Publicidade:

Do Windows para o Instagram: carregue fotografias a partir do PC

As funcionalidades da app do Instagram sempre estiveram disponíveis a partir do computador, mas só agora é possível fazer upload de fotos diretamente.

Do Windows para o Instagram: carregue fotografias a partir do PC
O Instagram também pode ser usado no computador

Ao contrário da maior parte das redes sociais, que disponibilizam as mesmas funcionalidades em telemóveis e computadores, o Instagram sempre teve a sua utilização mais limitada, sendo que a melhor forma de o utilizar sempre foi a partir de um smartphone. No entanto, agora já pode carregar fotos a partir de computadores Windows. Neste artigo, explicamos-lhe como.

Como fazer upload de fotos do PC para o Instagram


Sendo uma das plataformas mais utilizadas em todo o mundo, seria de esperar que, a dada altura, o Instagram disponibilizasse as mesmas funcionalidades que oferece num telemóvel, também num computador. Contudo, a aplicação móvel sempre foi a ferramenta escolhida e para a qual a rede social está otimizada.

De há uns anos para cá, passou a ser possível aceder ao seu perfil de Instagram a partir do computador. Desde aí, ações como consultar o feed, aceder às notificações, visualizar stories e fazer comentários sempre foram possíveis. Mas a possibilidade de fazer upload de fotos a partir de um PC nunca foi possível – até agora.

Ainda que já existam algumas formas de fazer esse carregamento, e que em nada dependem da aplicação original, nunca existiu uma opção mais direta de o fazer em dispositivos Windows. Atualmente, há várias aplicações externas à rede social que permitem que faça no computador aquilo que faz no telemóvel, mas a forma que se seguida lhe apresentamos dedica-se a tablets e a computadores Windows com touchscreen.

instagram no pc

Do PC para o mundo: conheça a InstaPic

Se tem um dos dispositivos Windows anteriormente mencionados e é adepto do Instagram, esta é a solução ideal para si. Da mesma forma que faz o download de uma aplicação através da Windows Store, aceda à mesma para instalar a InstaPic, a aplicação que permite carregar fotos através do PC diretamente para a sua conta na rede social.

A app é gratuita e muito utilizada, algo que se pode conferir através das boas avaliações que este software tem. A instalação é rápida, pelo que pouco depois de a descarregar poderá utilizá-la facilmente. Porém, deve ter em atenção as instruções dadas, essenciais para que consiga linkar a sua rede social à app que acabou de instalar.

Criar conta

Antes de tudo, terá de criar uma conta na InstaPic. Através do botão “Registar”, introduza os dados pedidos, nomeadamente o seu email. Depois, ser-lhe-á pedido que indique a sua conta de Instagram – se souber o nome de utilizador, basta introduzi-lo ou, então, copiar diretamente a ligação da sua conta, que surge no browser.

Rapidamente irá perceber que a InstaPic funciona, também, como uma “réplica” da versão web do Instagram. Também através dela poderá ver as suas notificações, aceder às contas que segue, fazer comentários, entre outras funções.

Apesar da app oferecer todas essas possibilidades, não aconselhamos que utilize o Instagram diretamente a partir desta, isto porque a aplicação apresenta algumas falhas de funcionamento a esse nível. Ao invés disso, recorra apenas à InstaPic para fazer upload de fotografias e/ou para editar fotografias, função que a app também disponibiliza.

instagram no pc

Carregar fotografias: passo a passo

O funcionamento da app é relativamente simples de perceber e, se ignorar todas as funcionalidades mencionadas, perceberá também que, no fundo do ecrã, pode carregar uma fotografia diretamente para a sua conta ou, então, captar uma naquele momento (através da câmara do seu dispositivo Windows).

À semelhança do que acontece noutras plataformas, os ícones que ilustram estas possibilidades são facilmente identificáveis. Como tal, se quiser captar uma fotografia, só precisa de carregar no botão circular azul; caso prefira aceder à sua biblioteca de fotos, pode também fazê-lo se carregar no ícone retangular imediatamente à esquerda.

De uma maneira ou de outra, vai poder editar o seu conteúdo logo de seguida. O editor de fotos surge imediatamente após a escolha/captação da fotografia e dá-lhe a possibilidade de aplicar filtros, cortar a imagem, gerir o balanço de brancos e o contraste, entre outras possibilidades.

Partilhar

Depois de editada, só precisa de carregar no botão de partilha presente no canto superior direito da app. Pode agora inserir uma descrição, identificar pessoas, enviar a fotografia como mensagem privada (Insta Direct) e até permitir que a publicação seja feita nas outras redes sociais que tem associadas ao Instagram (como o Facebook, Twitter, Tumblr, etc.).

Uma vez concluído este processo, basta carregar no novo botão de partilha para publicar a fotografia escolhida. A ação é imediata, pelo que, se aceder ao Instagram através do browser (do computador) ou através da app no smartphone, irá encontrar a sua mais recente partilha.

As funcionalidades que esta rede social oferece são muitas e talvez não tenha conhecimento de todas. Depois de começar como uma plataforma de partilha de fotografias, hoje dá espaço a que várias outras funções e interações aconteçam – aproximando pessoas, (re)lançando marcas e potenciando vendas a nível global.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.