Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
30 Out, 2019 - 11:29

O ensino profissional como uma alternativa ao secundário

Catarina Milheiro

Está a par do funcionamento do ensino profissional em Portugal? Fique connosco e conheça algumas vantagens deste sistema educativo.

ensino profissional

A verdade é que muitos alunos optam por seguir pela via do ensino profissional em vez do ensino científico humanístico, no momento em que se deparam com a escolha do seu percurso no secundário.

Não há dúvidas de que esta opção está associada a alguns benefícios se for de encontro àquilo que o aluno idealiza para o seu futuro. Ou seja, se se tratar de alguém com um plano de futuro muito bem idealizado, então, a escolha do ensino profissional poderá mesmo ser a mais adequada.

O QUE É O ENSINO PROFISSIONAL?

curso tecnológico

O ensino profissional constitui, hoje, um subsistema de ensino numa evidente trajetória de consolidação.

Falamos de cursos de nível secundário que oferecem formação geral, sociocultural, científica e formação tecnológica profissional, garantindo desta forma, àqueles que os concluem, o diploma do ensino secundário e qualificação profissional de nível III. 

O ensino profissional habilita os alunos que optarem por este percurso o prosseguimento dos estudos (quer seja em sequência imediata ou depois de uma experiência profissional), ou ainda a uma entrada direta no mercado de trabalho como técnicos intermédios para os vários sectores económicos e sociais disponíveis.

São já cada vez mais as empresas que optam por contratar profissionais com uma especialização mais prática, direcionada e técnica para os mais diversos cargos. Por isso mesmo, o ensino profissional pode ser uma excelente opção para aqueles alunos que desde cedo sabem o que querem para o seu futuro.

Para que consiga compreender melhor como funciona o ensino profissional, é importante ainda realçar o facto de que se trata de um ensino que, ao contrário do que acontece nos cursos gerais do ensino secundário, aproxima os alunos do mundo de trabalho.

Além disso, valoriza os momentos curriculares de formação em contexto de trabalho e faz com que o aluno tenha que decidir corretamente qual a escola e o curso específico que ambiciona estudar, sem que se abdique de uma formação geral de natureza cultural.

Importa ainda salientar que os alunos do ensino profissional são obrigados a realizar Provas de Aptidão Profissional, isto é, um trabalho de projeto com que todos têm de finalizar os seus cursos, defendendo estes projetos perante um júri, que contém elementos externos às escolas.

O que se tem vindo a observar ao longo dos anos tem sido uma procura cada vez maior por escolas que ofereçam este tipo de ensino aos estudantes, desde jovens que tinham reprovado nos cursos de ensino secundário das escolas secundárias, até àqueles alunos que já tinham abandonado o sistema, fruto da reprovação sucessiva e da desmotivação.

A verdade é que de uma forma muito rápida, o ensino profissional começou a ser procurado como uma primeira opção por alunos que transitavam do ensino básico para o secundário.

O ENSINO PROFISSIONAL COMO UMA ALTERNATIVA NO SECUNDÁRIO: VANTAGENS

Para os jovens que se encontram ainda no ensino básico e que irão ter que tomar uma decisão, a ingressão num curso profissional pode mesmo vir a ser uma solução.

Se há uns anos se ouvia dizer que este tipo de ensino não era valorizado no mercado de trabalho, hoje não parece ser bem assim: os alunos podem, e devem, optar por esta alternativa se sentirem que sabem perfeitamente a área em que ambicionam atuar no futuro.

Ou seja, para os jovens que saibam que querem vir a construir uma carreira na área do marketing, por exemplo, é inteligente da sua parte a ingressão num curso profissional nesta área desde cedo. Afinal, mesmo que queiram ingressar mais tarde na faculdade, basta que realizem os exames nacionais necessários para que consigam entrar na faculdade que tanto desejam e obter a formação que pretendem.

formação profissional

Além disso, quando o aluno opta por este tipo de ensino, irá automaticamente sentir-se muito mais preparado em comparação com os seus colegas (na faculdade), tendo em consideração que realizou um curso profissional especializado somente naquela área e que absorveu já bastante conhecimento teórico e prático.

De uma forma geral, podem-se listar as seguintes vantagens do ensino profissional:

  • A integração no mercado de trabalho é mais imediata;
  • Podem realizar, na mesma, as provas de acesso ao ensino superior;
  • Os alunos aprendem mais sobre a área na qual pretendem atuar no futuro;
  • Existe um contacto direto entre os alunos e as empresas (muitas vezes este acaba mesmo por ser o primeiro contacto dos jovens com o mundo de trabalho durante o secundário);
  • Dá a oportunidade ao alunos de compreenderem desde cedo as normas e os valores das organizações onde posteriormente irão trabalhar;
  • Existe um conhecimento aprofundado sobre a indústria e o setor;
  • Protocolos de colaboração com diversos organismos;
  • Os alunos têm a oportunidade de realizarem a Formação em Contexto de Trabalho (estágio profissional);
  • Melhor aproveitamento escolar;
  • Existe um acompanhamento diferenciado para cada aluno.

ALGUMAS ESCOLAS COM OFERTAS DE CURSOS PROFISSIONAIS

Profitecla

A Profitecla está presente no Porto, em Braga, Coimbra, Barcelos, Guimarães e Viseu e é uma escola profissional detentora de uma oferta formativa bastante abrangente.

Falamos de cursos como Geriatria, Secretariado, Turismo, Comunicação, Receção Hoteleira, Restauração e Bar, Direito e Solicitadoria, Animação Turística, Gestão, entre muitos outros.

Escola Profissional Ruiz Costa

Trata-se de uma escola profissional no Centro de Matosinhos que tem um objetivo fundamental: o ensino e a formação profissional nas áreas da informática e novas tecnologias, e outras que se venham a revelar de interesse para a satisfação das necessidades do tecido empresarial. 

Por isso, se o seu objetivo é apostar numa área do futuro que seja para sempre precisa dentro das empresas em geral, a Escola Profissional Ruiz Costa poderá ser uma opção.

Para que consiga ter uma noção, estão disponíveis cursos profissionais como: Desenho digital 3D, Gestão e programação de sistemas informáticos, Eletrónica, automação e computadores, Multimédia e Gestão de equipamentos informáticos.

Escola Profissional de Tecnologia Digital

A Escola Profissional de Tecnologia Digital foi concebida para aqueles alunos que queiram entrar rapidamente no mercado de trabalho tendo por base a mais recente era digital.

Os cursos integram-se na área das Tecnologias de Informação e Comunicação recorrendo às parcerias tecnológicas, criadas pela escola, com empresas / associações empresariais do sector, facilitando deste modo a inserção socioprofissional do Aluno.

Para que consiga ter uma noção, esta escola  tem protocolos de colaboração com diversos organismos, nomeadamente com a Microsoft e Cisco.

Veja também