Publicidade:

O que visitar no Inverno em Portugal: 6 sugestões imperdíveis

Quer explorar o território luso e não sabe por onde começar ? Aqui, dizemos-lhe o que visitar no inverno em Portugal, para uma escapadinha inesquecível.

O que visitar no Inverno em Portugal: 6 sugestões imperdíveis
Saiba onde ir nos meses de frio, em terras lusas

Não são raras as vezes em que, nos meses de mais frio, preferimos o sofá à estrada. No entanto, são muitos os sítios que se enchem de encanto nesta altura do ano e que merecem, por isso, uma visita. Saiba aqui o que visitar no inverno em Portugal e faça-se à estrada. Para tal, siga o nosso roteiro sobre o que visitar no inverno em Portugal e ficar maravilhado

O que visitar no inverno em Portugal: 6 destinos com charme


1. Serra da Estrela

serra da estrela

Começamos a nossa lista de tudo o que visitar no inverno em Portugal com um destino muito querido pelos portugueses. Não é segredo que a Serra da Estrela é um dos lugares a visitar quando o frio se faz sentir em terras lusas. Encaixado entre Celorico da Beira, Guarda, Covilhã, Seia e Gouveia, o Parque Natural da Serra da Estrela é uma área demarcada e protegida onde se concentram algumas das paisagens mais bonitas de Portugal. Aqui, a serenidade dos vales e montanhas contagia quem os visita. Parta à descoberta das nascentes dos maiores rios portugueses, espreite os vales glaciares de Loriga e Manteigas, observe algumas das fascinantes espécies de aves que aqui nidificam e renda-se à gastronomia da região, com um copo de vinho da Beira Interior e um pedaço generoso de queijo da Serra da Estrela.

2. Aldeias Históricas de Belmonte e Sortelha

sortelha

Por que não partir numa pequena road trip por duas das Aldeias Históricas de Portugal? Situada em plena Cova da Beira e com vista sobre a encosta oriental da Serra da Estrela, a vila de Belmonte é uma terra solarenga, onde se respira história, natureza e hospitalidade. Espreite o antigo Paço do Concelho, no Largo do Pelourinho, a Torre de Centum Cellas, um dos monumentos mais enigmáticos do concelho, o Ecomuseu do Zêzere, onde poderá acompanhar o percurso do rio Zêzere, desde a sua nascente até à foz, e o Castelo de Belmonte para uma visita com história e raízes.
A 20 minutos de carro, irá encontrar uma outra aldeia histórica de Portugal, Sortelha, que manteve a sua fisionomia urbana e arquitetónica, inalteradas até hoje. Aqui, visite o Castelo, classificado como Monumento Nacional desde 1910, a Antiga Casa da Câmara e Cadeia, construída no século XVI, e a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora das Neves.

3. Aldeias do Xisto de Góis

aldeias de xisto

São 27 as Aldeias do Xisto e 27, por isso, as aldeias que poderiam fazer parte desta lista. Este inverno, sugerimos, porém, que se faça às Aldeias do Xisto de Góis, no distrito de Coimbra, que são Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira. Integradas num cenário de uma beleza natural ímpar, estas quatro aldeias irão levá-lo a visitar tempos longínquos com o conforto dos tempos que correm. Conheça as tradições da região e deixe-se levar pela tranquilidade que só o campo consegue imprimir no espírito. Para explorar de forma ativa – e aventureira – as quatro Aldeias do Xisto de Góis, parta num percurso pedestre circular de 9,2 quilómetros, que as une através de uma vereda tradicional.

4. Montesinho e Rio de Onor

montesinho

Montesinho, situada a cerca de 1000 metros de altitude, em pleno Parque Natural de Montesinho, é uma aldeia típica transmontana, onde a tranquilidade toma conta dos sentidos. Com casas em granito, de telhados em lousa e varandas em madeira, é o sítio ideal para abraçar o passado com o conforto dos dias de hoje. Perca-se pelas ruas da aldeia e espreite a Igreja de Montesinho, o Núcleo Interpretativo de Montesinho e o Museu instalado numa casa típica transmontana, onde poderá conhecer a caraterização geológica da aldeia e os seus costumes. Para uma experiência na Natureza, percorra o Passeio Pedestre de Montesinho, de 10 quilómetros, e deixe-se deslumbrar pelas paisagens verdejantes da região.
Também inserida no Parque Natural, Rio de Onor é uma aldeia comunitária atravessada pela fronteira com Espanha, onde as casas típicas serranas em xisto com varandas alpendradas se encontram muito bem preservadas. Aqui, parta à descoberta da Ponte Romana, da Igreja Matriz, do forno, da forja e dos moinhos comunitários. À mesa, não se esqueça de provar os saborosos enchidos, tão populares na região.

5. Bragança

bragança

Bragança é uma cidade com encantos vários que o inverno enaltece de forma sublime. Faça-se à capital de distrito mais a Norte de Portugal e percorra a pé o seu centro histórico. Descubra a Praça da Sé, dominada pela Igreja, e espreite a Rua Abílio Beça, onde poderá visitar o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com várias salas dedicadas à obra da pintora transmontana e exposições temporárias, o Centro de Fotografia Georges Dussaud, onde se encontra uma coleção de 148 fotografias a preto e branco do fotógrafo francês, e o Museu do Abade de Baçal, cujo acervo é constituído por coleções de arqueologia, epigrafia, arte sacra, ourivesaria, numismática, mobiliário, etnografia e pintura. Percorra ainda as ruas em busca dos solares por elas espalhados e conheça a Igreja de São Bento, integrada num convento fundado em 1590.

6. Gerês

gerês

A última sugestão sobre o que visitar no inverno em Portugal fica no Gerês. Com cerca de 70.000 hectares, o Parque Nacional Peneda-Gerês concentra paisagens de cortar respiração, sendo o sítio ideal para uma escapadinha em perfeita comunhão com a Natureza. Relaxe com os famosos banhos quentes, suba ao Miradouro da Pedra Bela, a mais de 800 metros de altitude, vá ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, na freguesia de Gavieira, pise a fronteira na Portela do Homem e descubra as aldeias com história que por aqui se encontram, como a aldeia do Soajo, famosa pelos seus espigueiros.

Veja também: