Hemorróidas são dilatações dos vasos sanguíneos da região anal, que podem sangrar, causar dor e prurido. As hemorróidas na gravidez são muito comuns, vamos perceber porquê!
Hemorróidas na gravidez: tudo o que precisa de saber
Hemorróidas são estruturas normais que todas as pessoas têm e que ajudam a encerrar o canal anal, contribuindo para o mecanismo da continência. A certa altura, estes vasos podem ficar dilatados e salientes, provocando grande dor e desconforto.
Existem dois tipos de hemorróidas: as hemorróidas internas estão localizadas na parte mais interna do ânus, enquanto as hemorróidas externas estão localizadas na parte mais externa do ânus. Em alguns casos, a mesma pessoa pode ter hemorróidas internas e externas (hemorróidas mistas).
As hemorróidas tornam-se sintomáticas quanto há um aumento da pressão nas veias da região anal, dificultando a circulação do sangue e dilatando os vasos. Esta situação pode ter várias causas e a gravidez é uma delas.
Não é difícil compreender porque é que as hemorróidas na gravidez são tão comuns. À medida que o bebé aumenta, dá-se um aumento do volume sanguíneo, maior dilatação nas veias, e maior probabilidade de obstipação. Estes fatores associados ao útero grávido aumentado, ao cansaço do pavimento pélvico e ao ambiente hormonal, favorecem a ocorrência de doença hemorroidária.
No entanto, a doença hemorroidária não é só comum na gravidez, em especial no 3º trimestre, mas também é bastante frequente no pós parto. O esforço e o traumatismo associados ao trabalho de parto justificam esta situação.

Hemorróidas na gravidez: principais Sintomas
Embora muitas pessoas tenham hemorróidas, nem todas têm sintomas. Quando os sintomas estão presentes, alguns dos mais comuns são os que descrevemos abaixo:
- sangramento: vermelho vivo; ocorre frequentemente durante ou após a evacuação;
- dor: ocorre principalmente quando há inflamação e obstrução da hemorróida;
- ardência anal: principalmente após a ingestão de comidas condimentadas;
- prolapso: quando as hemorróidas se exteriorizam e ficam para fora do ânus;
- excreção de muco: eliminação de muco pelo ânus;
- prurido anal: sensação de comichão na região anal.
Qual a melhor forma de tratar as hemorroidas na gravidez?
Muitas vezes, após o parto, as hemorróidas desaparecem maioritariamente por si mesmas. Quando isto não acontece, as medidas dietéticas, para controlo da obstipação, são parte importante no tratamento. O tratamento das hemorróidas varia consoante o grau de gravidade da doença e, portanto, nos casos mais graves o tratamento cirúrgico pode ser uma opção.

Há pequenas mudanças no estilo de vida que podem ajudar a evitar o agravamento das hemorróidas na gravidez, nomeadamente:
- comer alimentos ricos em fibras e beber muitos líquidos;
- evitar a ingestão de alimentos condimentados;
- evitar exercer muita força ao defecar;
- praticar natação e andar de bicicleta poderão atuar preventivamente;
- dar preferência para a utilização de roupas íntimas de algodão, que habitualmente garantem um maior conforto;
- se mesmo aplicando estas medidas tem dores intensas, deve procurar o seu médico;
- se está grávida, lembre-se de que em circunstância alguma deve iniciar qualquer medicação sem consultar o seu obstetra.
Veja também:
- O que comer na gravidez?
- Os 4 melhores chás para a prisão de ventre
- 3 receitas de água aromatizada para grávidas
- 12 remédios caseiros para as Hemorróidas (que nunca imaginou)