Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
24 Set, 2019 - 15:40

Desporto escolar: fundamental para a saúde de crianças e jovens

Teresa Campos

O desporto escolar pode fazer muito pela saúde e bem-estar do seu filho ou filha. Perceba como e fomente a prática desportiva na infância.

Ginástica na escola

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma hora de exercício físico diária, para crianças e jovens em idade escolar. Embora em Portugal os números não sejam animadores, afastando-se dos recomendados pela OMS, tem havido nos últimos anos um esforço para fomentar, cada vez mais, o desporto escolar.

Efetivamente, a atividade física regular é fundamental para combater o excesso de peso e a obesidade infantil, crescentes nas sociedades atuais. Uma modalidade desportiva pode, ainda, ser importante para promover o bem-estar e o sucesso escolar dos alunos. Conheça as principais vantagens do desporto escolar e conheça o seu funcionamento no nosso país.

Desporto escolar: 6 vantagens

Desporto escolar
O desporto escolar faz as crianças mais felizes

1. Maior desenvolvimento cognitivo

Praticar desporto regularmente desenvolve o raciocínio dos alunos, entre o pré-escolar e o secundário; melhora o QI, os resultados nos testes, a memória, a leitura e a compreensão verbal.

2. Menor ansiedade

O desporto reduz os níveis de stress e ansiedade nas crianças e jovens, além de melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular e aumentar os níveis de noradrenalina e de endorfinas. Tal contribui para o relaxamento do corpo e da mente, tornando os jovens mais calmos e bem-dispostos.

3. Maior capacidade de concentração

Os jovens que praticam desporto têm melhores níveis de atenção e de concentração. Além da menor tendência para distrações, as crianças que têm atividade física apresentam maior capacidade de adaptação a mudanças de tarefa.

4. Melhoria da autoestima

Dança, desportos de equipa ou modalidades desportivas individuais reforçam a auto-estima da criança, pois melhoram a forma física e a imagem corporal; transmitem um sentimento de integração; promovem a criação de mais amigos e de aceitação social. Neste caso, é importante o reconhecimento do esforço e da dedicação.

5. Disciplina, controlo e respeito

O desporto infantil fomenta a disciplina e o respeito pelas regras, o que espelha um melhor comportamento na sala de aula e na relação com colegas e professores.

6. Espírito de equipa

A prática desportiva melhora as competências de comunicação, entreajuda e trabalho cooperativo. Assim, o desporto ajuda na partilha e nas tarefas de grupo.

O desporto escolar nas escolas

Ginásio escola
O exercício físico ajuda no sucesso escolar

Em Portugal, o Desporto Escolar pretende promover o acesso a uma prática desportiva regular de qualidade, de modo a contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios ligados a uma cidadania ativa.

Tendo em conta a realidade nacional, o desporto escolar tem trabalhado essencialmente no sentido de:

  • contribuir para o combate ao insucesso e abandono escolar e promover estilos de vida mais saudáveis;
  • alargar o desporto a alunos do sexo feminino, com necessidades educativas especiais e/ou a alunos em risco de abandono e insucesso escolar;
  • incentivar a participação dos alunos no planeamento e gestão das atividades desportivas;
  • fomentar um espírito de “fair-play”, de cordialidade e de respeito;
Veja também