Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Maria Oliveira
Maria Oliveira
28 Jul, 2016 - 14:38

Ideias para organizar a casa para o regresso às aulas

Maria Oliveira

O regresso às aulas implica uma alteração da rotina familiar. Diminua possíveis atritos e dificuldades pondo em prática as nossas dicas para organizar a casa.

Ideias para organizar a casa para o regresso às aulas
A chegada de um novo ano escolar traz rebuliço e muitas coisas novas que precisam de espaço. É a altura perfeita para limpar e organizar a casa. Destralhar é a palavra de ordem! Está pronto? Vamos começar pela cozinha.

Cozinha

placeholder-1x1
Organizar a casa é organizar a cozinha, a divisão onde a família passa mais tempo. Comece por tirar tudo dos armários, limpe, confirme prazos de validade e volte a colocar no lugar apenas o que é essencial. Usar caixas para agrupar alguns utensílios ou alimentos pode ser uma boa ideia. Por exemplo, coloque numa caixa os ingredientes do pequeno-almoço (cereais, compotas, café, chocolate, chás, etc.) e noutra os dos lanches para levar para a escola (bolachas, pão de forma, iogurtes, etc.). Na hora de preparar e arrumar será mais simples e rápido. 
Decerto já chegou a casa e deu conta que se esqueceu de descongelar o jantar, que lhe faltam ingredientes ou, simplesmente, está sem vontade de cozinhar. Acontece a todos. Fazer uma ementa semanal pode ser a solução. Poupa tempo e preocupações, simplifica na hora de cozinhar, permite variar as refeições, evita compras por impulso e, assim, poupa no supermercado e tem mais tempo para os seus.
A cozinha reúne toda a família, logo, é o local ideal para afixar um calendário mensal, com grandes quadrados para cada dia, onde pode anotar todos os vossos compromissos. Use uma cor diferente para cada um! 

Quarto

placeholder-1x1
Se ainda não o fez, é tempo de experimentar o que tem no roupeiro e despachar o que já não serve. Isto vale para tudo o que tem dentro dos armários e gavetas como roupa e calçado, lençóis, acessórios, canetas ou blocos, fotografias perdidas, cabos de vários dispositivos fora de ordem e o que mais tiver. 
Invista em organizadores como caixas, com e sem divisórias, ou cabides verticais multiusos que facilitam na hora de escolher e arrumar. Lembre a velha máxima da organização: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.
Alguns organizadores profissionais recomendam, inclusive, que organize os roupeiros por cor e tipo de roupa, calçado ou acessórios, facilitando para combinar as peças entre si.

Escritório/Quarto de estudo

placeholder-1x1
Depois de definir a divisão (ou cantinho!) de estudo prepare-o com rigor para o ano que se aproxima. A cadeira é confortável ou precisa de ser substituída? Tem todo o material necessário? Cada objeto tem o seu lugar? A luz é suficiente? 
É tudo melhor num espaço bonito e organizado. Procure inspiração no Pinterest e capriche na organização/decoração da secretária. As crianças não vão querer sair de lá!

Quarto de banho

placeholder-1x1
Uma última dica: coloque um bloco de post-its no espelho do quarto de banho e use-o para anotar o que não pode esquecer na manhã seguinte. Por exemplo, a guitarra para a aula de música, o saco de educação física ou o livro que lhe emprestaram e tem mesmo que devolver. Não falha! 
Falamos apenas de quatro divisões mas aproveite o início do novo ano, a mudança de estação e de rotinas para fazer uma limpeza geral, organizar a casa e adotar novos métodos que simplifiquem o seu dia a dia. Por exemplo, faça uma ronda pela casa e livre-se, de vez, daqueles objetos que já não usa há mais de um ano. Se não precisou durante doze meses, não vai precisar mais. E: se não conseguir organizar a casa à primeira, não desespere e comece por uma gaveta de cada vez.
  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.
Prepare o seu futuro, faça aquela formação profissional que tanto queria ou até uma licenciatura, um mestrado, e porque não um MBA? Saiba como aqui.
Veja também: