Marta Maia
Marta Maia
20 Set, 2018 - 17:14

Yämmi vs Chef Express: qual escolher?

Marta Maia

A guerra entre os robôs de cozinha continua e, entre o segmento mais barato, há dois nomes de peso: Yämmi vs Chef Express. Então, como escolher?

Yämmi vs Chef Express: qual escolher?

O mercado dos robôs de cozinha continua em guerra e há nomes que recusam desistir da batalha pelo melhor lugar. No entanto, nem todos apontam para o mesmo público e, por isso, no mercado dos mais baratos o combate é apenas entre duas marcas: Yämmi vs Chef Express.

Com a segunda edição do robô de cozinha, o Continente deu luta ao Pingo Doce e e trouxe novo fôlego à corrida. Mas como escolher entre robôs de cozinha tão parecidos?

Yämmi vs Chef Express: a guerra está lançada

Para começar, a Chef Express é made in Portugal e tem o selo de qualidade da Flama, mas a Yämmi tem já uma legião de fiéis seguidores. Quem ganha?

Yämmi vs Chef Express
Chef Express

Yämmi vs Chef Express: a guerra dos copos

É a única grande diferença entre a segunda versão do robô de cozinha do Continente e a única versão do aparelho do Pingo Doce: o tamanho dos copos.

Com capacidade para 2,5 litros, o copo da Yämmi 2 é ligeiramente maior que o copo da Chef Express e pode fazer alguma diferença no momento de confeção dos cozinhados.

Yämmi vs Chef Express: a guerra da higiene

Pode parecer um detalhe, mas quando os aparelhos são tão parecidos é mesmo aos detalhes que temos de nos prender. As bases onde assentam os copos diferem entre a Yämmi e a Chef Express, e isso torna a limpeza mais fácil numa do que na outra.

Esta comparação não quer dizer que uma máquina é infinitamente melhor que a outra, mas já que são tão parecidas… Por que não ficar com a mais fácil de limpar?

Yämmi vs Chef Express: a guerra dos botões

Os botões – ou a ausência deles – são a diferença mais fácil de notar a olho nu quando se assiste a uma batalha Yämmi vs Chef Express.

Com um ecrã tátil, a Yämmi tem um aspeto mais tech que a Chef Express, mas, por outro lado, também vai ser mais sensível aos descuidos típicos de uma cozinha, como mãos com gordura ou líquidos em queda livre.

Se estiver a tentar escolher, pense na sua forma de cozinhar. Se for um daqueles cozinheiros cuja desarrumação é proporcional à inspiração, talvez não seja má ideia apostar nos tradicionais botões de plástico.

Yämmi vs Chef Express: a guerra dos preços

Claro que, por serem concorrentes diretos e, ainda por cima, de qualidade semelhante, os robôs de cozinha do Continente e do Pingo Doce são vendidos a preços muito semelhantes.

No entanto, também aqui há um detalhe importante para a guerra Yämmi vs Chef Express: é que o Continente tem um cartão que confere descontos regulares e ainda converte o valor das compras em descontos adicionais em combustível.

Se nenhuma das máquinas o deixou plenamente rendido e sente que é quase indiferente comprar uma ou a outra, espere pelas promoções do Continente e avance para a Yämmi – o desconto vai acabar por ser o melhor desempate possível.

Yämmi vs Chef Express: as diferenças

Yämmi vs Chef Express
Yämmi 2

Lâminas

A Yämmi tem duas lâminas: uma de cortar e outra de mistura. A Chef Express, como a Bimby, só tem uma lâmina. Apesar de quem tem Yämmi não se queixar, à partida, será mais prático não ter que trocar de lâmina a meio da receitas.

Balança

A Yämmi não tem balança incorporada, apesar de fazer parte dos acessórios de origem da máquina, aqui perde para a concorrente. A Chef Express traz balança incorporada. É bastante mais prático quando a balança está incorporada porque faz tudo no mesmo sítio, suja menos loiça e tem a bancada mais livre.

Copo

Como já vimos, a nova Yämmi fica à frente nesse quesito, com um copo de 2,5 lt.

Cozinhar ao vapor

Ambas têm um sistema para cozinhar a vapor, a Chef Express chama-lhe “vaporeira” e a Yämmi “bandeja de vapor”, têm o mesmo número de tabuleiros (2) e encaixam/funcionam da mesma forma.

Temperatura

Na Chef Express a temperatura varia entre os 37º e os 120º, já a Yämmi só atinge os 100º. Não é grave mas aqueles 20º extra permitem fazer melhores refogados, reduzir molhos e atingir o ponto de caramelo. Além disso, na Yämmi, a uma temperatura de 100º, não é possível uma velocidade superior a 4.

Funções

Ambas têm 10 velocidades, mais o turbo, e fazem as mesmas tarefas, ou seja: bater claras em castelo, moer e pulverizar, picar, triturar e cortar, emulsionar, cozer a vapor, refogar e saltear, aquecer e ferver, amassar e misturar. Assim como ajustar o temperatura, o tempo e a velocidade a qualquer altura.

Ao contrário da Chef Express, a Yämmi não tem função específica de amassar mas também é possível fazer massas na máquina. Porém, a Yämmi apresenta uma desvantagem: tem duas lâminas, a de corte e a de mistura, podendo ser necessário ter de trocar de lâmina a meio do processo, o que não é tão prático.

Acessórios

Ambas incluem cesto, espátula, pá misturadora, bandeja para vapor e livro com mais de 200 receitas especialmente pensadas de acordo com a dieta dos portuguesas.

Veja também