Ekonomista
Ekonomista
19 Dez, 2022 - 07:26

Sabia que há um documento que deve pedir ao mudar de emprego?

Ekonomista
Patrocinado por:

Vai sair da empresa onde trabalha? Há um documento obrigatório para comprovar a sua experiência profissional. Saiba em que consiste.

Quando deixamos, de forma voluntária ou involuntária o local onde trabalhamos, há um ciclo que se fecha. Mas há, também, toda uma experiência profissional que deve ser comprovada por um documento obrigatório.

Para além do que se escreve no currículo, é importante garantir que existe uma prova documental da passagem por um determinado cargo. Por isso, não deixe o seu antigo emprego sem garantir que recebe um certificado de trabalho.

Embora não exista um modelo oficial, a lei determina que este documento deve conter as datas de admissão e de cessação do colaborador, assim como o cargo ou cargos que este desempenhou entre as duas datas. A legislação em vigor diz ainda que apenas pode conter outras referências se for o trabalhador a fazer esse pedido.

O documento é obrigatório, o que significa que a entidade empregadora tem de o emitir, sob pena de infringir a lei e ter de pagar uma multa.

Este certificado também é útil mesmo que não mude de emprego, já que pode servir como comprovativo da situação profissional perante entidades como bancos ou seguradoras.

Se quer saber o que é e para que serve este certificado, vai encontrar toda a informação que precisa neste artigo do Saldo Positivo.

Certificado de trabalho: para que serve e quando é obrigatório?

Este é um documento útil e obrigatório quando se muda de emprego, já que permite comprovar a sua experiência profissional e atestar que esteve, realmente, ao serviço de determinada empresa. Saiba mais neste artigo do Saldo Positivo.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também