Publicidade:

VPN grátis: os 3 melhores serviços e porque deve usá-los

Usar uma VPN grátis pode garantir a sua privacidade online. Descubra as vantagens das redes de navegação privada e os 3 melhores serviços gratuitos.

VPN grátis: os 3 melhores serviços e porque deve usá-los
Saiba como funcionam as redes de navegação privada

Sabe o que é uma Virtual Private Network (VPN) e como o pode ajudar a transmitir informação privada dentro da própria internet? Se ainda não sabe o que é, nós explicamos. É mais fácil de utilizar do que parece e pode ajudá-lo a manter a sua privacidade no mundo online. Seja a nível individual ou até mesmo empresarial, uma VPN grátis pode vir a tornar-se algo indispensável. Saiba mais.

VPN: o que é e para que serve


Uma VPN (Virtual Private Network) é uma rede que tem duas grandes vantagens: o facto de ser virtual e o facto de ser privada. Virtual, porque é uma rede que circula “em cima” da rede tradicional. Privada, porque a comunicação realizada através dela é cifrada, o que garante a confidencialidade dos dados em circulação.

Um utilizador que estabeleça uma ligação VPN está a criar um canal de comunicação seguro e, sobretudo, privado. Pode, até, só fazer pesquisas no Google, mas querer manter esses dados confidenciais. Para isso, cria uma VPN que, por sua vez, recorre a técnicas de criptografia e autenticação – assegurando trocas de dados seguras.

Ao estabelecer uma ligação VPN, é criada uma rede privada sobre a rede pública – de utilização comum e onde navegam a maioria dos utilizadores. Por exemplo: se for aluno de uma Universidade/Escola e tenha de aceder a serviços que só estão disponíveis internamente, é necessário criar uma VPN para que possa ter acesso aos mesmos remotamente.

Também é possível estabelecer uma VPN se estiver inserido num contexto mais profissional. Suponhamos que trabalha numa empresa que tem várias sucursais espalhadas pelo país, e essa empresa pretende estabelecer uma ligação entre dois dos seus pontos – basta criar uma VPN, que implica custos irrisórios e é extremamente fiável (ideal para a partilha de dados confidenciais).

 vpn gratis

Para que serve?

Já deve começar a perceber para que é que serve uma VPN, certo? Um trabalhador de uma empresa pode estar em qualquer lado, mas, se estiver ligado à empresa por uma VPN, pode trocar todas as informações que precisa sem se preocupar com a perda de confidencialidade.

É útil para si?

É claro que sim! Não está farto de se queixar do bloqueio de alguns sites que costumava utilizar? Não gostava de navegar na internet anonimamente? Não gosta de manter a sua privacidade, mesmo na internet? Utilize uma VPN.

Como criar uma ligação VPN grátis


Criar uma destas redes implica, geralmente, custos (reduzidos) se falarmos de ligações complexas entre empresas, por exemplo. Contudo, existem serviços de VPN grátis que garantem a mesma eficiência e segurança e que dão resposta às necessidades básicas que um utilizador possa ter.

Ter uma VPN grátis é tão simples como fazer um download, instalar uma aplicação ou até uma extensão do Google Chrome. Existem várias hipóteses que podem ser consideradas.

Como em qualquer outro âmbito, uma VPN paga garante funcionalidades que, uma versão grátis, não é capaz de garantir. Ainda assim, a segurança das suas informações não fica comprometida.

Estabelecer uma ligação VPN grátis tem vantagens que vão para além da privacidade dos dados em circulação. Imagine que está a tentar aceder a um conteúdo bloqueado em Portugal e só disponível nos EUA – basta estabelecer uma destas ligações privadas para, facilmente, alterar a sua localização e aceder aos sites e conteúdos que quiser. Existem três serviços que pode considerar.

3 opções de VPN grátis


vpn gratis

Hotspot Shield Free

Este é um dos serviços de VPN grátis mais conhecidos e usados por todo o mundo. Existem duas versões disponíveis: a paga e a grátis. Na primeira, poderá ter acesso ao conteúdo disponível em 25 países, mas o número de localizações é limitado na versão grátis. Este serviço oferece 500MB de tráfego diários e é fácil de usar.

TunnelBear

Um serviço muito versátil e intuitivo. Com este software, pode navegar em privado tanto em ambiente desktop como em mobile. Também neste caso, existem as versões gratuita e paga, sendo que, a primeira, está limitada a um tráfego mensal de 500MB.

Windscribe

Este serviço de VPN grátis também tem a sua versão paga, que permite um tráfego mensal que vai até aos 10GB. Apesar de não estar disponível para Android, permite a escolha de navegação a partir de oito servidores remotos diferentes.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.