Inês Silva
Inês Silva
01 Fev, 2023 - 11:00

Bem-estar nas organizações: conheça a sua importância

Inês Silva

O bem-estar nas organizações é cada vez mais encarado como um fator determinante para o sucesso. Saiba mais sobre este tema!

happy at work

O bem-estar nas organizações permite que os seus colaboradores sejam capazes de desenvolver o seu potencial, serem mais produtivos, lidarem melhor com o stress e construírem relações positivas com os outros.

Além de uma preocupação, a saúde e bem-estar dos profissionais é também um desafio que se coloca às empresas. Um bom ambiente de trabalho tem um impacto positivo nos colaboradores, pois funciona como motivação para a sua produtividade e empenho.

Mas, para as empresas, os ganhos não estão apenas relacionados com o desempenho. Um profissional feliz e realizado e com acesso a programas de bem-estar, faltará menos e os custos com a saúde também vão ser menores.

Em relação aos profissionais, o valor do salário já não é a prioridade de todos. Atualmente, os profissionais procuram cada vez mais empresas ou empregos que contribuam para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Por isso, uma boa estratégia para captar ou reter talento passa pelo desenvolvimento de iniciativas que promovam o bem-estar dos colaboradores.

O que é o bem-estar dos colaboradores?

Quando falamos em bem-estar, não podemos falar só em termos físicos. Este termo é mais abrangente, ou seja, implica o bem-estar físico, mental, emocional e financeiro dos profissionais.

Este é influenciado por vários fatores como o relacionamento com os colegas de trabalho, decisões tomadas, ferramentas e recursos a que têm acesso, horário, salário, benefícios e segurança no local de trabalho.

Também há fatores externos, embora as empresas possam não ter controlo sobre isso, como, por exemplo, o stress com problemas de habitação, saúde ou família.

Uma boa estratégia de bem-estar nas organizações irá ajudar os profissionais a sentirem-se valorizados e apoiados no trabalho. O que também irá melhorar o envolvimento dos colaboradores e motivar as equipas para a alcançar os objetivos da empresa.

5 dicas para promover um programa de bem-estar nas organizações

equação felicidade no trabalho

Prepare um questionário

Se não sabe por onde começar, envie um questionário para perceber quais as necessidades e desejos que existem na empresa e que podem ser incluídos num programa.

Estas podem ser algumas das questões a colocar:

  • A minha empresa demonstra um compromisso com o bem-estar dos colaboradores;
  • A cultura organizacional incentiva o equilíbrio entre trabalho e vida familiar;
  • Quanto estou em stress ou ansioso, sinto-me apoiado pela empresa.

Crie um programa com base no feedback do questionário

Com base nos dados recolhidos, é possível decidir sobre o que incluir no programa.
Por exemplo, se o stress e ansiedade são os problemas reportados, porque não criar workshops de meditação ou proporcionar consultas de psicologia?

Se as preocupações estiverem relacionadas com a saúde e estilos de vida saudáveis, organizar atividades físicas ou fazer protocolos com ginásios são uma hipótese.

Defina os objetivos

Há inúmeros benefícios em investir no bem-estar nas organizações. Tendo em conta os desafios da empresa, alguns dos objetivos podem ser:

  • Aumentar a satisfação da equipa
  • Melhorar a retenção de profissionais
  • Aumentar a produtividade
  • Reduzir a abstenção
  • Promover um melhor relacionamento entre a equipa e chefias
  • Melhorar a comunicação entre todos os colaboradores

Promova atividades que vão de encontro ao bem-estar nas organizações

Se a preocupação for o bem-estar físico, promova atividades que incentivem a atividade física e estratégias que reduzam o risco de acidentes e de doenças, bem como criar condições físicas para um bom ambiente de trabalho.

Quanto às preocupações financeiras, que causam stress e problemas de concentração, porque não criar um programa de literacia financeira?

Estar bem emocionalmente é tão importante com estar bem de saúde, é importante estar atento aos problemas que possam afetar negativamente os colaboradores. Organizar iniciativas que promovam as relações interpessoais ou criar programas de relaxamento ou meditação podem ser uma hipótese.

É importante salientar que os profissionais são essenciais para o sucesso de uma empresa, logo colaboradores motivados e felizes são mais produtivos e eficientes.
A promoção do bem-estar deve ser encarada como um investimento e nunca como uma despesa.

Dê início ao programa e faça chegar a informação a todos os profissionais

Para que o programa seja eficaz, é importante que todos os colaboradores tenham conhecimento. Se o principal canal de comunicação for o email, envie a informação relevante de forma simples.

Os programas de bem-estar nas organizações são criados para obter resultados, logo é importante usar uma comunicação eficaz para conseguir a participação de todos – ou quase todos – os profissionais.

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