Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
24 Nov, 2022 - 11:02

Como limpar alumínio oxidado e acabar com as manchas

Catarina Milheiro

Aprenda como limpar alumínio oxidado e deixe tudo a brilhar num ápice. Acabe com as manchas e o aspeto baço dos objetos.

Trata-se de um metal leve, resistente e versátil que é bastante utilizado, principalmente nas nossas cozinhas. Saber como limpar alumínio é importante, de uma maneira geral, para evitar as manchas. Mas saber como limpar alumínio oxidado é essencial para salvar os seus objetos que já não estão com bom ar.

Existem várias maneiras de limpar alumínio oxidado. Tudo depende do grau de oxidação e das instruções de cada fabricante. Para fazer uma limpeza de sucesso experimente seguir os cinco passos que indicamos neste artigo.

Deixe os seus tachos e panelas a brilhar, mas também a mobília, as bancadas e janelas, os exaustores ou, até, as rodas da bicicleta a brilhar.

Como limpar alumínio oxidado em 5 passos

Sabia que a alta condutividade térmica é uma das maiores vantagens do uso de alumínio na cozinha? Quanto maior for a espessura das panelas, mais uniforme será a distribuição de calor.

No entanto, com o passar do tempo, o alumínio tem tendência para oxidar através do simples contacto com a atmosfera. E como consequência, o material pode mesmo estragar-se e tornar-se de cor escura.

Mas não se preocupe: existem técnicas de limpeza eficazes para os objetos de alumínio. Fique connosco.

1.

Utilize um pano seco, água morna e sabão

Para limpar peças de alumínio que apresentam uma ligeira oxidação, o ideal é começar por passar um pano seco nas manchas para retirar todos os resíduos que possam estar mais salientes.

Depois, molhe o pano numa bacia com água morna e sabão neutro e limpe toda a peça. No final, passe-a por água e deixe secar ao ar livre.

Se reparar que algumas manchas não saem, poderá recorrer a escova de cerdas macias para o ajudar a esfregar. Mas tenha cuidado para não utilizar nada que possa danificar o metal.

2.

Use vinagre branco e água morna

Se as suas peças de alumínio apresentam um estado mais avançado de oxidação e o primeiro passo não for o suficiente para as deixar a brilhar, deve experimentar esta dica.

Num recipiente, adicione uma colher de sopa de vinagre branco a dois copos de água morna. Em seguida, embebede um pano limpo na mistura e comece a limpar o alumínio oxidado (preferencialmente em movimentos circulares).

Neste processo, a acidez do vinagre vai ajudar a eliminar por completo a oxidação do alumínio. Contudo, algumas manchas podem persistir. Nesse caso, deve experimentar o passo seguinte.

3.

Corte um limão a meio e esfregue em sal grosso

Quando as manchas persistem nos objetos de alumínio, mesmo depois de já ter recorrido à técnica do vinagre, o ideal é passar para outro tipo de limpeza.

Para isso, corte um limão a meio e esfregue uma das metades em sal grosso. Depois, esfregue a metade do limão diretamente nas manchas mais difíceis e veja como a oxidação desaparecerá por completo.

Isto acontece porque o limão tem propriedades cítricas que juntamente com o poder abrasivo do sal, tornam-se numa mistura altamente eficaz para acabar com a oxidação do alumínio.

No final, basta lavar o objeto com água morna e sabão neutro e deixar secar ao ar livre.

4.

Utilize produtos de limpeza específicos

Saber como limpar alumínio oxidado pode parecer um desafio. Mas com estes passos, tudo se torna mais fácil.

E para aquelas peças de alumínio que já apresentam uma oxidação muito avançada, o mais indicado é utilizar produtos de limpeza específicos – que encontra facilmente à venda nas grandes superfícies ou até mesmo em drogarias.

Contudo, lembre-se que aqui o importante não é só escolher o produto mais adequado. Há que seguir todas as instruções de aplicação que estão disponíveis no rótulo de cada embalagem, consoante o produto.

Por isso já sabe: antes de usar o produto leia sempre muito bem as indicações para não correr o risco de desperdiçar ou estragar os objetos.

5.

Recorra a uma pasta para polir metais

Se no final da sua limpeza, pretender que os seus objetos fiquem com um brilho invejável, a utilização de uma pasta para polir metais é o ideal.

Para além de deixar a superfície brilhante, este tipo de produto também ajuda a limpar o alumínio e a acabar com a oxidação. E já sabe: compre uma pasta indicada para objetos de alumínio e leia sempre as instruções de aplicação.

Como prevenir a oxidação do alumínio?

Para que não tenha de se preocupar com a oxidação dos seus objetos em alumínio, saiba que a prevenção pode ser feita com um pó especial utilizado para o efeito. Este pó é normalmente utilizado como composto para as soldas de metais.

Deve aplicá-lo com a ajuda de um pincel e deixar secar bem. No final, basta remover com a ajuda de uma esponja húmida e voilà: os resultados são imediatos e visíveis.

Para além disto, é importante relembrar que se optar por fazer uma limpeza com vinagre às suas superfícies de alumínio de vez em quando, pode evitar que se criem grandes manchas de oxidação nos objetos.

Veja também