Miguel Pinto
Miguel Pinto
07 Nov, 2022 - 12:05

9 destinos de passagem de ano na Europa que não pode perder

Miguel Pinto

Sugerimos 8 destinos de passagem de ano na Europa, que lhe irão provar como o Velho Continente está sempre pronto para uma boa noite de festa.

Destinos de passagem de ano na Europa

Quer ame ou odeia, caminhamos a passos largos para a chegada de um novo ano e se procura destinos de passagem de ano na Europa, então temos 8 sugestões incríveis que nunca são demais serem partilhadas.

Partir numa viagem numa época especial é perfeito para as pessoas que estão prontas para fazer algo completamente diferente e que quebre com os seus hábitos.

Estes 8 destinos de passagem de ano na Europa retratam algumas das cidades mais festivas e permitem celebrar o final do ano em grande estilo com grandes festas, fogos de artifício impressionantes, novos rostos, novos amigos e novos lugares.

9 destinos de passagem de ano na Europa

Na véspera de Ano Novo, os céus da Europa parecem explodir num tumulto de cores e luzes que conferem cores especiais e um ambiente único a cidades onde a festa se vive durante longas horas. Há incríveis festas de rua, tradições maravilhosas e muita esperança e alegria. Vamos celebrar?

1

“Prosit Neujahr” – Berlim

Berlim é uma ótima opção para quem gosta de uma boa festa em qualquer época do ano, logo o réveillon é ainda mais incrível. O centro da cidade é transformado numa grande festa de rua, que se estende desde o Portão de Brandenburgo até à Coluna da Vitória.

Há ainda espaço para a famosa “festa da milha”, como é chamada, se estende por dois quilómetros e é o auge das festividades da véspera de Ano Novo, com tudo a acontecer em plena rua: desde stands de comida, palcos de música, espetáculos de luz, bares, animação de rua e muito mais.

À meia-noite, é tempo de apreciar o fogo-de-artifício, antes de finalmente rumar em direção às pistas de dança e aí a festa só acaba quando o sol já vai alto no primeiro dia do ano.

2

Guten Rutsch” – Viena

Apesar de Viena ser mais conhecida por seu famoso Grand Ball no Hofburg Palace, e ao qual nem todos podem assistir ou fazer parte, temos uma boa notícia: a cidade tem muito mais para oferecer na véspera de Ano Novo.

Os fabulosos mercados de Natal da cidade transformam-se em feiras de Ano Novo e milhares de pessoas seguem a Silvesterpfad – Rota de Ano Novo que é nada mais do que um percurso que pode ser percorrido a pé pelo centro da cidade e por onde se estendem diversas barraquinhas para melhorar qualquer noite.

Já no primeiro dia do ano, pode juntar-se à multidão em frente à Câmara Municipal, para assistir ao famoso concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmónica de Viena num ecrã gigante.

3

Três beijos em Bruxelas

Os belgas dizem que as melhores coisas vêm em pacotes de três, por isso, claro que na passagem de ano o segredo da felicidade está mesmo em partilhar 3 beijos com aquela pessoa especial, com os amigos e a família, com aquele desconhecido de sorriso bonito ou com qualquer pessoa que esteja no mesmo mood.

Em Bruxelas, há vários bares, restaurantes e diversos locais para festas de Ano Novo, para todos os gostos e carteiras, mas para quem não abdica das festas de rua, então não pode perder uma ida até Grand Place, onde vai encontrar cerveja, chocolate e clima festivo, durante toda a noite.

4

“Bonne Année” – Paris

Na véspera de Ano Novo, a deslumbrante e romântica Cidade das Luzes realmente faz jus ao seu apelido, principalmente quando a Torre Eiffel se torna no ponto central da impressionante lançada de fogo-de-artificio e luzes espetaculares.

Mesmo antes da meia-noite, pode participar da espetacular festa de rua nos Champs-Élysées, o outro ponto central das comemorações na cidade.

Para fugir um pouco da confusão, vá para Montmartre para apreciar o encantador horizonte de Paris a partir de uma área menos movimentada.

5

“Feliz Año Nuevo” – Madrid

Como muitas outras capitais europeias, Madrid comemora a passagem de ano com jantares extravagantes em família, muita música e dança, seja em bares e clubes ou até mesmo nas ruas.

O que realmente marca a animada capital espanhola de outros destinos para passagem de ano na Europa é a tradição que os portugueses bem conhecem de comer 12 uvas-passas à meia-noite, uma para cada mês do ano e por cada desejo pedido. Na base desta ação está a ideia de prosperidade e boa sorte para o Ano Novo.

Em qualquer rua de Madrid há sempre uma festa, mas a maior de todas é aquela que decorre em frente ao relógio da torre Puerta del Sol que é apenas o começo de uma noite em grande.

Aproveite para prolongar a sua estadia e fique alguns dias para desfrutar dos desfiles e festividades espetaculares de Los Reyes Magos, incluindo a colorida Cabalgata de los Reyes Magos, que decorre a 5 de janeiro.

Fogo de artifício na madeira
A passagem de ano na Madeira é sempre um grande espetáculo
6

“Bom Ano” – Madeira

Sol o ano inteiro, uma vegetação tropical exuberante e a maior exibição de fogos-de-artifício do mundo (chegando mesmo a fazer parte do World Guiness Records). Não, é, então, de estranhar que o Funchal e a Madeira façam parte da lista de melhores destinos de passagem de ano na Europa.

A ilha mais exótica e isolada do continente celebra a chegada do novo ano com um espetáculo mágico de luzes que iluminam os céus e deixam qualquer um de boca aberta. Por isso, são milhares os que todos os anos regressam a este local para celebrar.

7

“Sretna Nova Godina” – Dubrovnik

Dubrovnik é um lugar especial para se estar em qualquer época do ano, mas para quem aprecia os encantos do inverno e acha que as temperaturas mais baixas são uma verdadeira dádiva, então a passagem de ano nesta cidade será o evento a não perder.

A ação principal decorre naquela que é para os croatas a mais bonita rua do mundo: a Stradun, que se veste com toda a pompa e circunstância para celebrar o Ano Novo com animações para todas as idades.

8

“Happy New Year” – Londres

A movimentada capital britânica é uma das cidades mais animadas e vibrantes para passar a passagem de ano e receber um novo e incrível ano. Sem dúvida, um dos melhores destinos de passagem de ano na Europa.

Junte-se às grandes multidões que se reúnem ao longo das margens do rio Tamisa para efetuar a contagem decrescente que assinala um novo dia, um novo mês, um novo ano e, com isso, traz  promessa de que tudo pode acontecer.

Não importa onde esteja, mas sim que assinale esta noite de forma especial. Afinal um novo ano é sempre a oportunidade daquele recomeço que tanto deseja.

9

Szczęśliwego Nowego Roku – Varsóvia

Se existe uma razão que leva tantos visitantes a descobrir Varsóvia é o desejo de absorver a sua emocionante história. Após a Segunda Guerra Mundial, apenas 15% de Varsóvia ficou em pé. Mas hoje em dia, a capital da Polónia tornou-se numa grande metrópole, sendo a nona cidade mais populosa da Europa.

A Unesco declarou o centro histórico de Varsóvia Património da Humanidade, em parte devido à exemplar reconstrução de espaços como a Praça do Mercado, o Castelo Real, a Torre da Barbacã e outros monumentos da Cidade Velha.

É junto à torre do Palácio da Cultura e das Ciências (o edifício mais alto da cidade, com 42 andares, 237 metros de altura e 3.000 salas) que milhares de pessoas se reúnem todos os anos para festejarem a passagem de ano.

Veja também