Publicidade:

O Windows não arranca: o que fazer?

O Windows não arranca. E agora? Antes de levar o seu computador a um profissional, há algumas opções que vale a pena explorar. Saiba como deve proceder.

O Windows não arranca: o que fazer?
Saiba como agir quando o Windows não arranca

O Windows não arranca? Este é um dos problemas mais frustrantes que pode acontecer a quem está a usar um computador, seja para trabalho, estudo ou lazer.

A Microsoft tem vindo a trabalhar no sentido de tornar o Windows mais independente no que à reparação de erros diz respeito, permitindo, em muitos casos, que o próprio utilizador arranje solução sem ter de mandar o dispositivo para reparação profissional.

Por isso, caso o Windows não arranque, tente primeiro repará-lo sozinho usando as dicas que apresentamos de seguida.

O que fazer quando o Windows não arranca


 1. Verifique a bateria

Se estiver a utilizar um computador portátil, é muito provável que a bateria seja a razão pela qual o Windows não arranca. Confirme que o carregador funciona bem ao experimentá-lo noutro computador.

Depois, retire a bateria do dispositivo e ligue-o à corrente. Isto vai ajudá-lo a perceber qual é o componente que está com avaria (caso o problema seja hardware e esteja relacionado com uma destas peças). Certifique-se de que experimenta um elemento de cada vez.

2. Arranque o computador através da linha de comandos

Tente aceder ao computador através da linha de comandos. Através desta interface vai conseguir ter acesso a outras ferramentas de resolução de problemas e talvez consiga resolver o problema quando o Windows não arranca.

Vai precisar de uma pen ou DVD onde tenha o Windows 10. Ao iniciar o sistema, utilize a combinação de teclas para aceder à BIOS (isto varia de acordo com os diferentes modelos). Selecione o separador “boot” e depois escolha a pen ou o DVD como dispositivo bootable. A escolha vai depender de onde tem a cópia do Windows 10.

A partir daqui, a ação também vai variar de acordo com o sistema de cada dispositivo. Insira o DVD ou a pen, guarde as configurações e reinicie o computador. Depois de o gadget reiniciar, use o teclado para especificar a partir de onde quer arrancar o sistema (disco ou drive).

Seguidamente, indique as suas preferências e depois escolha a opção “reparar o computador”. Depois, selecione “resolução de problemas”, “opções avançadas” e, finalmente, “prompt de comando”.

windows nao arranca

3. Use o Restauro de Sistema

Depois de ter conseguido arrancar o Windows como foi indicado anteriormente, vale a pena fazer um Restauro de Sistema. Isto significa que vai usar uma funcionalidade do Windows que lhe permite “viajar no tempo” até uma altura em que o computador estava a funcionar bem. Isto pode ajudar a resolver problemas que não estejam relacionados com hardware.

4. Utilize meios externos

A maior dificuldade nesta situação é sempre perceber onde reside o problema. A Boot Repair Disk é uma aplicação gratuita open source que pode usar para perceber, de forma automática, quais os problemas que estão a afetar o arranque do Windows e como resolver os mesmos.

Após fazer o download do programa, apenas tem de indicar se está a usar uma versão do sistema operativo de 32 bit ou 64 bit. Depois, o procedimento de análise e resolução de problemas vai ser feito automaticamente. Não é garantido que esta app resolva o problema, mas pode ajudar.

Consulte a lista completa com problemas e resolução dos mesmos que a Microsoft preparou para situações relacionadas com o arranque do sistema.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.