Publicidade:

Voluntariado internacional: qual a importância e como fazer?

O voluntariado internacional é cada vez mais importante. Conheça as razões pelas quais pode ser determinante e onde pode fazer ações deste tipo.

Voluntariado internacional: qual a importância e como fazer?
Saiba onde fazer voluntariado internacional

O voluntariado internacional apresenta-se como algo muito importante nos dias que correm, no mundo em que vivemos, no meio de conflitos em que urge ajudar o próximo. Conheça as razões que demonstram a importância do voluntariado internacional e saiba que instituições servem de base a este tipo de ajuda tão fundamental.

6 instituições com oportunidades de voluntariado internacional


1. UN Volunteers

voluntariado internacional

As Nações Unidas disponibilizam anualmente cerca de duas mil oportunidades de voluntariado internacional. Para se candidatar, terá de se registar na Global Talent Pool, ter, pelo menos, 25 anos (não havendo idade máxima), dois anos de experiência profissional, formação académica superior, assim como conhecimentos relevantes de inglês, espanhol ou francês.

2. AMI

A AMI recorre a profissionais de várias áreas, como médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, entre vários outros, que colocam o seu saber ao serviço de povos que são vítimas de guerra ou de catástrofes naturais, por exemplo. As ações de voluntariado da AMI podem ser levadas a cabo durante poucas semanas, meses ou anos.

3. Serviço Voluntário Europeu

voluntariado internacional

A este serviço podem ser candidatos jovens entre os 17 e os 30 anos, oferecendo programas de voluntariado internacional em áreas muito diferentes como cultura, crianças, idosos, ambiente, etc. No website, poderá pesquisar ações de voluntariado por país e também por área de intervenção.

4. Ecovolunteer.org

Esta instituição promove programas de voluntariado internacional que visam a proteção ambiental, na Ásia, Europa, Estados Unidos e África.

5. AIESEC – Global Volunteer

O Global Volunteer é uma iniciativa da AIESEC, tendo como alvo jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, e podendo ter a duração, na grande maioria dos casos, de 4, 6 ou mesmo 8 semanas. Para tal é necessário efetuar um registo no Portal de Oportunidades e, de seguida, preencher o perfil. Após esses passos, poderá candidatar-se às oportunidades que pretende, no Peru, no Brasil, na Albânia, entre vários outros.

6. Cross-Cultural Solutions

voluntariado internacional

Esta é uma ONG que desenvolve projetos de voluntariado tendo em conta os cinco principais objetivos das Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: acabar com a pobreza, acabar com a fome, assegurar cuidados de saúde, alcançar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e alcançar a igualdade de género. Os programas de voluntariado disponíveis incluem opções na Costa Rica, em Marrocos, na Índia, no Peru, entre muitos outros.

Estas são algumas instituições de voluntariado internacional em que pode apostar, cujos sites poderá consultar para ficar mais informado sobre o assunto. Ajudar é muito importante e estas podem ser ações que mudarão a sua vida e a de muitas outras pessoas. Invista no altruísmo e na capacidade de ajudar o próximo.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.