Que levante um braço o português que não adora um bom cozido tradicional à mesa. Uma refeição completa, quentinha, reconfortante e que é, tantas vezes, a eleição para as longas refeições de final de semana. Nos tempos modernos, temos o cozido à portuguesa vegan, que comprova ser possível saborear a culinária típica sem ter de consumir alimentos de origem animal.
Basicamente, este prato não peca em nada: é saudável, rico em sabor e valoriza a cozinha do nosso país.
A melhor parte, claro, é a explosão de sabores que provoca, mas a verdade é que existem outras vantagens associadas a esta refeição – afinal, para além de respeitar a filosofia vegan e ser mais amigo do planeta, é também uma opção saudável e rica em nutrientes.
Se é vegan e achava que não era possível comer um bom cozido à portuguesa, desengane-se e renda-se a esta receita. E, se não é, que tal experimentar esta nova versão da tradição nacional? É naturalmente rica em ferro, hidratos de carbono, fibras, magnésico, vitaminas do complexo B… E, também, em proteínas.
receita de Cozido à portuguesa vegan
Inspiramo-nos numa das célebres receitas da chef Gabriela Oliveira, autora do livro Cozinha Vegetariana à Portuguesa, que reúne 70 sugestões de pratos repletos de sabor – e vegan – baseados no melhor que a culinária tradicional nos oferece.
Deixamos a receita original da chef, que pode seguir à risca ou recriar aí em casa com o que tiver disponível. Vamos aos ingredientes?

Ingredientes
- 2 nabos
- 6 batatas
- 4 cenouras
- 1 couve pequena (lombarda, coração ou penca)
- 500 g de seitan
- 1 chouriço de soja ou 1 farinheira de confeção vegetal
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- Pimentão‑doce a gosto
- Cominhos q.b.
- Sal e azeite q.b.
- 1/1 l de água a ferver
- 2 chávenas de feijão-manteiga, já cozido
- Arroz branco q.b. para acompanhar
Modo de preparação
- Comece a receita da chef Gabriela Oliveira por descascar os nabos, as batatas e as cenouras e os nabos, cortando-os em quartos ou a meio.
- De seguida, lave a couve e corte-a em quartos.
- O passo seguinte é cortar o chouriço às rodelas e o seitan aos pedaços.
- Numa panela, junte o seitan temperado com o alho, os cominhos, o pimentão-doce, o louro, um fio de azeito e sal. Salteie tudo por, aproximadamente, 10 minutos. De seguida, retire da panela e armazene coberto, para que a mistura mantenha-se quente.
- Na mesma panela onde salteou a mistura anterior, junte duas rodelas de chouriço, o nabo, a batata, a cenoura e a couve. Adicione água e deixe cozer, com um pouco de sal, até que os ingredientes fiquem tenros.
- Retire os legumes da panela com a ajuda de uma escumadeira e coloque-os dispostos numa travessa.
- Junte o que resta do chouriço, o feijão-manteiga e seitan, regando tudo com um fio de azeite e o caldo da cozedura.
- Sirva com o seu arroz branco.