Pedro Martins
Pedro Martins
30 Dez, 2018 - 23:41

Volvo V60 Plugin Hybrid: liga-se à corrente

Pedro Martins

A Volvo V60 Plugin Hybrid é um híbrido, tem motor a gasolina com 390 cavalos, tração integral e emissões e consumos reduzidos. Conheça esta carrinha ecológica.

Volvo V60 Plugin Hybrid: liga-se à corrente

A nova Volvo V60 Plugin Hybrid é um dos modelos que define a intenção da marca sueca em construir automóveis cada vez menos poluentes. Aquando do lançamento da atual geração S60/V60, a Volvo anunciou que as motorizações a gasóleo não estarariam disponíveis nesta gama. A Volvo V60 Plugin Hybrid já se encontra disponível no mercado nacional e não lhe faltam argumentos para fazer face à concorrência em campos como qualidade, espaço, performances e preço, bem como no que toca à orientação futurista e ecológica.

Assente na versátil e moderna plataforma SPA (Scalable Platform Arquitechture), que serve de base a diversos modelos da marca, a V60 impõe o seu design diferenciador e avantajadas dimensões. Esta nova Volvo híbrida tem 4,76 metros de comprimento e 1,85 metros de altura, dimensões que a tornam maior que a concorrência alemã. A V60 consegue arrumar 529 litros de bagagem valor que, apesar de não ser o maior do segmento, é superior aos 505 litros do XC60, um dos SUV da casa e que usa a mesma plataforma.

A Volvo V60 Plugin Hybrid está disponível em Portugal com o moderno motor T8 Twin Engine. Este propulsor a gasolina é igual ao T6 da mesma família, mas oferece aqui 303 cavalos de potência, extraídos do bloco de 1.969 cc. A carrinha cumpre o arranque dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos e alcança os 250 km/h de velocidade máxima.

Para obedecer às mais recentes normas antipoluição, a V60 híbrida conta com filtro de partículas, tecnologia que começa agora a ser aplicada nos motores a gasolina, de forma a cumprirem as cada vez mais apertadas leis de emissões poluentes. Mas a potência da nova carrinha de Gotemburgo não se fica por aqui. Graças ao motor elétrico com potência semelhante a 88 cavalos, a ficha técnica da nova Volvo anuncia uma potência total de 390 cavalos. Este motor alimenta o eixo traseiro da V60, ou seja, estamos perante uma carrinha com tração integral e alimentada por uma bateria de iões de lítio de 10,4 kWh.

Ligando a carrinha à tomada, a bateria tem capacidade de carregamento de 3 a 7 horas, dependendo da fonte de alimentação – de 6, 10 ou 16 amperes. A solução híbrida permite à Volvo anunciar emissões de CO2 de apenas 44 g/km e consumos de 1,9 l/100 km. A nova Volvo V60 Plugin Hybrid tem uma autonomia anunciada de 40 km, quando selecionada a opção Pure, modo de locomoção totalmente elétrico.

Volvo V60 Plug in Hybrid: equipamento (d)e segurança

Anunciada pelos responsáveis da marca como “uma excelente opção para quem quer aliar a elegância, a versatilidade e a tradição das carrinhas Volvo com a preocupação e o cuidado ambiental”, a V60 mais ecológica foi anunciada para o mercado luso com leque de equipamento que dá primazia ao conforto e segurança.

Entre outros elementos, a carrinha sueca conta com: faróis de LED MID, Lane Keeping Aid (sistema de ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem), teto em vidro, superfície digital de 12,3 polegadas no painel de instrumentos, ar condicionado automático, estofos em couro com apoio lombar de regulação elétrica de 4 vias, jantes de 18 polegadas e Volvo on Call.

Depois da aquisição do construtor sueco, por parte dos atuais proprietários – a Geely -, a Volvo voltou a hastear orgulhosamente a bandeira da segurança e anunciou a intenção de, a partir de 2020, nenhum ocupante morrer ou ficar gravemente ferido a bordo de um automóvel da marca. Para tal, o grupo chinês tem investido verbas significativas no desenvolvimento de avançados sistemas de segurança, matéria em que a Volvo foi sempre reconhecida.

 

Pilot Assist

Tal como outros modelos da marca, esta V60 pode ser equipada com sistema Pilot Assist, que permite condução semiautónoma até aos 130 km/h. Este piloto automático permite que o condutor retire as mãos do volante durante 30 segundos. O sistema de mitigação de acidentes frontais também está disponível e, caso surja uma viatura de frente, na direção da V60, esta tenta evitar o acidente ou diminuir os possíveis danos.

 

Chassis Four-C 

Também na lista de opcionais, a Volvo oferece o chassis ativo Four-C, sistema de amortecimento eletrónico, que regula o comportamento da suspensão conforme as exigências do condutor. Este chassis “inteligente” efetua cerca de 500 cálculos por segundo para avaliar o estado do piso e o estilo de condução, de forma a oferecer o melhor compromisso entre dinâmica e conforto em cada situação. O chassis Four-C disponibiliza modos de condução Comfort, Dynamic e Individual, permitindo ao condutor conciliar as definições que entender.

Outros atrativos

A nova Volvo Plugin Hybrid é, em tudo o resto, semelhante à restante gama. O habitáculo brinda-nos com materiais de qualidade, o interior tem design moderno e um estilo próprio, sem seguir as regras da concorrência alemã. Destaca-se o grande ecrã digital, elemento que já se tornou imagem de marca da nova geração Volvo.

 

A carrinha sueca está disponível em Portugal por 59.958€ – preço para particulares. O facto de ser um automóvel híbrido plug in permite ter incentivos fiscais que colocam a V60 híbrida nos 49.999€.

Veja também: