Ekonomista
Ekonomista
12 Nov, 2018 - 17:01

Como desembaciar os vidros do automóvel mais depressa

Ekonomista

Em dias de chuva é comum que os vidros do carro embaciem. Conheça truques e dicas sobre como desembaciar vidros mais depressa.

Como desembaciar os vidros do automóvel mais depressa
O artigo continua após o anúncio

A condensação e humidade que resultam dos dias de chuva frequente provocam regularmente situações de vidros de automóveis embaciados. Existem alguns truques, produtos e dicas simples sobre como desembaciar vidros do carro mais rapidamente.

A explicação para esse fenómeno é fácil de perceber, e resulta do choque térmico entre os ambientes do interior e exterior.

No entanto, embora seja uma situação frequente, se não atuar de imediato e eficazmente, a visibilidade fica comprometida e, consequentemente, a segurança na condução.

Contrariamente ao que é comum, saber como desembaciar vidros não deve passar por limpá-los com um pano ou ouro tecido.

Não é uma boa solução, pois apenas vai transformar a humidade em gotas de água (que se voltarão a libertar, iniciando novamente o processo) e provocar sujidade nos vidros. Conheça boas práticas, truques e dicas sobre como desembaciar vidros mais depressa.

Como desembaciar vidros do automóvel

vidros embaciados

Como desembaciar vidros: boas práticas

1. Segundo Mark Rober, ex-engenheiro da NASA, se seguir os seguintes quatro passos irá conseguir desembaciar mais rapidamente os vidros do carro: ligar a ventilação no máximo; seguidamente ligar o ar condicionado; depois desligar o botão de circulação do ar; e abrir um pouco as janelas do carro,

2. A partir daqui, recomenda-se que programe o ar condicionado para manter o ambiente a 18 ou 19 graus (a partir dos 20 graus, normalmente, aumentará o consumo de combustível);

3. Outra boa prática recomendada é acionar o botão de desembaciar do ar condicionado ainda antes de apanhar alguém para dar boleia (se for o caso);

O artigo continua após o anúncio

4. Poderá também recorrer a líquidos desembaciadores, facilmente disponíveis em lojas.

4 formas de evitar que os vidros do carro embaciem

1. Lave-os regularmente

Uma das melhores formas de evitar vidros do carro embaciados no inverno é lavar os vidros regularmente. O pó e os óleos que se acumulam nos vidros com o uso normal do carro dão uma base à humidade para acumular.

A base dada à humidade facilita o embaciamento dos vidros, portanto lavar os vidros pelo menos uma vez por semana no inverno vai ser bastante eficaz.

2. Use uma batata crua

“Uma batata? Que raio?” Parece ser um daqueles mitos urbanos que circulam pelas redes sociais mas a verdade é que resulta. É uma forma um bocado diferente de evitar vidros do carro embaciados, logo é melhor fazê-la sem grande atenção para não o acharem maluco.

Lave bem uma batata crua, corte-a, passe-a pelos vidros do carro e deixe secar sem lhes tocar. A batata vai deixar uma camada que impede os vidros de embaciarem. Não deixa sujidade no carro, logo também não reduz a visibilidade.

3.  Use absorvente para gato

Se prefere manter as batatas na cozinha, pode resolver o problema com a ajuda de um par de meias e absorvente para gato. Certifique-se que o absorvente é de qualidade e que as meias que vai utilizar não têm buracos nenhuns.

Basta encher uma das meias com o absorvente para gato e atar com um nó. De seguida, coloque tudo no interior da outra meia. Agora, é só colocar no interior do carro e o absorvente vai lentamente apoderar-se da humidade no seu carro. Após alguns dias, deve notar a diferença.

4. Use cera automóvel

Se não lhe apetece esfregar batatas cruas nos vidros do seu carro, pode usar cera como alternativa – não serve só para deixar o carro brilhante e bonito.

O artigo continua após o anúncio

Aplique uma camada fina de cera no interior e no exterior dos vidros do carro de forma uniforme. Depois, use um pano limpo para tirar excessos até não ver qualquer vestígio de cera automóvel – repita o processo de duas em duas semanas.

Para ter melhores resultados a evitar vidros do carro embaciados, o melhor é tentar mais do que uma solução ao mesmo tempo. Lembre-se que nenhuma destas opções é permanente.

Veja também