Catarina Reis
Catarina Reis
01 Ago, 2023 - 14:00

Como evitar o ghosting no mundo do trabalho

Catarina Reis

Saiba como evitar o fenómeno do ghosting no mundo do trabalho, e de que forma empresas e trabalhadores deverão lidar com isso.

escritório vazio

O ghosting no mundo do trabalho é uma tendência recente bastante em voga atualmente e pode causar bastantes constrangimentos. Vamos perceber o que poderá estar por detrás deste fenómeno, bem como o que poderá ser feito para eliminar o problema.

Ghosting significa cortar relações e deixar de comunicar de forma abrupta, sem dar qualquer explicação à outra pessoa. Pode acontecer entre pessoas que têm uma relação profissional, mas há uma situação que se tem verificado muito ultimamente. 

Têm sido frequentes os casos em que durante candidatos a emprego desaparecem sem deixar rasto. Não desaparecem da face da terra, mas deixam de contactar com os recrutadores.

O ghosting pode acontecer em qualquer altura de um processo de recrutamento, o que poderá tornar-se algo assustador para os recrutadores, uma vez que poderão de um momento para o outro perder uma nova contratação. 

O ghosting pode trazer consequências devastadoras

Imagine-se que uma empresa acaba de contratar um candidato, e este torna-se num fantasma logo no primeiro dia de trabalho.

É todo um processo de seleção de candidatos que cai por terra, com a agravante de a empresa ter ainda a dificuldade e/ ou o trabalho extra de tentar perceber o que aconteceu ao candidato. Tendo ainda em conta que as razões para o desinteresse do candidato poderão nunca ser conhecidas.

escritório vazio por despedimento coletivo

Como identificar o ato de ghosting no mundo do trabalho?

Podemos considerar que estamos perante um ato de ghosting no mundo do trabalho quando ao corte de comunicação total se juntam as seguintes situações:

  • Ausência de qualquer aviso prévio
  • Não atender telefone
  • Não responder a e-mails
  • Evitar o uso de redes sociais
  • Evitar comparecer perante o recrutador

Como vimos, o ghosting no mundo do trabalho pode se dar entre vários intervenientes, mas é muito frequente falar-se de ghosting entre um candidato a um determinado emprego e o recrutador.

Este fenómeno acontece vulgarmente quando um candidato deixa repentinamente de comunicar com o recrutador, em pleno processo de recrutamento. O que poderá explicar este fenómeno e o que poderá ser feito para o evitar, ou, pelo menos, minimizar?

Fruto da conjuntura que vivemos atualmente, com o mercado de trabalho a evoluir por vezes de formas imprevistas, as empresas, através dos seus recrutadores, bem como dos seus departamentos de recursos humanos, deparam-se com inúmeros desafios neste momento

Ghosting é uma consequência dos desajustes entre o que as empresas oferecem e o que os trabalhadores procuram

O facto de os casos de ghosting no mundo do trabalho serem uma tendência pode ser um indicativo de que este é sintomático de algo que está a ser feito. Talvez o modus operandi dos recrutadores deva ser colocado em causa? Ou será um defeito de comportamento por parte dos candidatos?

O ponto número um que pode explicar esta questão do ghosting poderá ser o desajuste de expectativas entre aquilo que as empresas oferecem e o que os trabalhadores procuram. Nem sempre é fácil as duas partes entenderem-se relativamente a certos pontos – ou pior, nem sequer chegarem a ser realmente discutidos.

Vejamos um exemplo concreto: um recrutador está plenamente convencido de que a proposta salarial que tem para oferecer é imbatível, sendo mesmo acima do que a concorrência está a oferecer. 

O candidato aceita sem se mostrar relutante, mas no íntimo fica com a sensação de que o empregador não compreende ou não acede a uma ou outra condição que para este é importante, como, por exemplo, a flexibilidade de horários.

Esse pensamento de que um poderá não entender o ponto de vista do outro poderá não justificar um comportamento de ghosting, mas vir causá-lo de alguma forma, caso um candidato esteja indeciso e não tenha coragem de o mostrar.

Vivemos numa altura em que as prioridades dos trabalhadores estão um pouco em transformação, e em que temas como o trabalho remoto ou a flexibilidade de horários poderão ainda ser alvo de algum pudor ou tabu por parte de muitas entidades patronais. 

3 medidas a implementar pelas empresas para evitar o ghosting no mundo do trabalho

1

Responder a todos os candidatos

Se as empresas não querem sofrer ghosting, também não o devem fazer. Por vezes, em processos de recrutamento, as empresas não comunicam os resultados aos candidatos não selecionados, ou quando o fazem, já é muito fora do prazo correto. Isto faz com que, consciente ou inconscientemente, os candidatos respondam na mesma moeda.

2

Condensar ao máximo o tempo de recrutamento

Processos de recrutamento demasiados longos podem causar cansaço e levar em muitos casos à desistência. Essa desistência, infelizmente, pode assumir muitas vezes a forma de ghosting por parte de muitos candidatos. E muitos dos melhores candidatos não têm tempo a perder.

3

Ir ao encontro das expectativas e necessidades dos candidatos.

Deverá haver flexibilidade neste aspecto por parte dos recrutadores, pois as preferências e gostos pessoais de cada candidato poderão ser muito diferentes. Negoceie as regalias de acordo com o que é de agrado do trabalhador e não apenas tendo em conta o que acredita serem boas condições.

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