Maria Graça
Maria Graça
17 Nov, 2022 - 11:24

Colmar: descubra a magia desta cidade medieval na Alsácia

Maria Graça

Deixe-se apaixonar por Colmar, a capital dos vinhos da Alsácia, que parece saída de um verdadeiro conto de fadas. A não perder.

Casas em Colmar

Quem passa por Colmar, consegue facilmente perceber porque é que a terceira maior cidade da Alsácia serviu de inspiração ao filme da Disney, a Bela e o Monstro.

Este cidade, localizada na região fronteiriça entre a França e a Alemanha, é o resultado e a combinação da cultura dos dois países. Conquistada pelos franceses em 1673, foi mais tarde reivindicada pelos alemães em 1871.

Permaneceu alemã até à Primeira Guerra Mundial, quando foi devolvida aos franceses. Veio a ser ocupada temporariamente pelos alemães, durante a Segunda Grande Guerra.

Caracteriza-se pelas suas casas coloridas, pelos vinhedos que a envolvem e pelo rio que a atravessa, como se saísse de um verdadeiro conto de fadas.

Prepare a memória do seu telemóvel, leve um ou outro cartão extra, porque vai ser difícil não fotografar todos os cantos. E nós abrimos-lhe o apetite!

O que fazer em Colmar

Qualquer altura é boa para visitar Colmar. Se no verão o céu azul e os dias ensolarados formam magníficos postais, no inverno a cidade é invadida pelo cheiro a chocolate quente e pelas decorações de Natal.

A cidade é conhecida por apresentar um dos mais icónicos mercados de Natal europeus, altura em que as suas casas são decoradas com luzes.

Apesar de Colmar não ser rica em atrações ou museus, lugares cénicos não faltam para visitar. As ruas da cidade enchem-se de casas coloridas, com persianas de madeira e janelas cobertas de flores. Alguns edifícios são decorados com lâmpadas suspensas, relógios ou outros objetos decorativos.

No que toca ao comércio, as ruas estão repletas também de lojas com produtos locais, como chocolate, vinho e antiguidades.

Passeie de barco pela La Petite Venise

As ruas de Colmar são atravessadas por um pequeno canal, que se estende entre a ponte Saint-Pierre e a Rue des Tanneurs.

Conheça a cidade de uma forma diferente, e aproveite para fazer um passeio de barco.

La Petite Venise, é um dos cartões de visita de Colmar, e o Quai de la Poissonnerie é um dos locais mais visitados pela vista que oferece sobre a cidade.

Rua em Colmar
Colmar é considerada a capital do vinho da Alsácia

Visite o Quartier des Tanneurs

Depois do passeio de barco pelo rio La Lauch, caminhe até o Quartier des Tanneurs, outra das zonas mais charmosas da cidade.

Localizada no coração do centro histórico de Colmar, esta zona é conhecida pelas famosas casas coloridas com detalhes em madeira, típicas da região. Estas construções datam dos séculos XVII e XVIII, e foram minuciosamente restauradas na década de 70.

Esta zona ganhou o seu nome graças aos mestres do couro que aí habitavam, e que usavam os telhados das suas casas para secar as peles.

Conheça as Igrejas de Saint Matthieu e Saint Martin

Apesar da sua área pequena, Colmar apresenta duas imponentes igrejas do século XIII.

A igreja de Saint Matthieu, construída em 1292, sofreu várias reformas ao longo dos tempos, e uma parte foi convertida num hospital, já no século XVI. Não deixe de espreitar o seu órgão que acolhe o Festival Internacional de Música Anual de Colmar.

Saint Martin, edificada entre 1235 e 1365, é caracterizada pelo seu estilo gótico em tons vermelhos e dourados.

Prove as delícias locais num piquenique

Visitar Colmar é tropeçar em lojas ricas em produtos locais. Não deixe de provar o seu vinho branco, os queijos, a charcutaria, o chocolate, e as pastelaria regional.

Recupere energia fazendo um piquenique nas inúmeras áreas verdes que a cidade oferece, ou junto ao rio.

Explore o Museu Unterlinden

Com quase mais de 7 mil anos de história, o Museu Unterlinden oferece uma larga cronologia de obras, desde a pré-História à contemporaneidade. Visite as exposições sobre a vinificação na época medieval, os artefactos e mosaicos antigos alsacianos, e as obras de artistas como Monet.

Uma das principais obras do museu, é a pintura de dois lados em painéis articulados, Isenheim Altarpiece.

Vista da Torre Eifeel num roteiro de 3 dias em Paris
Veja também Roteiro de 3 dias em Paris: a cidade luz que vai ficar a amar

Além das obras exibidas, o museu é por si só uma obra de arte. A área principal, que alberga a obra Altarpiece, é um convento e capela dominicanos do século XIII, com um pátio central.

O museu apresenta também uma galeria subterrânea, com uma ala mais recente onde se encontram as obras de arte moderna e as exposições temporárias.

Delicie-se na rota de vinhos da Alsácia

Depois de explorar a cidade, não deixe de explorar as cidades envolventes, ao longo da rota do vinho da Alsácia.

Alugue uma bicicleta na estação de comboios de Colmar, e percorra 7 kiómetros até Eguisheim. Irá rapidamente perceber o porquê desta pequena cidade vinícola ter sido nomeada a cidade favorita francesa em 2013. Com apenas 1500 habitantes, alberga 33 centros de vinificação que podem ser visitados.

Não deixe de fazer uma degustação, até porque a maioria oferece provas de vinhos aos seus visitantes.

Agora que já lhe abrimos o apetite, não deixe de visitar Colmar na sua próxima viagem pela França. Não se esqueça de levar espaço na mala, porque difícil vai ser resistir aos produtos típicos da região.

Veja também