmar, in loco, muito do nosso imaginário mexicano, desde logo em relação à comida. Bem-vindo à terra-natal dos tacos, nachos, burritos, guacamole e chilli com carne, entre outros sabores mais ou menos picantes.

E o que dizer da riqueza cultural e arqueológica deste país? Combinar dias de férias na praia com aulas de história ao vivo para conhecer as pirâmides e as ruínas maias, é um dos privilégios para quem escolhe viajar até ao México.

18. Ibiza

Ibiza

Nesta lista de sítios para onde viajar em agosto, ainda não tínhamos mencionado nenhum destino na nossa vizinha Espanha. Não é novidade que este país oferece destinos de férias incríveis, para todos os gostos e todas as épocas do ano. Mas no verão, gostamos particularmente do ambiente boémio de Ibiza.

Não se pense, no entanto, que nesta ilha das Baleares as férias se fazem apenas de farra e festas noturnas. Esse é apenas uma das faces de Ibiza, que reserva muitos encantos para turistas mais tranquilos, desde logo as excelentes praias.

Passeios de barco e muitas atividades náuticas, esplanadas convidativas, restaurantes com comida deliciosa e espetaculares vistas para o mar, mercados de rua e artesanato que apetece trazer para casa, são outros dos condimentos deste destino.

19. Algarve

Por fim, trazemos-lhe um destino clássico: o Algarve. Se meio mundo ruma ao Sul do país por estes dias, porque não havemos de nos juntar a esta onda de animação e descontração?

E se é verdade que é nesta altura que as ruas, os restaurantes e as atrações têm mais gente, também é nesta altura que o Algarve se apresenta a todo o vapor, envolvendo os forasteiros num clima de festa único e contagiante.

agosto no Algarve

É em agosto que os amigos e as famílias se encontram “lá em baixo”; é em agosto que os mais novos fazem novos amigos na praia; é em agosto que no Algarve tudo acontece. Um destino aclamado em todo o mundo, onde ainda vai a tempo de gozar umas férias perfeitas.

Veja também: