Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Jul, 2022 - 16:35

Férias escolares 2022-2023: fique a par de todas as datas

Catarina Milheiro

Saiba quais são as datas previstas para as férias escolares e organize a vida familiar de acordo com o calendário dos miúdos.

férias escolares

O despacho que aprova o calendário escolar para 2022-2023 já foi publicado em Diário da República e fixa o intervalo entre os dias 13 e 16 de setembro de 2022 para o início do ano letivo. Quanto às férias escolares para o próximo ano, estas são as datas a não perder de vista.

Férias escolares 2022-2023: anote as datas na sua agenda

O calendário escolar 2022-2023 para todos os estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário fixa as datas de início e de fim de cada período letivo:

  • Primeiro período: tem início entre os dias 13 e 16 de setembro, ficando concluído a 16 de dezembro;
  • Segundo período: as aulas do segundo período arrancam no dia 3 de janeiro de 2023 e terminam no dia 31 de março;
  • Terceiro período: tem início no dia 17 de abril e termina entre os dias 7 e 30 de junho (consoante o ano escolar).

Não menos importantes são as datas das férias escolares, sobretudo para os encarregados de educação, que precisam de organizar a agenda familiar para não haver desencontros entre os membros da família ao longo do ano; e agendar, quando necessário, centros de estudos, ATLs, OTLs, campos de férias, férias da família, eventos familiares.

Deste modo, as datas das férias escolares são as seguintes:

  • Férias de Natal: início a 19 de dezembro de 2022 e fim a 2 de janeiro de 2023;
  • Férias de Carnaval: de 20 a 22 de fevereiro de 2023;
  • Férias da Páscoa: de 3 a 14 de abril de 2023.

Quanto ao final do ano letivo, importa considerar os diferentes anos de escolaridade:

  • 9º, 11º e 12º anos de escolaridade: 7 de junho 2023;
  • 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos de escolaridade: 14 de junho de 2023;
  • Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: 30 de junho de 2023.
jovens férias escolas

Sugestões para as férias escolares

Ainda que paire um sentimento de incerteza no ar, por causa da pandemia, importa organizar com muita antecedência a forma ou formas de ocupar os miúdos nas férias escolares. Por essa razão, sugerimos algumas ideias de atividades:

1

Campos de férias

Os campos de férias são uma ótima opção para os mais novos e são várias as opções distribuídas por todo o país. Aqui, as crianças e jovens podem divertir-se, conviver e realizar um grande universo de atividades pedagógicas.

Para além disso, os campos de férias são fundamentais para criarem nos mais jovens algum espírito de equipa, novas amizades e competências essenciais para o dia a dia.

2

Centros de Estudos

Recuperar aprendizagens e apoio personalizado é o que muitos pais procuram no início das férias escolares, razão pela qual os centros de estudos podem ser os locais ideias para os seus filhos passarem o início das férias de verão.

3

Centros de Atividades de Tempos Livres (ATL)

Nos ATLs, crianças e jovens desenvolvem atividades que os podem ajudar a manter algum foco nos estudos, mas também em atividades divertidas em equipa.

Não se assuste, nos ATL os seus filhos não vão apenas fazer exercícios ou estudar cada uma das disciplinas. Há diversas atividades de grupo que permitem o desenvolvimento de muitas outras competências. Podem participar em workshops, oficinas, espaços de leitura e de expressão plástica, por exemplo.

4

Atividades extracurriculares

Para além das opções acima referidas, pode sempre inscrever os seus filhos em aulas de surf, teatro, música, oficinas de expressão plástica, de ciência viva…as opções de atividades extracurriculares são várias e podem despertar a curiosidade e eventuais talentos nos mais novos. O que importa é que as férias sejam divertidas, mas também produtivas!

Veja também