Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
07 Jul, 2017 - 11:27

Como cancelar um voo e receber reembolso

Patrícia Abreu

Será possível cancelar um voo e receber reembolso? Se não se tratar de um cancelamento de um voo pela companhia aérea, será que o reembolsam? Saiba tudo.

Como cancelar um voo e receber reembolso

Muitas são as dúvidas sobre se pode cancelar um voo e receber reembolso. Ora, precisa de cancelar ou mudar um voo e quer ter certeza de que não perde dinheiro com a EasyJet, a British Airways ou a Ryanair ?

Imprevistos acontecem e vão sempre acontecer e o melhor é mesmo estar bem informado quanto a certos assuntos, como se podemos cancelar um voo e receber reembolso.

Há situações que nos ultrapassam e adiar voos ou cancelá-los poderá ter que acontecer. Saiba um pouco mais sobre esta temática e veja as suas dúvidas esclarecidas.

placeholder-1x1

Saiba como cancelar um voo e receber reembolso

Posso cancelar a reserva do meu voo?

Nem sempre. Por exemplo, a EasyJet e a Ryanair não permitem cancelamentos, pelo que não receberá reembolsos, mas ambas permitem mudanças no seu voo, desde horas, datas e rotas.

No entanto, a maioria das outras companhias aéreas permite que cancele o seu voo por uma taxa e percentagem do custo total. Por exemplo, ao cancelar um voo na British Airways até 24 horas depois de ter feito a reserva, o seu bilhete será totalmente recompensado, mas a companhia irá cobrar-lhe um mínimo de £15 por bilhete, correspondente às taxas de serviço.

A British Airways não o reembolsa se cancelar o seu voo depois de passadas 24 horas desde a reserva.

Quais as companhias aéreas que permitem cancelamentos gratuitos?

Se pretende cancelar um voo e receber reembolso, saiba que existem companhias que lhe oferecem planos mais maleáveis.

Ao comprar o seu bilhete, algumas companhias aéreas permitirão que compre um bilhete flexível por um preço ligeiramente superior. Esta possibilidade garante flexibilidade no seu voo sem custos adicionais.

Posso ser reembolsado por cancelar um voo?

Poder cancelar um voo e receber reembolso depende apenas da companhia aérea.

A EasyJet apenas reembolsa o cancelamento de um voo caso este tenha sido comprado nas últimas 24 horas. Reembolsa o valor total, mas retira-lhe uma taxa de serviço de £25. Depois de passadas as 24 horas, a reserva não é reembolsável, com exceção da Taxa de Passageiro Aéreo (APD), que é reembolsada sem custos adicionais.

A British Airways faz o reembolso de forma igual à EasyJet, isto é, se o cancelamento for feito dentro de 24 horas após a reserva. Desta forma, o seu bilhete é totalmente reembolsável, porém é também acrescida uma taxa de serviço que custa no mínimo £15 por bilhete.

Já a Ryanair opera de forma totalmente diferente, não permitindo nenhum tipo de reembolso de cancelamento. Caso a sua viagem seja para o Reino Unido, ao reivindicar a APD de volta, a Ryanair cobra-lhe £17.

O que é a Taxa de Passageiro Aéreo (APD)?

Designado por Air Passenger Duty (APD) no Reino Unido, esta é uma taxa inglesa paga por cada passageiro a bordo de um avião de mais de 20 pessoas. Este valor é pago antecipadamente pela companhia aérea e é por isso que lhe pedirão para o cobrir.

O meu bilhete é flexível?

Verifique as condições do seu bilhete. Se tiver adquirido um bilhete que tenha condições mais flexíveis, como a British Airways Plus  ou a Ryanair Business Plus. Neste último, dão-lhe a opção de flexibilidade de 1 dia para mudar a hora do seu voo, o destino ou até o aeroporto de partida, tudo isto sem nenhum custo extra. Confirme as condições do seu bilhete no seu email ou conta online.

Devo contactar o seguro?

Certamente. O seu seguro pode cobrir o cancelamento do voo no caso de um ataque terrorista ou morte de um familiar. Verifique a secção de voos ou interrupções de viagem para perceber os seus direitos.

Devo ligar para a companhia aérea?

Sim. A maioria das companhias aéreas tem uma política tolerante se o voo for cancelado com antecedência. Podem ainda cobrar-lhe taxas, mas quanto mais perto da data cancelar, menos lhe será cobrado.

Veja também: