Miguel Pinto
Miguel Pinto
04 Dez, 2024 - 09:25

IONIQ 9: está aí o novo SUV topo de gama da Hyundai

Miguel Pinto

A Hyundai revelou ao mundo o IONIQ 9, o seu primeiro SUV de três filas totalmente elétrico. Muito espaço interior e tecnologia de ponta.

Novo Hyunday IONIQ 9

A Hyundai revelou o novo IONIQ 9, um SUV totalmente elétrico de três filas, com um amplo espaço interior, que combina um design de vanguarda com as mais eficientes motorizações EV.

O modelo é uma nova e apelativa opção para os clientes que procuram um veículo  elétrico de três filas de bancos capazes de acomodar até sete passageiros. Com uma distância entre eixos de 3130 mm, oferece um amplo espaço e possui também um vasto conjunto de caraterísticas e funcionalidades que visam melhorar a experiência dos utilizadores. 

Este SUV de grande formato da Hyundai aposta forte na sustentabilidade de materiais  e encarna o conceito “Build to Belong”, proporcionado uma sensação de verdadeira união com os utilizadores – cada vez mais conectados -, que valorizam o espaço, privacidade e conforto. 

Segundo Jaehoon Chazng, CEO da Hyundai, “o IONIQ 9 incorpora o compromisso inabalável e a confiança da Hyundai na eletrificação”, lembrando tratar-se de um automóvel “baseado na aclamada  Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) do Hyundai Motor Group que oferece um espaço interior excecional”. 

Hyundai IONIQ 9: três filas e muito espaço

O IONIQ 9 oferece uma atmosfera tipo “lounge”, com destaque para o piso plano que proporciona um generoso espaço na segunda e terceira filas, permitindo, em opção, acomodar seis  ou sete ocupantes e bancos de relaxamento, conferindo assim uma experiência excecional aos  ocupantes que podem contar com até 1.323 litros de bagagem. 

O elegante exterior “Aerosthetic” reflete o compromisso da Hyundai em  combinar a inovação aerodinâmica com um estilo sofisticado e futurista, sendo possível optar por  jantes entre as 19 e 21 polegadas. O design frontal apresenta Pixéis Paramétricos integrados na dianteira e nos faróis LED, criando uma imagem única e sofisticada. A traseira apresenta uma iluminação full LED. 

Este automóvel é sustentado pela inovadora arquitetura E-GMP da Hyundai Motor e conta com uma bateria de iões de lítio NCM com 110,3 kWh de capacidade que poderá  proporcionar uma autonomia de até 620 km (WLTP) e carregamento de 10% a 80% em apenas 24  minutos, utilizando um carregador de 350 kW. 

Interior do IONIQ 9

Três níveis de potência

Com três níveis de potência, 160 kW (Long-Range, tração traseira), 230 kW (Long-Range, tração integral, dois motores) e 320 kW (versão Performance, tração integral com dois motores) o  IONIQ 9 promete uma aceleração dos 0 aos 100 km/h a partir de 4,9 segundos (versão Performance) e velocidade máxima de 200 km/h (limitada). 

O IONIQ 9 terá capacidade de atualização de software Over-the-Air (OTA) e irá contar com várias “Features on Demand”, que permitirão um grande conjunto de personalizações e configurações a bordo, bem como significativos avanços em sistemas que visam melhorar a experiência do utilizador, tais como assistente virtual com IA.

O sistema de infoentretenimento conta com um painel de instrumentos de 12” e um monitor integrado de 12”, como parte do ecrã  panorâmico curvo e sistema de som premium BOSE com 14 altifalantes. Inclui aida os mais recentes Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS)  da marca, destinados a melhorar a segurança, prevenindo acidentes e facilitando as tarefas de  condução. 

O IONIQ 9 estará à venda na Coreia do Sul e nos EUA na primeira metade de 2025, estando planeado o seu lançamento posterior na Europa e noutros mercados.

Veja também