Publicidade:

Portugal dos Pequenitos: tudo o que precisa de saber na sua visita

O Largo do Rossio de Santa Clara, em Coimbra, acolhe um dos parques de referência em Portugal. O que precisa de saber para visitar o Portugal dos Pequenitos?

Portugal dos Pequenitos: tudo o que precisa de saber na sua visita
Dos pequenitos… e não dos pequeninos

Dos pequenitos… e não dos pequeninos! Apesar de ninguém se chatear se o nome for trocado, afinal o que importa são mesmo os mais pequenos. O Portugal dos Pequenitos é um parque temático de grande referência no centro do país, capaz de mobilizar inúmeros visitantes todos os anos. Um parque onde é possível conhecer Portugal inteiro… sem sair de Coimbra.

Portugal dos Pequenitos: uma visita obrigatória


A história

portugal dos pequenitos

“Tudo é minúsculo para nós – mas grande para as crianças – e tudo é verdadeiro”. Uma frase da autoria de Bissaya Barreto, o professor que sonhou e que acabou por criar o Portugal dos Pequenitos. O parque temático nasceu em Coimbra a 8 de junho de 1940, e foi criado para que os mais pequenos pudessem conhecer todos os cantos de Portugal sem precisarem de sair da cidade do Rio Mondego.

As diferentes áreas

O Portugal dos Pequenitos possui cinco áreas temáticas distintas. Uma “área monumental” onde se edificam os principais monumentos do país, uma área dedicada aos países de expressão portuguesa com a representação etnográfica e monumental desses mesmos países, envolvida numa vegetação própria destas regiões, uma área dedicada aos principais monumentos da Madeira e dos Açores, uma área dedicada à cidade de Coimbra e uma última onde se podem encontrar exemplos de diversas casas tradicionais que existem do Norte ao Sul de Portugal.

E um museu…

portugal dos pequenitos

O Museu do Traje foi criado pela Fundação Bissaya Barreto em 1997 com o objetivo de acompanhar os tempos de hoje. O espaço expõe cerca de 300 peças em miniatura representando a evolução do traje ao longo dos tempos, cenas do quotidiano português e alguns adereços significativos.

Atividades

O espaço possui várias iniciativas para acolher os mais pequenos. É possível realizar alguns cursos e workshops, organizar uma festa para crianças, oficinas para grupos com necessidades especiais ou até para grupos escolares com várias temáticas.

Horário, morada e preços

O espaço possui vários horários ao longo do ano:

  • De 1 de janeiro a 28/29 de fevereiro e de 16 de outubro a 31 de dezembro: aberto entre as 10h e as 17h.
  • Entre 01 de março e 31 de maio e 16 de setembro a 15 de outubro: aberto das 10h às 19h.
  • De 01 de junho a 15 de setembro (horário de verão): aberto das 9h às 20h.

Onde é que fica o Portugal dos Pequenitos? No largo do Rossio de Santa Clara. O mais fácil é entrar em Coimbra e depois atravessar a ponte de Santa Clara para chegar à outra margem do Mondego. Já no que diz respeito a preços, os preços podem variar entre os 6 e os 10 euros. Há, como seria de esperar, descontos para famílias. E para crianças até aos 2 anos de idade que não precisam de pagar para entrar.

Veja também: