Júlia Rocha
Júlia Rocha
26 Jun, 2025 - 18:00

Cascatas do Gerês: pedaços de paraíso para se refrescar

Júlia Rocha

Nem só de mar e areia se fazem os banhos durante o verão. Damos-lhe a conhecer 8 cascatas do Gerês, locais idílicos a descobrir.

Em vez de conduzir para sul e/ou para o litoral, as cascatas do Gerês surgem como um desafio para umas férias ou fins-de-semana de sonho.

Ter ar puro, fauna e flora variadas, lagos, parques de campismo e paisagens de cortar a respiração num só destino é uma realidade – e pode encontrá-la bem a norte.

Dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a única área portuguesa protegida e classificada com Parque Nacional, pode encontrar cascatas, que muitas vezes dão até origem a pequenas albufeiras.

Muitas delas completamente naturais, visto surgirem a partir dos declives rochosos do Parque.

8 cascatas do Gerês a descobrir

A verdade é que as cascatas do Gerês são um dos tesouros naturais mais deslumbrantes do país.

Com águas cristalinas que descem pelas encostas rochosas, rodeadas por vegetação exuberante, estas quedas de água oferecem paisagens de rara beleza e tranquilidade.

Cada uma tem o seu encanto particular. São locais ideais para quem procura refrescar-se em dias quentes de verão ou simplesmente desfrutar da natureza em estado puro, sendo também pontos populares para caminhadas e fotografia.

cascatas do gerês

Cascata de Leonte

Bem localizada, no centro do Parque, esta cascata tem 872 metros de altura, tornando-se uma das mais espetaculares para observar e fotografar. Não é a mais aconselhada para banhos.

Cascata de Portela do Homem

Nesta já pode nadar e usufruir de uma água bem clarinha. A Cascata de Portela do Homem fica dentro do Parque, mas já quase na fronteira com Espanha, tendo de atravessar a ponte sobre o Rio Homem para lá chegar.

Cascata da Peneda

A cascata que é visível a grande distância, graças à espuma branca da queda. Provavelmente aquela que toda a gente identifica como estando localizada no Gerês. Por estas características espetaculares também acaba por não ser a mais recomendada para banhos.

Cascata da Laja

Para chegara esta cascata precisa de fazer um trilho de cerca de cinco quilómetros. A caminha vale a pena, esta é das cascatas do Gerês melhor escondidas e preservadas. Um verdadeiro tesouro natural.

Cascata do Laboreiro

A Cascata do Laboreiro pertence ao concelho de Melgaço. A água que brtoa das rochas é do rio Castro Laboreiro, que corre rápido devido aos desníveis da serra. É visível a partir do cimo das muralhas de Castro Laboreiro.

Cascata do Arado

Uma das mais populares, a cascata do Arado é uma das mais bonitas e com melhores acessos e espaço “útil” para banhos (é das mais seguras) e piqueniques. Apesar de ter acesso para carros, pode fazer uma caminhada até lá.

Cascata de Pincães

Na parte mais a sul do parque, não muito longe de Cabril, fica a cascata de Pincães que conta com uma das piscinas naturais mais populares de Portugal. São muitos os roteiros e trilhos que vão dar a esta maravilha natural.

Lagoa dos Druidas

Um verdadeiro paraíso do Gerês, super protegida e bem guardada. Perto do Santuário da Nossa Senhora da Peneda está a lagoa dos Druidas. Aconselha-se a deixar o carro e a caminhar até lá.

Algumas dicas para visitar as Cascatas do Gerês

  • Tenha atenção se visitar durante o mês de agosto: algumas das cascatas mais pequenas podem estar quase secas (tudo depende do clima, claro).
  • Grande parte destas cascatas e outras não têm acesso com carro, por isso é melhor levar calçado confortável e mantimentos não muito pesados para fazer os percursos a pé.
  • Vai visitar um dos melhores locais de Portugal onde acampar. Se gosta de o fazer, aproveite!
Veja também