A Dacia, que oferece sistemas de propulsão bicombustível, a gasolina e a GPL, desde 2010, atingiu recentemente a marca do 1 milhão de automóveis a GPL. O sistema bicombustível, que passou a chamar-se ECO-G 100, em 2020, fornece até 170 Nm de binário a partir das 2.000 rpm e a sua versatilidade proporciona uma série de vantagens.
Assim, a unidade de propulsão ECO-G100 é mais potente do que a versão a gasolina (com mais 10 cv e mais 10 Nm), consome menos 10% e emite menos 10% deCO2. A sua pegada de carbono é menor e liberta menos 90% de partículas finas.
Refira-se que há 14 anos que a Dacia testa e aperfeiçoa a tecnologia do grupo propulsor ECO-G100. Esta é incorporada de fábrica nos seus automóveis e tira pleno partido da experiência do Grupo Renault. E, diz a marca, é tão robusta e fiável como um motor a gasolina.
Dacia: aposta no Bi-Fuel
Estes automóveis são concebidos e construídos para funcionar a GPL e o depósito está situado no compartimento onde se encontra a roda sobresselente nos outros automóveis, pelo que não ocupa espaço no depósito de gasolina ou na bagageira.
Os modelos a GPL têm as mesmas garantias (3 anos ou 100.000 quilómetros), de todos os outros automóveis da gama Dacia. Mas há mais vantagens.
- O grupo propulsor ECO-G 100 é acessível na aquisição e económico na utilização O GPL é um dos combustíveis mais baratos do mercado, custando até 40% menos do que a gasolina sem chumbo 95, por exemplo. Isto pode equivaler a uma poupança de qualquer coisa como 40 euros de cada vez que enche o depósito.
- Esta tecnologia permite ainda aos proprietários beneficiarem de benefícios fiscais (menos penalizações ambientais, reconversão do IVA, isenções totais ou parciais do imposto de registo em função do país e do tipo de cliente).
Um automóvel bicombustível a gasolina e a GPL funciona igualmente bem com qualquer um dos combustíveis. Tem dois depósitos separados, cada um com cerca de 50 litros, consoante o modelo.
E é simples de utilizar: o condutor pode mudar manualmente de um para o outro e depois voltar a fazê-lo, ou o automóvel pode mudar automaticamente para a gasolina quando o depósito de GPL estiver vazio.
O grupo propulsor ECO-G 100 tem uma autonomia recorde de até 1.500 km. Em Portugal, a Dacia é a líder de vendas incontestada no segmento dos automóveis movidos a Bi-Fuel (GPL+Gasolina), com o motor ECO-G 100 Bi-Fuel a ser responsável por mais de 65% das vendas globais: 65% do Sandero, 90% do Jogger e 70% do Novo Duster.