Share the post "Recebe o salário mínimo? Saiba o que muda sempre que há aumento"
Com a subida do salário mínimo para os 705 euros, há um aumento do rendimento disponível para quem recebe a retribuição mínima mensal garantida (RMMG). Mas não só.
Se, para uns, são mais 40 euros brutos ao fim do mês, noutros casos este aumento implica fazer novas contas. É que o valor do salário mínimo serve para situações tão diversas como o cálculo das compensações por despedimento coletivo ou como referência para o rendimento disponível após uma penhora de salário, por exemplo.
Apesar de não ser obrigatória, a subida do salário mínimo está prevista na lei como forma de garantir que os rendimentos são adequados à política de preços. Ou seja, para que quem recebe este montante não perca poder de compra.
Outra forma de garantir os rendimentos de quem tem salários mais baixos é através da isenção de IRS para quem recebe este valor. Tendo em conta as tabelas de retenção na fonte para 2022, os salários e pensões até 710 euros ficam dispensados deste desconto mensal de IRS. Além disso, quem recebe até 14 salários mínimos anuais, fica totalmente isento de imposto.
Neste artigo do Saldo Positivo pode conhecer todas as regras e implicações do aumento do salário mínimo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.