Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
21 Abr, 2020 - 14:42

8 dicas de liderança à distância que precisa de conhecer

Catarina Milheiro

Tem dúvidas sobre como liderar à distância com eficiência? Fique connosco e conheças algumas dicas de liderança essenciais nesta fase.

mulher a aplicar dicas de liderança

São várias as competências que podem ser treinadas e a liderança é uma delas. Continue a ler e conheça a nossa seleção de dicas de liderança para desenvolver as suas competências profissionais nesta área.

O sucesso de uma empresa depende do sucesso das suas equipas e, esse sucesso, depende da forma como as pessoas incluídas nestas equipas são geridas. Ou seja, as empresas procuram, cada vez mais, profissionais preparados para assumir estes cargos de liderança.

A verdade é que estamos a viver uma mudança drástica na forma como trabalhamos e na convivência social e familiar. Uma das consequências desta situação em que vivemos é a prática do home office, adotada pela maioria das empresas neste período de confinamento.

Ora, com isto, surgiu um novo desafio que tem preocupado alguns gestores habituados à liderança presencial: como liderar de “perto” e estar presente, mesmo estando fisicamente distante?

As dicas de liderança que vamos mostrar servem, essencialmente, para o ajudar a desenvolver as caraterísticas próprias de um líder, como, por exemplo, capacidade de planeamento e realização, poder de decisão e visão estratégica, comunicação interpessoal, equilíbrio emocional, humildade e resiliência.

8 DICAS DE LIDERANÇA PARA UMA MelHOR GESTÃO DE EQUIPAS À DISTÂNCIA

Se tem neste momento que gerir a sua equipa de trabalho e não sabe ainda muito bem como o fazer face à situação atual em que vivemos, atente nas dicas de liderança que preparamos para si.

A maior parte das pessoas não está habituada a trabalhar à distância e a ter de lidar com todas as mudanças que se vão dando nos seus lares. E é aqui que a supervisão à distância exige, mais do que nunca, um papel fundamental dos líderes e gestores no que diz respeito a motivar, gerir, dar apoio e manter os níveis de produtividade altos das suas equipas.

mulher líder
1

Faça um planeamento

O plano estratégico define metas e prioridades. É este planeamento que vai guiar o trabalho da equipa e garantir a coerência de todas as ações e decisões que envolvem os colaboradores. Esta é, por isso, uma das principais dicas de liderança a ter em conta.

É importante que defina com clareza os objetivos e que mostre a que patamar é que a sua equipa deve chegar. Procure encontrar os benefícios que podem ser retirados da situação vivenciada por todos e dê sentido ao rumo proposto.

2

Seja um bom comunicador

Saber comunicar bem é uma das dicas de liderança fundamental para uma gestão eficiente, especialmente quando se lidera à distância.

Saiba expressar-se de forma assertiva e sucinta, garantindo que a informação chega a todos. E, não se esqueça, manter os canais abertos para o diálogo é essencial para o desempenho da equipa, servindo para esclarecer dúvidas, estabelecer prioridades e incentivar a integração.

Aproveite a tecnologia disponível para isso, através de chamadas de vídeo, por exemplo. Para além disto, esteja sempre disposto a estreitar os laços para que a distância física não afete a sua relação com a equipa.

Também é crucial manter uma agenda fixa para essas reuniões para que a rotina da empresa e os prazos de entrega sejam mantidos.

3

Aceite sugestões e ideias

Abra espaço para a troca de ideias, sugestões e opiniões. Ouça o que os outros têm a dizer e disponibilize-se para refletir sobre essas ideias e sugestões.

Não se esqueça de dar feedback mesmo que a ideia não seja implementada. Em conjunto, é mais fácil encontrar alternativas para a otimização de processos e desempenhos.

Siga estas dicas de liderança para se assumir como um bom líder, compreensivo, e para mostrar que trabalham todos para o meu objetivo.

4

Saiba o que a equipa espera de si

Precisam de formação? Reuniões mais frequentes? Comunicações mais claras e objetivas? Querem mais autonomia e que lhes delegue tarefas? Converse e tente perceber o que falta para melhorar o desempenho dos colaboradores.

Estabeleça uma reunião semanal para debater estes pontos com a sua equipa e compreenda quais as necessidades que serão prioritárias numa primeira fase.

5

Utilize ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão possibilitam um controlo muito mais acertado do progresso da equipa e do alcance das metas previamente estabelecidas. Por exemplo: através de um bom software, é possível entender o que cada um está a fazer e os resultados alcançados.

Esse recurso pode ser usado não só para monitorizar, como também para ajudar na estruturação de planos de estudos (workshops, cursos online) capazes de alinhar o trabalho em equipa. Como efeito, sucede a otimização dos processos.

Garantir que todos os colaboradores têm acesso a ferramentas de trabalho e que essas funcionam bem torna-se, portanto, um ponto fulcral quando falamos em dicas de liderança.

6

Conheça os colaboradores

Identificar talentos é uma missão de líder, é fundamental conhecer cada elemento da equipa e perceber as suas capacidades, competências e ambições.

Perfis diferentes correspondem a melhores desempenhos em tarefas e funções diferentes. É possível identificar 4 perfis básicos:

  • analíticos – são influenciados pela lógica e dados objetivos;
  • empreendedores – são motivados pelo desafio;
  • expressivos – pretendem alcançar um ideal criativo e querem inspirar outros;
  • integradores – adoram integrar as pessoas e cultivar ligações.
7

Seja o exemplo, surpreenda a sua equipa

Esta é uma das dicas de liderança mais importante. Se exige pontualidade, seja o primeiro a chegar às reuniões online. Dê o exemplo para as exigências que faz, conquiste assim a confiança da sua equipa para que o respeitem como líder.

Naturalmente, não domina todos os assuntos… Mas, por isso é que existe uma equipa e um bom líder sabe delegar tarefas.

Sempre que possível, faça mais do que o combinado, com foco nos resultados e não somente nas tarefas; surpreenda-os.

8

Celebre e recompense

Por último, entre as mais importantes dicas de liderança encontram-se a motivação e o reconhecimento. Estes conceitos são essenciais para a gestão de equipas. Os sucessos e objetivos atingidos merecem ser festejados e recompensados. Mantenha desta forma a sua equipa motivada.

Uma boa forma de o fazer poderá ser, por exemplo, agendar uma hora por semana para apresentar os resultados obtidos pela equipa e reconhecer o valor de cada colaborador e da equipa como um todo.

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