ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
17 Jun, 2022 - 12:40

6 dicas de organização diária para manter a casa arrumada

Catarina Milheiro

Se quer manter a casa sempre arrumada, mas não sabe como, precisa de conferir as nossas dicas de organização diária.

Todos sabemos que ser adulto implica algumas obrigações e uma delas é manter a casa arrumada perante uma rotina agitada. Chegar à casa depois de um dia de trabalho e ter que tratar de tarefas domésticas pode ser um autêntico pesadelo para alguns de nós e, por isso mesmo, estar a par de algumas dicas de organização diária pode fazer toda a diferença no seu dia a dia – e até mesmo no bem-estar geral. Afinal, quem não gosta de sentir que tem a casa toda arrumada e com tudo em dia?

Por sabermos que não é fácil encontrar dicas fáceis e eficazes de organização doméstica diária, reunimos um conjunto que o vão ajudar a manter a sua casa sempre limpa e organizada.

6 dicas de organização diária para colocar já em prática

Se também ambiciona ter aquela sensação de casa sempre limpa, cheirosa e arrumada há algumas dicas de organização diária que deve aplicar no seu dia a dia.

limpezas de inverno
1.

Não deixe sapatos e roupas pela casa

Chegar a casa e deixar os sapatos na entrada, ou pousar a roupa sobre uma cadeira para arrumar no dia seguinte são comportamentos que todos acabamos por ter diariamente.

Mas já pensou que se optar por tirar o casaco ou os sapatos e colocá-los no armário ou no local destinado aos mesmos, só poupará tempo e trabalho a si mesmo? Não há nada como chegarmos a casa e colocarmos tudo logo no sítio.

Para além de poupar tempo mais tarde, irá permitir que tenha sempre tudo um pouco mais organizado e livre de desarrumações.

2.

Lave e arrume sempre a loiça do jantar

Optar por colocar tudo no seu sítio antes do dia terminar é a maneira mais fácil para começar o dia seguinte com a casa arrumada e organizada. Por isso mesmo, lavar a loiça do jantar deve ser uma tarefa imediata e que não deve passar para o dia seguinte.

Pode até sentir-se cansado e sem vontade para tal, mas tente fazer o esforço de a lavar ou até colocar na máquina e verá que a sensação de conforto e satisfação serão compensatórias.

E se refletirmos bem, sempre que deixamos a loiça do jantar para o dia seguinte, vamos ter o dobro do trabalho – afinal, teremos que lavar os pratos do jantar e tudo o que utilizamos para o pequeno-almoço.

3.

Evite acumular cartas, folhetos ou papéis

Manter a organização diária da casa também passa por evitar acumular papéis desnecessários em cima da mesa da cozinha, da sala ou na entrada.

Quantas vezes já chegou a casa e pousou simplesmente a papelada que trouxe do correio? Pois saiba que uma das dicas mais eficazes é saber descartar todos os papéis que não são importantes e guardar de imediato aquilo que realmente precisa.

Arranje uma caixa para as cartas e documentos relevantes e deite o resto no lixo.

4.

Aposte numa tarefa doméstica por dia

Por norma torna-se mais difícil manter a casa arrumada quando tiramos uma manhã ou um dia da semana para limpar todas as divisões. Além disso, sentimo-nos mais esgotados e sem energia quando o fazemos.

Para evitar esse tipo de sentimentos e para que consiga manter sempre a sua casa organizada, o ideal é que opte por realizar uma tarefa mais pesada por dia.

Por exemplo: limpar as casas de banho, tratar do jardim ou fazer uma limpeza profunda da cozinha e eletrodomésticos.

Quando as tarefas mais chatas e que normalmente nos roubam mais tempo são diluídas ao longo da semana, torna-se mais fácil manter tudo em ordem.

5.

Mantenha os objetos sempre no mesmo local

Acabou de chegar a casa, pousou a chave do carro em qualquer lado e no dia seguinte perde 10 minutos à procura dela – provavelmente sente-se frustrado e chateado quando este tipo de situações acontece, não é assim?

Em vez disso, coloque sempre os objetos como os comandos da televisão, as chaves de casa e do carro, as cartas e outros objetos que normalmente têm lugares fixos no seu sítio. Desta forma, saberá sempre onde mantém tudo e não perderá tempo a tentar encontrá-las.

6.

Faça sempre a cama

Fazer a cama sempre que se levanta faz toda a diferença na arrumação da casa. Uma cama bem feita é capaz de transformar qualquer quarto e faz tudo parecer mais organizado de forma imediata quase.

Além disso, ao optar por começar o seu dia com esta tarefa simples e rápida, a sua produtividade aumenta. Logo, ao final do dia quando chegar a casa sentirá vontade e energia para dar continuidade a outra tarefa qualquer.

Agora que já conhece as nossas dicas de organização diária, comece já a pô-las em prática e disfrute dos seus fins-de-semana com calma e repleto de energia. Afinal, uma casa arrumada faz toda a diferença nas no nosso dia a dia.

Veja também