Helena Peixoto
Helena Peixoto
14 Out, 2019 - 12:27
hábitos de limpeza

Com estes 8 hábitos de limpeza a sua vida vai mudar (para melhor)

Helena Peixoto

São hábitos de limpeza fáceis de interiorizar e de cumprir, que facilitam o dia-a-dia. Conheça-os!.

O artigo continua após o anúncio

Ter uma casa sempre limpa, organizada e fresca pode parecer uma missão impossível. No entanto, acredite que não é tão difícil quanto possa imaginar! Existem alguns hábitos de limpeza que, uma vez instituídos, não mais saem das nossas vidas e vão tornar tudo mais fácil.

Começar por organizar a sua casa pode ser o primeiro passo para organizar a sua vida! E sabemos que com a agitação do dia-a-dia, nem sempre é fácil manter a casa arrumada e organizada. Entre a correria matinal e os finais de dia que parecem passar em minutos, não há tempo para tudo. Ou pelo menos é o que muitos pensam.

Mas a verdade é que, à semelhança de outros atos quase involuntários que faz todos os dias, estes hábitos de limpeza podem passar a ser parte da sua rotina diária e mudar a sua vida.

De facto, é mais do que sabido que a organização é uma das chaves para o sucesso pessoal e profissional. Sabendo disso, listamos alguns pequenos hábitos que pode incorporar na sua rotina diária e que a curto e longo prazo vão fazer toda a diferença, na medida em que vão fazer com que reine a organização e desapareça o caos.

8 HÁBITOS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO QUE VÃO TRANSFORMAR A SUA VIDA

limpar o pó

Faça a cama logo de manhã

Vai roubar-lhe apenas dois minutos e a diferença é instantaneamente notória. Ter a cama feita muda logo o aspeto do seu quarto, tornando-o de imediato mais arrumado. Além disso, no final de um dia cansativo, vai saber-lhe muito bem chegar a casa e poder deitar-se numa cama assim.

Nada de deixar a louça por lavar

Um dia não teve tempo, no outro não lhe apeteceu e quando der por ela tem o lavatório da cozinha com uma pilha de louça suja. É um grande NÃO! Tal como a cama, tratar da louça todos os dias não lhe vai levar assim tanto tempo e ajuda a manter a sua cozinha com um aspeto limpo e arrumado.

É simples: sujou, lavou (ou colocou na máquina de lavar louça, se for esse o caso). O que importa é que torne a sua cozinha uma zona livre de louça suja.

Livre-se de correio e papelada desnecessária

É muito comum chegar a casa, abrir a caixa do correio e ter inúmeros catálogos, folhetos e flyers promocionais. Até aqui tudo bem. E o que também é normal é que acabem em sua casa. Se não lhe interessam, livre-se deles. Se simplesmente os acumular em cima da mesa ou da bancada, em pouco tempo terá uma pilha deles espalhados em casa.

O artigo continua após o anúncio

Reserve 10 minutos diários para a “operação limpeza”

Estes 10 minutos não são nada mais nada menos do que, basicamente, andar pela casa e arrumar tudo o que está por arrumar, sejam roupas ou outras coisas que possam estar fora do sítio. Se o fizer mantém tudo em ordem. E se mantém tudo em ordem, a sua vida será muito melhor. No final, ainda ganha tempo para fazer outras coisas.

Evite andar calçado dentro de casa

A cultura oriental já o defende e pratica há séculos e a verdade é que as solas dos nossos sapatos acumulam tanta sujidade, bactérias e substâncias que nem imagina. Se soubesse realmente quais são nunca mais andava calçado dentro de casa.

Arranje uma rotina e processo fácil de implementar: pares de pantufas à porta de casa é uma delas. Assim, na hora de sair é só descalçar as pantufas e calçar o calçado de rua e assim que chegar de lá de fora, já tem à entrada as pantufinhas ou chinelos para trocar!

O que desarrumar, arrume na hora!

Este é dos hábitos de limpeza e organização que não pode mesmo falhar. O que deitou ao chão é para apanhar de imediato, o que tirou da gaveta é para voltar a arrumar e o que abriu é para voltar a fechar.

Se começar a fazer isto, vai chegar ao final do dia e perceber que afinal a casa não fica assim tão caótica e não vai precisar de gastar um dia inteiro no fim de semana para voltar a deixá-la em ordem.

Aposte numa checklist

No telemóvel, escrita à mão, em forma de calendário colada no frigorífico, a escolha é sua. Importante mesmo é deixar escrito e registado aquilo que tem de fazer e quando fazer. Variadíssimos estudos comprovaram já que quando escrevemos uma coisa nos comprometemos mais e mais facilmente cumprimos esse objetivo.

Escolha um suporte e metodologia fácil para si e que realmente funcione para o seu caso e, se viver acompanhado, partilhe o suporte, e as tarefas, com todos!

Invista numa boa mopa ou aspirador robot

Um destes dois acessórios pode muito bem ser o pormenor que lhe faltava nos seus hábitos de limpeza. Essencial sobretudo para casas com habitantes de quatro patas, deve utilizá-los numa lógica diária. O robot só precisa de ser programado para trabalhar uma vez por dia.

Se não estiver com capacidade financeira para tal, nada que 5 minutos por dia a passar a mopa não resolvam! Só este pequeno gesto já vai fazer toda a diferença na limpeza e frescura de sua casa.

O artigo continua após o anúncio

Essencialmente, todos estes hábitos de limpeza resultam em duas grandes conclusões: a necessidade de ser organizado e a importância de criar uma rotina!

E acredite, depois de interiorizar ambas, a sua qualidade de vida vai sair a ganhar! Vai poupar tempo, paciência, esforço e até dinheiro (quem sabe não dispensa até a ajuda profissional de limpeza…).

E não precisa de se tornar obcecado com este assunto. Basta que introduza pequenos hábitos de limpeza na sua rotina diária sabendo o que limpar e quando limpar e, quando se aperceber já os faz de forma quase inconsciente.

Veja também