Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
07 Jan, 2020 - 11:03

Empresas sustentáveis: exemplos de sucesso em Portugal

Inês Silva

No mundo empresarial a sustentabilidade tem também a sua importância. Conheça exemplos portugueses de empresas sustentáveis.

empresas sustentáveis

As empresas sustentáveis são aquelas que, no desenvolvimento das suas atividades, têm um impacto negativo mínimo, ou até um efeito positivo, no ambiente, na comunidade, na sociedade ou na economia global ou local. Muitas destas empresas, além das políticas ambientais nas suas áreas de negócio, têm também uma visão progressista no que aos Direitos Humanos diz respeito.

Há cada vez mais, por parte das empresas, uma maior atenção a outros valores que vão além dos objetivos financeiros e de lucro. Os recursos naturais vão escasseando e o impacto negativo das alterações climáticas alertam também a consciência dos empresários e gestores.

Num mundo sempre em mudança, a inovação tecnológica dá uma ajuda no desenvolvimento de novos materiais e técnicas para processos mais ecológicos e sustentáveis.

Fala-se num novo modelo para a economia sustentável que preconiza a transição de uma economia linear (extrair, produzir e eliminar) para uma economia circular, assente numa utilização eficiente de recursos e o mais duradoura possível.

Empresas sustentáveis: ambiente VS lucro?

amigo do ambiente

Uma empresa sustentável e amiga do ambiente é aquela que participa em atividades ecológicas ou tem preocupação em garantir que todos os processos, produtos e atividades de produção atendam adequadamente às atuais preocupações ambientais, mantendo o lucro. Ou seja, atende às necessidades do mundo atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

De uma forma muito geral, podemos dizer que uma empresa “verde” obedece pelo menos a um dos seguintes critérios:

  • Incorpora princípios de sustentabilidade em todas as suas decisões de negócio;
  • Fornece produtos ou serviços ecológicos que substituem a procura por produtos e / ou serviços não verdes;
  • É mais ecológica que a concorrência tradicional;
  • Assume um compromisso duradouro com os princípios ambientais nas suas operações comerciais.

A incorporação de práticas sustentáveis traz benefícios para as empresas, quer na redução de custos operacionais, quer no aumento da sua notoriedade. Os consumidores são cada vez mais exigentes e tendem a valorizar as empresas com políticas de sustentabilidade e de responsabilidade social.

Simplificando, as empresas com políticas de sustentabilidade têm um maior envolvimento com a comunidade e adotam práticas éticas e transparentes no relacionamento com os seus parceiros, fornecedores e colaboradores.

Para implementar uma política de sustentabilidade na sua empresa, pode começar por definir um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o desperdício na sua empresa, consultar informação sobre a regulamentação ambiental ligada ao seu setor de atividade ou implementar sistemas de gestão ambiental que garantam a certificação ambiental da sua empresa.

Muitas da grandes empresas em Portugal já seguem este caminho e algumas até já são reconhecidas como exemplos de empresas sustentáveis na Europa.

4 exemplos portugueses de empresas sustentáveis

Jerónimo Martins

O Grupo Jerónimo Martins integra o Euronext Vigeo-Eiris Europe 120, que neste caso é uma lista que inclui as 120 empresas mais avançadas da Europa a nível de práticas de sustentabilidade. É o único retalhista português a figurar nesta lista.

Foram vários os compromissos assumidos pelo Grupo Jerónimo Martins que foram tidos em conta, nomeadamente a redução da pegada carbónica em 5% entre 2018 e 2020; e a redução do desperdício alimentar do Grupo em 10% no mesmo período, face a 2016, e a determinação em reduzir para metade até 2025.

Grupo EDP

O Grupo EDP foi a única empresa portuguesa que integrou, em 2018, a Euronext Vigeo World 120 que distingue as 120 empresas mundiais que incorporam e promovem práticas de sustentabilidade.

Esta distinção tem por base uma análise de desempenho que utiliza mais de 300 indicadores, em tópicos tão diversos como Direitos Humanos, Recursos Humanos, Envolvimento com a Comunidade, governo societário, Ambiente e comportamento nos negócios.

Galp

A Galp foi distinguida pelo Dow Jones Sustainability Index (DJSI) como a melhor da Europa. É a única empresa portuguesa a fazer parte deste índice há 12 anos consecutivos. Já no ranking mundial de sustentabilidade, entre 71 empresas, conseguiu alcançar o terceiro lugar do pódio.

Na dimensão ambiental, os melhores resultados da empresa foram obtidos nos campos das estratégias climáticas e dos riscos relacionados com água.

Lidl Portugal

Em março de 2018, o Lidl Portugal assumiu o duplo compromisso de redução do consumo de plástico em pelo menos 20% e de incorporação de 100% de materiais recicláveis em todas as suas embalagens, de marca própria, até 2025. Esta data antecipa em cinco anos parte da estratégia apresentada pela Comissão Europeia neste domínio.

Estas medidas visam não só demonstrar o empenho enquanto empresa preocupada com o ambiente, mas também sensibilizar a sociedade para as questões ambientais.

Veja também